8 de jun. de 2021

Tem mil euros para gastar? Óculos Realidade Aumentada da Apple poderão aparecer em 2022

Sim, falar nos óculos de Realidade Aumentada (RA) da Apple ainda é futurologia, porque o tempo para a gigante de Cupertino é sempre relativo. Como tal, sem qualquer dado oficial, nem uma pista que seja, somente em jeito de rumor, eventualmente uns leaks vindos de pessoas ligadas ao processo, se poderá vislumbrar alguma ideia. Assim, o popular analista Ming-Chi Kuo, revelou que os óculos RA da Apple chegariam durante o segundo trimestre de 2022.

Não é novidade que a Apple anda a desenvolver a Realidade Aumentada adaptada aos seus produtos há já alguns anos. Uma vez mais vemos esse incremento, no iOS 15, como a adoção da RA nos Mapas. Mas há mais novidades.

Ilustração dos óculos de Realidade Aumentada da Apple

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Óculos da Apple de Realidade Aumentada que custarão 1000 euros

O popular analista revelou o que diz serem informações fidedignas de alguém no meio da cadeia de fornecedores. No caso será alguém próximo ao desenvolvimento das lentes do dispositivo. Aliás, segundo Kuo, estes dados dão conta não só das lentes deste futuro gadget, como do próximo iPhone, o iPhone 13 que será lançado no outono deste ano.

Prevemos que a Apple lançará um dispositivo AR HMD (Head-Mounted Display) durante o segundo trimestre de 2022. O dispositivo fornecerá uma experiência de RA com visão de vídeo, portanto, uma lente também será necessária, e a Genius também é um fornecedor importante.

Disse Ming-Chi Kuo.

Portanto, estas informações terão partido da Genius Electronic Optical (GSEO) de Taiwan, um dos principais fornecedores de lentes para o iPhone.

Espera-se que os óculos de RA da Apple usem painéis microLED da Sony com um modo transparente para conteúdo Realidade Aumentada e um modo opaco para conteúdo Realidade Virtual. Um total de 15 câmaras serão ativadas, proporcionando uma experiência verdadeiramente envolvente para os utilizadores.

Ilustração dos óculos de Realidade Aumentada da Apple

Como não poderá deixar de ser, o design será leve, estima-se que pesarão entre 200 e 300 gramas, graças ao exterior em tecido que “lembra uma pena”. Para ligar o gadget de realidade aumentada, ele terá que estar ligado a um computador, enquanto uma versão mais portátil chegará em 2025.

 

RA: Primeiro estranha-se e depois entranha-se?

O preço poderá ser até interessante se o que os óculos oferecem for de facto inovador e que provoque um desejo como o Apple Watch, por exemplo. Isto porque o preço dos “óculos” que proporcionarão uma experiência de realidade aumentada rondará os mil euros.

Conforme referimos, tudo depende de como a Apple “venda” a ideia e a experiência de utilização desta realidade mista. Insistimos que com os AirTags, a empresa criou o foco anos antes do lançamento, e hoje aquele pequeno pedaço de tecnologia é um verdadeiro sucesso. Quem diria?

Em nota de rodapé, fica a memória que a Apple em 2018 adquiriu uma empresa especializada em lentes para Realidade Aumentada, a Akonia Holographics. Posteriormente, a empresa de Cupertino registou algumas patentes relacionadas com esta tecnologia.

Fonte: Pplware. 

Apple Music já implementou suporte para áudio espacial e áudio sem perdas

 No mês passado, a Apple confirmou que o Apple Music iria passar a oferecer áudio sem perdas (Lossless) e Áudio Espacial (Spatial Audio). Com o WWC21 à vista, tudo ficou guardado para que este evento desse a conhecer e libertasse as novidades. Assim, após o anúncio durante o evento de ontem, a Apple lançou ao mundo estes novos recursos já para todos, quer os que têm o iOS 14, quer os que já têm a beta do iOS 15.

Para começar já a beneficiar destas novidades, vamos mostrar onde se ativam no iOS. Se não os encontrar, reinicie o iPhone.

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Se tem o prazer de utilizar estas tecnologias combinadas, isto é, Apple Music com álbuns que suportem Lossless e Spatial Audio e os AirPods Pro ou AirPods Max, então vai gostar da experiência audiófila. Assim, antes de mais, vamos ativar as funcionalidades no nosso iOS.

 

Como gerir as funcionalidades Lossless e Spatial Audio

Assim que estiver disponível, o utilizador verá uma nova opção no menu Música nas Definições. Aí poderá escolher se o Áudio Espacial com Dolby Atmos está Desativado, Sempre ativo ou Automático.

Com a opção Automático a usar conteúdo Dolby Atmos, sempre que o seu dispositivo se ligue a acessórios compatíveis, como os AirPods e os Beats, o seu dispositivo reconhece como suporte para o recurso. Para outros tipos de auscultadores, pode ser necessário selecionar manualmente a opção Sempre ligado.

Uma secção separada oferece opções para a Qualidade do áudio. Aqui o utilizador pode ativar o Áudio sem perdas, e pode gerir os ficheiros de áudio de alta qualidade. Além disso, pode ativar Alta qualidade sempre que usar Streaming com dados, Streaming com WiFi ou quando estiver a usar ficheiros de música descarregados.

 

Apple Music já mostra a informação nalguns álbuns

Apesar de ainda não existirem, à data de hoje, muitos álbuns com estas novas funcionalidades de áudio, já se encontram alguns que permitem ter uma ideia do que acrescentam à experiência de utilização.

