6 de jun de 2017

Preview: novo alto-falante HomePod, da Apple, foi feito para a música

Novo dispositivo da Apple ainda está longe do lançamento, mas suas especificações são promissoras e seu design o diferencia

A Apple finalmente fincou sua bandeira no terreno dos assistentes digitais domésticos ao anunciar, nesta segunda-feira (05/06), o HomePod, um alto-falante inteligente controlado por meio da Siri. O dispositivo só estará disponível para compra em dezembro, com preço previsto de US$ 349, mas eu consegui dar uma boa espiada nele - sem poder colocar a mão, infelizmente -  logo que o keynote da Apple no WWDC se encerrou.
A primeira coisa que me impressionou ao ver o HomePod é o quanto ele lembra o Mac Pro. O Mac Pro é mais alto e mais esguio que o HomePod, mas de uma certa distância eu pensei que estava olhando para um Mac Pro revestido com uma rede de pesca. Mas é uma estética que certamente parece amigável para ter em casa.
O HomePod de fato não se parece com nenhum dos outros assistentes digitais domésticos do mercado e a ênfase da Apple em seu uso para música parece ter exercido bastante influência no seu design. Google Home e Amazon Echo se parecem mais com dispositivos de audição, enquanto que o HomePod lembra muito mais um alto-falante, o que pode ser muito mais atraente para os aficionados por áudio.
O assistente digital doméstico da Apple tem uma luz no topo que indica que ele está operacional. Imagino que a luz vai também indicar visualmente se a Siri está ouvindo ou respondendo a algum comando.
Como não foram feitas demonstrações, os HomePods no evento eram provavelmente unidades de demonstração que não estavam de fato funcionando. Mas eles estavam ligados, e deu para ver que o cabo de energia tem a mesma cor da unidade.
A Apple gastou a maior parte do tempo no palco durante a apresentação do HomePod louvando seus atributos como player de música, entre eles os sete tweeters, seus woofers de alto alcance, sua capacidade de "sentir" uma sala e ajustar o áudio de acordo com as dimensões e sua integração com a  Apple Music. Infelizmente não pudemos ouvir o HomePod em ação ainda.
Depois de falar sobre música, a Apple cobriu as habilidades do HomePod como um assistente digital. Seu conjunto de sei microfones está atento ao seu comando "Olá Siri" e esperando para atender seus pedidos. Mas esse era outro dos recursos que não pareciam operacionais - ainda - nas unidades demonstradas na WWDC, portanto vamos ter de esperar para ver como elas se comportam na vida real.
Fonte: Macworld.