13 de jun de 2016

Apple finalmente abre Siri para desenvolvedores de aplicativos

Em busca do tempo perdido com assistente, Apple anunciou API para permitir que apps "de fora" possam ser ativados via comandos de voz da plataforma.
A Apple resolveu se mexer para correr atrás dos rivais do Siri. Para isso, a empresa finalmente abriu a assistente pessoal para desenvolvedores de terceiros.

Para isso, a empresa de Cupertino liberará uma API para dar a aplicativos “de fora” a possibilidade de serem ativados por meio de comandos de voz recebidos via Siri.
O anúncio, feito durante a abertura de conferência de desenvolvedores WWDC 2016, chega após iniciativas parecidas de outras gigantes do mercado, incluindo Amazon, Facebook, Google e Microsoft.
Apresentado oficialmente por Steve Jobs há cerca de cinco anos, o Siri basicamente permaneceu parado no mesmo lugar, enquanto os concorrentes conseguiram avançar neste segmento - o Amazon Echo, por exemplo, se integra com mais de 1 mil serviços externos diferentes.
Vale notar que a Apple também anunciou a aguardada chegada do Siri aos Macs por meio do novo sistema macOS Sierra, que chega até o final deste ano.
Fonte: Macworld.