19 de jul de 2018

Dica: Como usar as Ações Rápidas do Finder no macOS Mojave

Com o macOS Mojave a Apple vai estrear muitas novidades interessantes e em muitas das principais áreas do sistema operativo. Como está já em testes públicos, esta nova versão pode ser avaliada e detalhadas as novidades.
Uma das que chegaram foram as novas Ações Rápidas que dão muitas possibilidades de gestão de ficheiros, de forma simples e acessível diretamente no Finder. Vamos conhecer as Ações Rápidas do Finder no macOS Mojave.

São muitas as novidades que a Apple via lançar em setembro quando o macOS Mojave for apresentado. Esta é uma versão que é bem mais do que a simples atualização para correção de melhorias e o que existe de novo será bastante útil.

Ações Rápidas para Imagens, Vídeo e Áudio

A Apple adicionou ao Finder novas Ações Rápidas, que são dedicadas na sua maioria às imagens, vídeos e áudio. Para lhe acederem devem ir a Visualização e escolher Mostrar pré-visualização. Se preferirem podem usar a sequência de teclas Shift-Command-P.
Ao escolherem uma imagem vão surgir três opções. A primeira permite Rodar para a esquerda, a segunda acede à Marcação e a terceira abre o acesso ao menu de ações adicionais.

A Marcação não é mais do que uma janela de pré-visualização, com alguns extras muito interessantes. A edição da imagem é de todas a mais importante e dá acesso às ferramentas que já nos habituámos a usar.
Caso escolham 2 ou mais imagens, a opção Marcação é removida e passa a ser mostrada a opção Criar PDF, que agrupa as imagens num único documento.

No caso das imagens e do áudio a opção é trocada por Encurtar, que abre uma janela de edição e que permite gerir a janela de tempo, removendo partes do ficheiro no início ou no final.

Adicionar novas Ações Rápidas no Finder do macOS Mojave

Para agilizar e personalizar as Ações Rápidas do Finder no macOS Mojave, a Apple permite que estas sejam adicionadas ou removidas a qualquer momento. Para isso só precisam de escolher a opção Mais… e Personalizar.
Aí dentro vão ter acesso a todas as ações que podem adicionar diretamente ao menu Mais… e que vão poder usar nos ficheiros que escolherem. Estas ações dependem das apps que tiverem instaladas e do que elas permitirem realizar.
Esta é apenas uma das muitas novidades que o macOS Mojave vai trazer e que vão permitir usar este sistema de forma mais rápida e eficiente, sempre com todas as ferramentas disponíveis a qualquer momento.
Fonte Pplware.