6 de ago de 2018

Dica: Sabe usar assistência remota no seu macOS?

Lembra-se de quando lhe demos a conhecer as ferramentas de rede? E daquela ferramenta que lhe permite resolver problemas no BluetoothO macOS é um sistema operativo muito completo. Já o mostramos por diversas vezes. Contudo, muitos utilizadores desconhecem que podem usar imensas funcionalidades sem ter de instalar software de terceiros. 
Hoje vamos mostrar-lhe uma ferramenta de assistência remota que evita que o utilizador tenha de usar o Teamviewer, por exemplo, porque simplesmente é desnecessário.
Dica macOS partilhar ecrã

Partilhar, observar e controlar…

A primeira coisa a fazer é verificar se tem a app das mensagens configurada e se iniciou sessão com a sua conta iCloud. De seguida, após ter aberto a aplicação Mensagens no seu Mac, clique na caixa da pessoa com quem quer falar.
Depois, basta ir ao menu de topo, clicar em “Contactos” e selecionar a opção que diz “Pedir para partilhar o ecrã”, se quiser ver o ecrã da outra pessoa. Por outro lado, se quiser que a outra pessoa veja o seu ecrã carregue em “Convidar para partilhar o meu ecrã”.

Note que se a pessoa não possuir um computador Mac ou não tiver a aplicação Mensagens configurada, não será possível carregar nesta opção.
Quando carregar em “Pedir para partilhar o ecrã”, no computador da outra pessoa deverá aparecer um pop-up a pedir permissão. A partir daí terá que esperar por uma resposta: ou aceita ou recusa.
Dica macOS partilha ecrã

Se a pessoa aceitar partilhar o ecrã aparecerão estas opções: “Controlar o meu ecrã” e “Observar o meu ecrã”.
Controlar o ecrã, é exactamente aquilo que parece. Se a outra pessoa lhe der este tipo de permissão poderá mexer o rato tal como se estivesse com o computador à sua frente. Apesar de esta funcionalidade ser útil, tenha cuidado.


Por outro lado, pode apenas ser-lhe atribuída permissão para apenas observar o ecrã. De qualquer forma, depois de a pessoa do outro lado ter aceitado deverá ver o ecrã dela aparecer numa janela no seu Mac.

Existem ferramentas…

Agora, preste atenção às ferramentas que aparecem na janela enquanto está a observar o ecrã do outro Mac.
dica macOS partilha ecrã
Os primeiros dois botões permitem-lhe trocar entre observar e controlar o ecrã (se tentar alterar as permissões originais, o outro utilizador deverá primeiro dar autorização). Os outros dois botões à direita permitem alterar a forma como vê o ecrã da outra pessoa. Se vir que está todo esticado ou parece um pouco estranho, tente a outra opção.
O botão que se encontra mais à direita é o Clipboard. Este botão permite-lhe passar conteúdo entre os dois Macs.
Dica macOS partilha ecrã
Finalmente, quando quiser terminar a partilha, deverá ir a “Ligação” e de seguida clicar em “Fechar”. Do outro lado, se o seu amigo quiser terminar a partilha poderá fazê-lo utilizando o ícone na barra de menu. Basta carregar em “Fim da partilha de ecrã”.
Agora, só mesmo para terminar, uma pequena chamada de atenção. Enquanto faz partilha de ecrã pode (e deve) falar com a outra pessoa. Assim, como seria de esperar, pode desligar o microfone. Basta ir a “Ligação” e clicar em “Desativar microfone”.

Fonte: Pplware.