12 de jun de 2017

App que monitora transporte público lança serviço de caronas no Brasil

O Moovit, aplicativo que monitora o transporte público em diversas cidades, ajudando o usuário a planejar sua viagem, lançou nesta segunda-feira, 12, uma novidade para os brasileiros. Trata-se do Moovit Carpool, um serviço de caronas remuneradas.
Basicamente, o sistema faz o mesmo que outros apps de carona pelo mundo. Ao utilizar o app, o motorista vai traçar uma rota de onde está até o seu destino. Com isso, outros usuários poderão ver onde o carro vai passar e solicitar uma carona. Tudo o que o carona precisa fazer é dividir o gasto com combustível, calculado pelo próprio Moovit.
Os desenvolvedores do app, porém, garantem que o objetivo não é concorrer com Uber, Cabify e outros aplicativos de transporte individual, mas apenas fornecer uma "ferramenta de economia compartilhada". Por isso, os motoristas serão limitados a fazer apenas duas viagens por dia, com até três passageiros por vez.
"Vale ressaltar que o valor que os condutores recebem por trajeto sempre é menor que o custo total da viagem, ou seja, não há lucro para o condutor e sim economia", disse a Moovit. A rota, aliás, deve ser pré-definida pelo motorista, como o caminho que ele pega todo dia para ir ao trabalho, por exemplo.
Assim, o Moovit só vai sugerir passageiros que estejam próximos ao caminho que o motorista já faz todos os dias, de ida e volta. Os motoristas e passageiros cadastrados deverão fornecer número de celular e a conta pessoal no Facebook, como maneira de preservar a segurança dos dois. Os condutores precisarão de um app dedicado a eles, mas os passageiros podem usar o aplicativo tradicional do Moovit para buscar caronas.
É possível ainda cadastrar um trajeto diário para que o aplicativo envie uma notificação todos os dias, no mesmo horário, sempre que houver carona disponível no seu trajeto. E, para impulsionar a novidade, as primeiras viagens feitas pelo Moovit Carpool serão gratuitas para os passageiros, enquanto os motoristas receberão o dinheiro total das corridas.
Curiosamente, o Google também tem uma plataforma de caronas remuneradas através do aplicativo Waze. A empresa prometeu trazer o serviço para o Brasil ainda neste ano, mas, até agora, nenhum sinal do Waze Carpool por aqui. A novidade do Moovit começa a ser testada nesta semana, por enquanto apenas na cidade de São Paulo. O Moovit funciona em mais de 130 cidades brasileiras e está disponível para Android e iOS.

Fonte: Olhar Digital.