Conforme mostram as imagens, os temas que estão disponíveis com Spatial Audio e Lossless Audio, estão identificados e permitem mesmo ao utilizador receber mais detalhes, ao clicar em cima destas tecnologias.


Fonte: Pplware.

Apple lucra 900 mil dólares por dia com o jogo Roblox

 O segmento dos jogos eletrónicos está em constante evolução através de novos lançamentos e novas aventuras. Atualmente, entre os títulos mais populares encontra-se o Roblox, uma plataforma onde os utilizadores podem criar jogos e jogar online.

E para destacar ainda mais o seu sucesso, alguns dados recentes que indicam que a Apple lucra cerca de 900 mil dólares por dia com o Roblox.

Roblox

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Roblox foi lançado em setembro de 2006 e é cada vez mais popular, sobretudo entre a população mais jovem. O serviço tem tido cada vez mais adesão por parte dos gamers e a tendência parece que é para manter o crescimento.

A plataforma está disponível para diversos sistemas, como Windows, Xbox One, Android, iOS e Mac. E há agora dados interessantes sobre o poder deste jogo no sistema operativo da Apple.

Roblox: app para iOS dá 900 mil dólares de lucro por dia à Apple

Segundo dados recentes revelados pelo site Finbold, o jogo Roblox foi um dos principais angariadores de receita na loja de aplicações da maçã. O relatório da empresa indica que a plataforma gera um surpreendente lucro diário de 900 mil dólares à Apple, cerca de 740 mil euros.

O Roblox consegue uma receita líquida de cerca de 3 milhões de dólares por dia (~2,50 milhões de euros). Assim, e como a empresa de Cupertino arrecada 30% desse valor, então na Apple somam por dia 900 mil dólares graças ao jogo.

No entanto, a app também se destaca na loja de apps da Google. E como podemos ver pelo gráfico acima, o jogo superou outros títulos populares, como o Clash of Clans e o Candy Crush Saga que ocupam, respetivamente o segundo e terceiro lugar.

Dentro do jogo, os jogadores podem ainda adquirir as “Roblux”, umas moedas virtuais que permitem comprar alguns itens do jogo. O Roblox acabou por substituir, mesmo que de outra forma, o Fortnite, banido da App Store.

Joga Roblox?


Fonte: Pplware.

iOS 15: App Encontrar permite que o utilizador descubra dispositivos desligados ou apagados

 A Apple ontem apresentou um iOS 15 com uma mão-cheia de excelentes novidades. Antes de mais, vai ser o sistema operativo móvel com maior suporte até hoje lançado no mundo dos smartphones. Além disso, as novidades lançadas, colocam na mão do utilizador um controlo sobre os seus dispositivos como nunca o havia feito. Vamos destacar algumas novidades individualmente, começando com a App Encontrar.

Depois de instalarmos todos os sistemas e fazendo uma primeira ronda pelo que foi apresentado, percebemos que agora a app Encontrar permite que o utilizador descubra dispositivos que estão desligados ou apagados.

Ilustração de novidades na Rede Encontrar no iOS 15

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iOS 15: Rede Encontrar irá localizar dispositivos desligados

Este sempre foi um sistema pioneiro no que toca a descobrir os dispositivos e a Apple acrescentou-lhe uma carga de importância acrescida com o lançamento dos AirTags. Aliás, veja aqui a nossa análise onde esclarecemos e explicamos tudo sobre esta rede fantástica Encontrar (Find My).

Agora, com a apresentação e lançamento da versão beta do iOS 15, na enorme rede Encontrar, a Apple diz que o utilizador pode localizar dispositivos mesmo depois de desligados, um recurso útil se um dispositivo for perdido, roubado e posteriormente desativado, ou mesmo se um dispositivo perdido estiver com a bateria fraca.

Como é normal, a Apple ainda não abriu o leque totalmente das muitas novidades que este sistema tratará. Portanto, ainda não está claro como irá funcionar o recurso. No entanto, possivelmente irá dar informação ao utilizador onde foi a última vez detetado. Eventualmente até poderá usar o mesmo sistema de sinalização via rede Encontrar.

 

Apple abre rede Encontrar a mais dispositivos

A empresa vai mais longe, pois também afirma que a rede ‌Encontrar (Find My‌) emparelhada com o Bloqueio de Ativação pode localizar um dispositivo perdido mesmo depois de apagado, de modo que os ladrões não poderão limpar o seu dispositivo para desativar a localização.

Assim, para garantir que ninguém seja induzido a comprar um dispositivo roubado que ainda está bloqueado com o seu ID Apple, aquele ecrã inicial Olá mostrará claramente que o seu dispositivo está bloqueado, localizável e ainda pertence a outra pessoa.

Imagem AirPods Pro e AirPods Max compatíveis com a rede Encontrar (Find My) da Apple

Por fim, conforme foi mostrado na keynote, a rede Encontrar irá disparar alertas de separação que notificam um utilizador se este deixar um AirTag, dispositivo Apple, ou acessório da rede Encontrar (Find My network) num local desconhecido.

A cereja em cima do bolo vem com o suporte agora aos AirPods Pro e AirPods Max. No novo sistema operativo irá aparecer um novo widget Encontrar que oferece uma visão geral diretamente a partir do ecrã inicial.

Fonte: Pplware.