14 de fev de 2016

Bug no iOS é capaz de travar iPhone ou iPad permanentemente

Um novo bug capaz de transformar um iPhone ou um iPad em um peso morto foi descoberto. Basta configurar manualmente a data do dispositivo para 1º de janeiro de 1970, para deixá-lo permanentemente preso à tela de inicialização.
A falha de programação foi descoberta por um usuário, que publicou a demonstração no Youtube. Todos os aparelhos integrados com processadores de 64 bits rodando iOS 8 ou iOS 9 estão sujeitos à pane. São eles: iPhones 5S, 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus, iPad Air, iPad mini 2 e as suas versões mais recentes. 
Nem mesmo o modo de recuperação do iTunes é capaz de reparar o problema. A sua causa ainda não foi confirmada, mas acredita-se que a data seja configurada para um valor inferior a 0, fazendo com que todos os outros processos ligados à marcação de horário "entrem em conflito". 
Alguns usuários relataram pelas redes sociais, no entanto, que os aparelhos travaram por um curto período, mas que depois voltaram a funcionar. A solução, segundo os relatos, é trocar o chip do iPhone ou esperar a bateria descarregar. Mas, na dúvida, o melhor mesmo é não arriscar e não alterar a data.
Redefinir manualmente a data para 1º de janeiro de 1970 é algo que dificilmente aconteceria acidentalmente. Mas não se descarta a possibilidade de um invasor mal-intencionado recorra ao bug. A Apple informou que ele estava avaliando a falha.

'Erro 53'

Em dezembro de 2015, a Apple reconheceu a existência do chamado erro 53, que desabilita o aparelho e torna as informações internas inacessíveis. A mensagem aparece após a última atualização do sistema operacional da Apple, o iOS 9, em aparelhos iPhone 6 que passaram por algum reparo "não oficial" (fora dos centros de serviço autorizados). E faz com que o telefone deixe de funcionar.
Em informação publicada no site de suporte técnico da Apple, a empresa explica: "Quando o iOS encontra um módulo de Touch ID (o sistema de reconhecimento de impressões digitais do iPhone) não identificado ou inesperado, a verificação falha". E completa: "Por exemplo, uma mudança de tela não autorizada ou defeituosa pode causar um erro na verificação". Neste caso, segundo a empresa, deve-se contatar o suporte da Apple para "informações sobre preços para consertos fora da garantia".
Fonte: Uol.