13 de jun de 2016

Siri chega aos Macs; agora você quase não precisa mais digitar

Confirmando boatos que já circulavam, a Apple mudou o nome de seu sistema operacional para PCs de OS X para macOS. Seguindo a tradição da empresa de dar nome a seus sistemas operacionais de computadores segundo locais da Califórnia, o primeiro macOS se chamará macOS Sierra. O foco do macOS Sierra é a integração dos MacBooks e iMacs com os iPhones e a Siri.
O macOS conseguirá se destravar usando métodos de autenticação do Apple Watch ou do iPhone. Em outras palavras, se ele detectar que o seu iPHone ou Apple Watch está próximo (e está destravado) ele também se destravará automaticamente.
Também será possível compartilhar a página inicial de um dos PCs com outros PCs por meio do iCloud Drive. Com o sistema de armazenamento na nuvem, a Apple permitirá que o usuário mantenha a mesma página inicial (ou área de trabalho) em todos os seus dispositivos, de maneira a tornar mais fácil mudar de um aparelho para outro.
O sistema também poderá comprimir arquivos menos usados e apagar automaticamente arquivos que o usuário não utiliza (como cache de navegador) para economizar espaço. Sem a intervenção do usuário, o sistema consegue economizar centenas de GBs em seus PCs, segundo a empresa.
O Apple Pay, método de pagamento da empresa, será dispobilizado na internet. Isso permitirá que usuários de navegadores de desktop finalizem suas compras clicando no botão “Apple Pay” e autenticando a compra por meio de seu iPhone ou Apple Watch.
Siri
Além disso, a assistente virtual da Apple, Siri, também ficará disponível nos computadores da empresa. Nos PCs, ela poderá pesquisar arquivos, utilizando múltiplos filtros, e interagir com o Centro de Notificações dos computadores. Ela também é capaz de realizar pesquisas na internet sem a necessidade de abrir um navegador.
A Siri também representará uma espécie de “área de transferência” universal entre os aparelhos da Apple. É possível, por exemplo, copiar uma imagem do iPad e colá-la em um aplicativo de computador com a ajuda da assistente. Ao acioná-la no macOS, ela também é capaz de enviar mensagens de texto por meio de aplicativos de iPhone.
A versão prévia da macOS Sierra está disponível a aprtir de hoje para desenvolvedores. Em julho, uma versão beta do novo sistema operacional será lançada, com o lançamento final chegando em algum momento do quarto trimestre do ano.
Fonte: Olhar Digital.