28 de mar de 2015

Aprenda a melhor forma de distribuir vídeos e fotos dentro de casa.

Já são muitas as soluções e opções para você distribuir mídia dentro da sua casa; é possível assistir o conteúdo do smartphone direto na TV, acessar conteúdo online sob demanda na TV conectada, extrair tudo o que há de melhor nos set-up boxes mais modernos e assim aproveitar tudo o que o mundo online oferece na comodidade da sua telona – seja no centro da sala ou no seu home theater particular.
O cabo HDMI ainda resiste como uma das formas de conectar um computador à televisão. É bastante simples – normalmente apenas um cabo é suficiente; no máximo, em alguns casos, é preciso também uma conexão exclusiva para o áudio. Ainda que seja uma opção barata, não é muito cômoda; afinal, você fica limitado aos velhos fios…
A maioria dos aparelhos das principais marcas hoje já são Smart TVs; ou seja, se conectam sozinhos à internet e oferecem uma gama de aplicativos. Desde joguinhos, aplicativos de chamada por video e, principalmente, serviços de streaming, como YouTube e Netflix. Nós, do Olhar Digital, é claro, também estamos aqui, com nosso aplicativo de vídeos para algumas das principais marcas do mercado. Alguns modelos também permitem espelhar a tela do seu smartphone – se ele for da mesma marca – na tela da TV.

Mas o que chama mesmo atenção neste mundo de distribuição de mídia dentro de casa são os dispositivos que fazem o meio de campo entre a internet e sua TV. Eles são geralmente mais atraentes do que as Smart TVs e oferecem mais aplicativos. Os principais serviços de streaming (alguns ainda nem disponíveis no Brasil) estão todos lá. A Apple TV e o Chromecast, do Google, são exemplos de formas bem interessantes e fáceis de obter acesso ao mundo virtual pela tela da TV. Mais do que isso, esses aparelhos permitem que você transmita e mostre praticamente qualquer conteúdo do seu smartphone – como fotos, vídeos e até sites – direto na televisão. Para quem gosta de experimentar, existe uma variedade grande de set-up boxes – que é o nome genérico desse tipo de aparelho – que oferecem diferentes aplicativos e funcionalidades.

Outro jeito de levar o conteúdo que está no mundo online para a sua TV são os consoles de videogame. Eles também já trazem boa parte das funções dessas caixinhas: acessam a web e trazem inclusive a opção de baixar aplicativos para assistir a filmes ou a conteúdos específicos.

Mas, talvez, o que exista de mais interessante no sentido de literalmente distribuir mídia é uma plataforma chamada XBMC. Já ouviu falar?
O sistema transforma seu computador em um verdadeiro centro de mídia; e melhor, bastante organizado. Ele pode ser usado em um PC simples e é totalmente gratuito. O XBMC também dá acesso aos principais serviços de streaming como Hulu, Netflix, Amazon Prime e inclusive canais que ofereçam conteúdo online como CBS, NBC e muitos outros.
Interessante é que os recursos de organização vão muito além dos filmes… você pode classificar também seus arquivos, fotos, documentos.
Se você ficou interessado, acesse olhardigital.com.br e confira o link direto para download do XBMC. Aproveite e depois conte pra gente, como você distribui mídia na sua casa? E, se tiver perdido, não deixe de conferir os dois primeiros capítulos desta série “Casa Conectada”; conheça os tipos de conexões e também como distribuir o sinal da internet pelo seu lar. Ah! E não se esqueça: você pode assistir ao Olhar Digital também pelas TVs conectadas ou pela Apple TV. No caso das TVs, basta fazer uma busca na sua loja de aplicativos. Estamos presentes na plataforma da LG, da Panasonic e da Toshiba. Em breve, chega o aplicativo para quem tem Samsung. Na Apple TV, acesse o aplicativo de Podcasts. Na busca, digite Olhar Digital e, pronto, está tudo lá à sua disposição. Aproveite!
Fonte: Olhar Digital.