30 de abr. de 2021

Apple vai diminuir a produção dos AirPods por falta de procura

 Os produtos da Apple são geralmente adotados pelo mercado, de forma massificada. Qualquer que seja a novidade, reúne incontáveis encomendas em “três tempos”; não fosse o seu estatuto e o seu carimbo de qualidade. No entanto, a Apple parece estar a ter azar com os AirPods.

Aparentemente, a Apple está a cortar na produção de AirPods devido ao aumento da concorrência.

Imagem dos AirPods da Apple

AirPods com menos encomendas do que o esperado

Os AirPods sofreram, ao longo tempo, uma positiva evolução que os tornou melhores a cada nova versão, além de lhes conferir o estatuto de sucesso que hoje detêm. No entanto, parece que as suas vendas não têm correspondido às expectativas.

Um novo relatório da Nikkei sugere que a Apple tem ainda muitos AirPods nos seus armazéns. Em resultado, o mesmo relatório refere que a empresa está até a planear reduzir a produção dos equipamentos de forma substancial, ainda este ano.

Conforme revela o relatório, elaborado a partir de várias fontes anónimas, a Apple estará a solicitar aos seus fornecedores que reduzam a produção em 25-30%.

A redução de encomendas mais significativa é para o segundo trimestre a caminho do início do terceiro trimestre. Os níveis de inventário e os stocks de AirPods nas lojas são atualmente elevados… e a procura não é tão forte como se esperava.

Explicou uma das fontes à Nikkei.

Inicialmente, esperava-se que a Apple produzisse mais de 100 milhões de de AirPods. Contudo, se o relatório fizer jus à verdade, a empresa produzirá cerca de 75 a 85 milhões de unidades, em 2021. Este número representa uma significativa queda em relação às expectativas iniciais.

Quota da Apple cai, mas continua na frente

Apesar dos números preocupantes, a Apple continua a ser marca dominante neste segmento dos auriculares sem fios, uma vez que a marca que se segue, a Xiaomi, detém menos de metade da quota de mercado da Apple. Ainda assim, a sua quota está em queda, sendo que, segundo um relatório da Counterpoint, divulgado em janeiro, o valor caiu dos 41% para os 29%, num espaço temporal de 9 meses.

A razão para estes resultados poderá residir no aumento da oferta concorrente. Afinal, há muitas marcas que produzem auriculares sem fios a um preço consideravelmente mais apetecível.

Embora o cunho Apple possa ser uma garantia para muitos consumidores, também há aqueles que valorizam o preço.

Fonte: Pplware.

Tim Cook: iPads e Macs podem não chegar para as encomendas

 A Apple efetivamente está muito forte e os resultados do primeiro trimestre mostram isso mesmo. Além dos lançamentos que tem colocado no mercado de produtos que são líder de segmento, a empresa lançou outros dispositivos que prevê terem uma procura tal, que podem mesmo faltar nas prateleiras. Assim, se pretende comprar um novo iPad, um MacBook Pro, ou talvez um dos próximo Macs com um chip M2 – como referem os rumores -, talvez tenha que esperar na fila.

Tim Cook, ao falar dos resultados, deixou algumas pistas do que poderão ser os próximos meses no que toca à disponibilidade dos novos produtos. Aliás, basta ver os AirTags que sofrem diariamente prolongamento da data de entrega.

Imagem Apple iPad Pro

Tim Cook avisa para dificuldades na oferta, mas não na procura

A Apple, tal como todas as empresas, sofre da incapacidade dos seus fornecedores conseguirem entregar produto e mão de obra com a mesma velocidade do consumo. Apesar da Apple ter um leque pequeno de produtos, nota-se um crescimento em vários segmentos e isso, aliado aos novos lançamentos, poderá atrasar a chega dos produtos a casa das pessoas.

Durante a explicação do CEO da Apple, após a apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2021, Tim Cook disse que Macs e iPads poderão faltar durante a segunda metade do ano.

A escassez afeta principalmente o ‌iPad‌ e o Mac. Esperamos ter restrição de oferta, e não de procura.

Explicou Tim Cook, à pergunta sobre a escassez de chips. O responsável da Apple não detalhou quais produtos, especificamente, serão afetados, mas diz que a Apple fará o possível para dar resposta aos clientes.

