29 de mar de 2018

Tim Cook diz que já passou da hora de regulamentar o Facebook

A imagem do Facebook, neste momento, está arranhada em níveis pouco vistos na história da empresa. Um dos sintomas desse desgaste causado pelo fiasco da Cambridge Analytica é que até grandes líderes do setor de tecnologia, como é o caso de Tim Cook, estão criticando abertamente a atuação da empresa de Zuckerberg.
Em entrevista concedida ao site Recode e à emissora americana MSNBC, o presidente da Apple não usou meias palavras, acreditando que já passou do ponto de haver uma regulamentação sobre o Facebook.
Cook, como boa parte dos grandes executivos da tecnologia, acredita que idealmente não deveria existir influência governamental sobre a atuação das empresas, mas neste caso, diante da falta de autocontrole do Facebook, não há outra solução. “Eu acho que a melhor regulamentação é a não-regulamentação, é a autorregulamentação. No entanto, acredito que já passamos deste ponto”, afirmou durante a entrevista.
Não chega a ser surpresa a posição da Apple em relação ao Facebook. A empresa sempre bateu publicamente na tecla de valorizar a privacidade de seus usuários, normalmente atacando o Google e o Android pelo modelo de negócios que envolve a coleta e comercialização de informações de seu público.
“A verdade é que nós poderíamos fazer uma tonelada de dinheiro se monetizássemos nosso cliente, se o cliente fosse o nosso produto. Nós decidimos não fazer isso”, afirmou Tim Cook quando perguntado, reafirmando a posição de faturar apenas com a venda de hardware e software.
Kara Swisher, jornalista do Recode, ainda perguntou o que Tim Cook faria se estivesse na posição de Mark Zuckerberg. A resposta foi bem sucinta: “Eu não estaria nesta situação”.
Fonte: Olhar Digital.