9 de ago de 2018

AirPods podem revolucionar o significado de deficiência auditiva

Os AirPods da Apple vieram trazer ao mercado uma visão diferente ao conceito tradicional de auscultadores. A Apple com a remoção do jack 3,5 mm abriu caminho a que os “fios fossem cortados” e imperasse a adoção de tecnologias modernas, onde os auscultadores wireless funcionem bem e sejam “inteligentes”.
O leque de possibilidades dos AirPods não se fica pelo entretenimento. Este produto têm um design inovador e traz tecnologia que, no seu ecossistema, tem o potencial para mudar a maneira como nos comunicamos. No curto prazo, poderão revolucionar a forma como as pessoas com deficiência auditiva interagem com o mundo.

Áudio em direto, conhece esta funcionalidade do iOS?

Há cerca de dois meses atrás, foi relatado que a Apple adicionaria o Áudio em direto aos AirPods até ao final deste ano. Este recurso permite que as pessoas ouçam conversas em ambientes ruidosos com muita qualidade. O recurso existe desde 2014, tira proveito do iPhone como microfone e liga-se a aparelhos auditivos certificados pela Apple para amplificar a audição.
Como temos vindo a referir, a Apple, no iOS 12, está a reforçar os serviços que são cada vez mais necessários e a nova versão trará, assim, aos utilizadores dos AirPods o acesso a este recurso, embora seja recomendado que aqueles que precisam de aparelhos auditivos ainda os usem e não dependam apenas de AirPods para clareza e amplificação.

AirPods no combate à deficiência auditiva

Nick Dawson – o fundador do Sibley Innovation Hub na Universidade Johns Hopkins – sabe desta função e tem acompanhado a evolução da mesma.
Para poder aferir da qualidade, o investigador está a documentar várias experiências usando os resultados obtidos com a sua mãe, esta utiliza já a versão beta do LiveListen com os seus AirPods. Podemos ver o testemunho no seu Twitter:
Os recursos de acessibilidade dos produtos da Apple não são apenas padrão, mas são reconhecidos como “pioneiros” pela comunidade de acessibilidade. Em maio do ano passado, a empresa lançou uma campanha para destacar a maneira como os seus recursos, como o VoiceOver, estavam a ser usados ​​de forma diferente e adaptada nos seus utilizadores.

Perda auditiva tira qualidade de vida

Estima-se que 15% da população adulta americana tenha perda auditiva e em Portugal há cerca de um milhão de pessoas com este probelma. Esta pode manifestar-ser em qualquer idade, com igual incidência em ambos os sexos. No entanto, a maior parte das pessoas vai, de facto, perdendo a audição de forma progressiva à medida que a idade vai avançando, o que explica a elevada ocorrência desta situação na população mais sénior.
Estima-se que apenas um terço destes usem dispositivos que ajudam a colmatar essa perda auditiva, e é o preço que explica essa falta de uma cobertura maior, já que os dispositivos são caros.
O futuro poderá ainda ser pior, isto porque o uso de smartphones, mais especificamente, o uso de auscultadores com áudio em níveis muito altos, atirem mais de mil milhões de jovens, ao redor do mundo, para cenários de perda auditiva, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
A Apple tem dedicado o seu foco na área da saúde e é provável que o Áudio em direto se torne numa solução mais acessível para um problema crescente. Esta tecnologia combina com a tecnologia empregue nos AirPods.
Reprodutor de vídeo

Como utilizar a função Áudio em direto no iOS 12

Com o Áudio em direto, o seu iPhone, iPad ou iPod touch tornam-se num microfone remoto que envia som para os AirPods. Claro que quem tiver aparelhos auditivos compatíveis com o iPhone, também poderá tirar partido, alias, é um recurso usado há alguns anos.
Com a inclusão dos AirPods é mais fácil, por exemplo, a alguém com dificuldades auditivas, ouvir televisão sem ter o som aos berros.
Além do som da TV, a opção Áudio em direto ajuda-o a ouvir uma conversa numa sala barulhenta ou a ouvir alguém que está longe de si. E funciona muito bem.

Emparelhe os AirPods ao seu iPhone ou iPad

Depois de os emparelhar, veja se estão com bateria, use os widgets no iOS e valide que estão ativos, clicando no canto superior esquerdo, por exemplo, no player de música que tem na sua Central de controlo.

Ative a função Audio em direto no Central de controlo

Vá agora a Definições > Central de controlo e a seguir clique em Personalizar controlos.
Provavelmente a opção que queremos, a Áudio em direto, não estará no grupo ativo de ícones que aparecem na Central de controlo, quando a invocamos deslizando o dedo no canto superior direito do ecrã.
Clique no sinal  para adicionar esta opção ao menu de cima. Tal como vê na imagem, depois irá aparecer a opção Audição no local certo onde a queremos.

Usar a opção Audição em direto

Agora invoque no ecrã do seu iPhone ou iPad a Central de controlo e clique no ícone. Depois verá a opção aparecer com a indicação que os AirPods estão prontos. Basta clicar em Ligar e passará a ouvir nos auscultadores da Apple o que o microfone do seu iPhone está a ouvir. Com o som poderá controlar a intensidade do som que lhe chega aos ouvidos.

Em resumo…

A Apple quer que os seus dispositivos, todos, tenham uma ligação forte ao segmento Acessibilidade e para isso dota os produtos com funcionalidades que extrapolam a sua serventia principal, vão mais além e trazem um conjunto de ferramentas que mudam a forma como utilizados esses mesmos produtos.
Fonte: Ppware.