Um e-mail enviado pelo cofundador da Apple Steve Jobs em 2010, revelado pelo The Verge nesta quinta-feira (19), confirma que a empresa tinha planos de lançar um “iPhone nano”. O modelo, de dimensões reduzidas, teve a produção especulada em 2011, mas acabou nunca saindo do papel.
Na mensagem, incluída no processo judicial Apple x Epic Games, o então CEO da Maçã descreve estratégias da companhia para 2011, que seriam debatidas em reunião. Em um dos trechos, ele cita o “plano do iPhone nano”, seguido pelos submarcadores “meta de custo” e “apresentação de renderizações”, apontando para o chefe de design da empresa na época, Jony Ive.
Em uma parte anterior do e-mail, o falecido empresário indica a possibilidade de criação de um “modelo de iPhone de baixo custo baseado no iPod touch para substituir o 3GS”. Segundo a publicação, não está claro se o texto se refere à versão nano do celular ou a outro dispositivo.
O site lembra que o inventor já havia comentado sobre um misterioso aparelho “nano” alguns anos antes, como mostra um e-mail de 5 de agosto de 2007. Nessa mensagem, ele descreve um dispositivo “Super nano”, aparentemente se referindo à versão atualizada do iPod nano que seria lançada em setembro de 2008.
Nano x Mini
A nomenclatura mencionada por Jobs no e-mail não chegou a aparecer nos celulares da marca, mas era adotada no iPod. No entanto, o apelido foi abandonado pela big tech em 2017, quando anunciou o fim do iPod nano, player que estreou em 2005 e teve oito gerações lançadas.
Em substituição ao termo usado para designar dispositivos de tamanho reduzido, a Apple optou pela palavra “mini”. Ela aparece no iPhone 12 mini e também no HomePod mini, versão menor do alto-falante inteligente da Maçã, ambos apresentados em outubro do ano passado.
Fonte: Tecmundo.