O CFO da Apple, Luca Maestri, também referiu que o problema se deve à escassez de semicondutores e de um “nível muito alto da procura” pelo iPad e Mac. De acordo com o relatório de lucros da Apple, a empresa teve vendas recordes nas categorias Mac e iPad no trimestre encerrado a 31 de março de 2021. A Apple apresentou um número de vendas da linha Mac de 9,1 mil milhões de dólares e na linha iPad de 7,8 mil milhões de dólares.

Segundo Mestri, a escassez provavelmente afetará a receita da Apple no terceiro trimestre de 2021.

 

Rumores trazem para o mercado os novos Macs com M2 e iPads com mini-LED

Os lançamentos oficiais da empresa este ano ainda foram tímidos, apesar de terem lançado os AirTags, os novos iMacs 24″ com processador M1 e o novo iPad Pro igualmente com M1, ainda não tocou noutras áreas onde se espera que apareça a evolução dos Apple Silicon. Também a tecnologia mini-LED poderá ainda chegar a vários segmentos este ano.

Assim, combinando o que foi anunciado oficialmente com os rumores, a empresa de Cupertino poderá não ter um ano fácil com a falta de chips a afetar fortemente o mercado. Há já atrasos que se sentem no dia a dia, e, conforme vimos, o novo iPad Pro assim como o novo iMac M1, apresentados há poucos dias, só estarão disponíveis na segunda quinzena de maio.

Fonte: Pplware.

iPhone 12 e Realidade Aumentada irão fazer parte das ferramentas nos aviões

 A Apple está a trabalhar com vários parceiros para disponibilizar nas suas atividades a Realidade Aumentada (RA) que tem sido foco da empresa de Cupertino. Segundo o que foi dado a saber pela companhia aérea Delta Airlines, o iPhone 12 e a RA irão ajudar a acelerar as refeições e a logística dentro dos aviões.

A Delta está já a equipar os seus assistentes de bordo com um iPhone 12 para estes tirarem proveito dos recursos 5G e RA.

iPhone 12 irá servir 5G e Realidade Aumentada nos aviões

A Delta Airlines está a equipar os seus assistentes de bordo com um iPhone 12 permitindo que o trabalho no avião seja realizado de forma mais expedita. Segundo a empresa, os recursos de realidade aumentada do dispositivo serão usados ​​para treino e localização de itens de alimentação armazenados nos aviões.

Conforme foi referido pela empresa em comunicado, esta é uma colaboração entre a companhia aérea, a Apple e a AT&T ao disponibilizar acesso ao 5G.

Este relacionamento é um passo em direção ao futuro de uma experiência a bordo mais conectada e humana.

Explicou Allison Ausband, vice-presidente de serviço de bordo da Delta.

Os dispositivos da Apple e as tecnologias que eles fornecem irão colocar à disposição dos assistentes de bordo vídeos de treino, fotos e RA em movimento. A empresa de aviação quer que, ao apontar para os sítios de armazenamento nos aviões, os assistentes saibam de imediato onde estão as coisas, por forma a ser mais rápido, organizado e com melhor gestão de recursos.

Os dispositivos fornecerão uma lista digital atualizada do que está disponível e onde está disponível.

Imagem da galley de um avião

 

Quais as vantagens da Realidade Aumentada neste tipo de serviço?

A realidade aumentada sobrepõe imagens geradas por computador no mundo real. Com os recursos dos dispositivos da Apple e o software apropriado, por vezes desenvolvido à medida, um assistente de bordo pode mover o iPhone pela cozinha do avião para ser mostrado no ecrã onde se encontram exatamente cada item.

Conforme a Apple já referiu por várias vezes, nas apresentações que tem feito à tecnologia, a RA tem mais potenciais utilizações e a sua utilidade vai muito além dos aviões, claro. Há um sem número de outras aplicações, como, por exemplo, ao nível dos jogos, entretenimento em geral, software de treino e educação, assim como na área industrial onde existem imensos possíveis cenários práticos.

Além disso, mesmo no nosso dia a dia, esta “realidade” que pode ser também integrada com outra, resultando numa realidade mista, pode ser interessante para compras virtuais, instruções de navegação e muitos outros cenários que o software e o hardware poderão proporcionar.

Portanto, a Apple quer vender essa ideia e tem feito um grande investimento nos seus equipamentos, principalmente no iPhone e iPad. Nos próximos anos iremos ver os dispositivos a serem usados em cenários do mais convencional ao mais especial.

Fonte: Pplware.