24 de mai de 2017

Apple e Nokia encerram disputa por patentes

Com isso, Nokia fornecerá infraestrutura de rede para Apple, enquanto que seus aparelhos de saúde desenvolvidos pela Withings serão vendidos pela Apple Store


A Apple e a Nokia anunciaram nesta terça-feira, 23/5, o fim da disputa por patentes que teve início no final do ano passado. Para isso, as gigantes fizeram um novo acordo de licenciamento pelo qual a Nokia fornecerá infraestrutura de redes para os serviços da Apple, enquanto que a companhia de Redmond vai voltar a vender os gadgets de saúde da empresa finlandesa, que comprou a Withings em abril do ano passado.

Os detalhes do novo acordo não foram revelados, mas a Nokia explicou que receberá um pagamento adiantado em dinheiro da Apple, além de rendimentos adicionais. As companhias afirmaram ainda que podem “exploram uma colaboração futura em iniciativas digitais de saúde”. 

Para quem não lembra, essa briga teve início em dezembro de 2016, quando a Nokia entrou na justiça acusando a Apple de violar 32 patentes. O processo fez com que a fabricante do iPhone retirasse os gadgets de saúde, que eram vendidos sob a marca Withings (foto acima), das suas lojas físicas e on-line.
Antes disso, Nokia e Apple tinham se processado em 2009, chegando a um acordo dois anos depois, em 2011.

Fonte: Macworld