2 de out de 2015

Especial: prepare o seu Mac para o novo OS X El Capitan

O mais novo OS X da Apple é chamado de El Capitan (oficialmente é a versão 10.11). O sistema refina alguns recursos do Mac, e também traz importantes updates para apps como Safari, Mail, Notes, Maps e Photos. O software tem lançamento agendado para essa quarta-feira, 30/9.
Antes de fazer o upgrade para o El Capitan, é interessante fazer algumas tarefas. Isso vai te ajudar a garantir que o update seja feito de forma suave. Após preparar seu Mac, você pode baixar o OS X assim que for liberado pela Apple, apesar de ser compreensível se quiser esperar pela primeira atualização do novo sistema caso esteja preocupado com bugs.
Veja abaixo como se preparar para o novo El Capitan.
Hardware compatível
Esses Macs são compatíveis com o novo El Capitan:
  • iMac (meio de 2007 ou mais recente)
  • MacBook (Modelo de alumínio do fim de 2008, ou versões lançadas a partir de 2009)
  • MacBook Pro (Lançados a partir de 2007)
  • MacBook Air (Lançados a partir do fim de 2008)
  • Mac mini (Lançados a partir de 2009)
  • Mac Pro (Lançados a partir de 2008)
Requerimentos
As exigências mínimas pedem por 2GB de memória, 8GB de armazenamento disponível, e conexão com a Internet para alguns recursos. Você pode usar um Mac com 2GB de memória, mas essa é uma boa oportunidade para fazer um upgrade para 4GB ou 8GB. Quanto ao espaço disponível, 8GB é o bastante para fazer a instalação, mas é sempre bom ter um pouco mais livre – por isso pode ser uma boa hora para fazer uma faxina (com o devido backup, caso seja necessário) na sua máquina para liberar mais espaço.
E tenha em mente que, quanto mais antigo seu Mac, maiores as chances de que alguns recursos não funcionem com ele. O Handoff e o Continuity, por exemplo, foram lançados com o OS X Yosemite e exigem hardware que suporte Bluetooth LE.
Versões do OS X que permitem upgrade
Segundo a Apple, essas versões mais antigas do OS X podem ser atualizadas para o El Capitan – além do atual Yosemite, obviamente.
  • OS X Snow Leopard (versão 10.6.8)
  • OS X Lion (versão 10.7)
  • OS X Mountain Lion (versão 10.8)
  • OS X Mavericks (versão 10.9)
Se estiver rodando uma versão do Snow Leopard anterior a 106..8, precisa fazer o upgrade para ela. É possível fazer isso ao clicar no ícone da Apple no canto superior esquerdo da barra de menu e selecionar Software Update (seu Mac precisará estar conectado com a Internet).
A razão para isso é que a Apple distribui o OS X pela App Store. A App Store, por sua vez, exige o Snow Leopard 10.6.6, mas a Apple fez melhorias na versão 10.6.8 que são exigidas pela App Store.
Instale atualizações do OS e de aplicativos da Apple
É uma boa ideia atualizar o seu sistema atual pré-El Capitan para a sua versão mais recente antes de fazer o upgrade. É possível fazer isso pela App Store ou por meio do Software Update, no menu Apple.
Também é importantes verificar e realizar as atualizações dos seus aplicativos de terceiros mais importantes antes de migrar para o El Capitan. Isso porque os desenvolvedores muitas vezes liberam um update que torna seus apps compatíveis com uma nova versão do OS X.
Faça backup dos seus dados
Sempre que estiver prestes a fazer grandes mudanças no seu Mac, é preciso fazer backup dos seus dados. Para isso, você pode fazer o Time Machine um app de terceiros, ou até mesmo clonar seu aparelho de armazenamento usando um utilitário como SuperDuper ou Carbon Copy Cloner.
Um clone é o que parece mesmo, uma cópia exata do seu disco, para que você possa usá-lo como um boot drive caso a situação peça por isso. O Time Machine é interessante porque mantém várias versões dos seus documentos, mas demora mais para restaurar a partir de um backup com ele.
Criptografia: FileVault e outros apps
Desabilite qualquer tipo de software de criptografia total de terceiros que esteja usando. Se um problema ocorrer durante o upgrade para o El Capitan com o app de criptografia, você pode não conseguir acessar seus dados. Após o ugrade ser realizado com sucesso, verifique com o desenvolvedor do software sobre a compatibilidade com o El Capitan antes de reativar a criptografia.
Se você está fazendo o upgrade a partir do Snow Leopard e está usando o FileVault, deve desabilitar o app antes de continuar com o processo. Feita a atualização do sistema, você pode começar a usar o FileVault 2, que é uma melhoria em relação ao seu antecessor.
Próximo passo: instalar o El Capitan
Preparação é tudo, e essas dicas acima vão te ajudar a fazer uma transição mais suave para o novo sistema da Apple para seus computadores.