24 de mar. de 2025

iPhone 17 Pro: tudo o que se sabe sobre o próximo smartphone Pro da Apple

 O iPhone 17 Pro está previsto para ser lançado em setembro, mas, antes do evento oficial, já surgiram vários rumores e informações sobre a nova gama de iPhones da Apple. Portanto, deixamos tudo o que se sabe até agora sobre o próximo smartphone Pro da empresa.

Especificações do iPhone 17 Pro

No que toca a especificações, não surgiram muitas fugas de informação. Com o aumento do tamanho dos ecrãs no iPhone 16 Pro e Pro Max, espera-se que o iPhone 17 Pro mantenha os painéis de 6,3 e 6,9 polegadas.

O dispositivo será alimentado pelo novo processador A19 Pro, produzido com a tecnologia de 3 nm da TSMC (N3P).

Outro avanço esperado é a introdução de um sistema de refrigeração por câmara de vapor, que deverá melhorar a dissipação do calor e estabilizar o desempenho do processador.

No que toca à fotografia, a grande novidade será a câmara frontal, que será atualizada para 24 MP em toda a gama do iPhone 17. Além disso, os modelos Pro deverão contar com uma câmara telefoto de 48 MP, oferecendo um zoom ótico de 5x, o que quadruplicaria a resolução em relação à geração anterior.

Especula-se que o iPhone 17 Pro será mais espesso para acomodar uma bateria maior e melhorar a autonomia. Contudo, apesar de um possível aumento na velocidade de carregamento, este ainda deverá permanecer relativamente lento: 35W.

Design e construção

A maior alteração estética no iPhone 17 Pro estará na configuração da câmara traseira. Rumores indicam que a Apple irá ocupar toda a parte superior traseira do dispositivo para alojar o módulo fotográfico. Embora toda esta secção esteja elevada, as câmaras manter-se-ão no lado esquerdo.

Esta alteração de design irá abranger todos os modelos da gama, exceto o iPhone 17 base. Até mesmo o iPhone 17 Air deverá adotar uma "camera bar". A zona superior, que aloja as câmaras, será feita de vidro, tornando-a potencialmente mais frágil.

Conectividade do iPhone 17 Pro

O iPhone 17 Pro continuará a usar modems 5G da Qualcomm, apesar de a Apple ter desenvolvido o seu próprio modem, o C1, que estreou no iPhone 16e. No entanto, esta nova tecnologia será reservada para o iPhone 17 Air, deixando os restantes modelos a depender da Qualcomm.

No campo da conectividade, são esperadas melhorias como suporte para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3: o padrão atual da indústria.

Bateria e carregamento do iPhone 17 Pro

A Apple deverá aumentar significativamente a capacidade da bateria nos modelos Pro, o que justifica o aumento da espessura dos dispositivos. Ainda não há dados concretos sobre a capacidade exata, mas espera-se um salto considerável.

Além disso, fala-se de um aumento na potência de carregamento para 35W, ligeiramente superior aos 30W do iPhone 16 Pro. A Apple também estará a testar carregamento reversível sem fios a 7,5W, uma melhoria em relação ao limite atual de 4,5W.

Big change: as câmaras

As duas grandes melhorias na câmara do iPhone 17 Pro são a introdução do sensor telefoto de 48 MP e a câmara frontal de 24 MP. O sensor telefoto será particularmente relevante, pois, ao quadruplicar a resolução do zoom ótico 5x, deverá proporcionar imagens mais nítidas e detalhadas.

Atualmente, a lente 5x do iPhone 16 Pro Max é considerada mediana, pelo que esta melhoria poderá fazer diferença.

Outro rumor indica que o iPhone 17 Pro poderá incluir uma abertura ajustável, o que permitirá aos utilizadores controlar a quantidade de luz que entra na lente. Caso se confirme, é provável que esta funcionalidade surja primeiro no iPhone 17 Pro Max antes de chegar ao modelo Pro mais pequeno.

Preço e data de lançamento

No caso do iPhone 17 Pro Max, o preço deverá continuar nos 1199 dólares, refletindo a tendência da Apple de manter consistência nos valores de cada geração.

A empresa costuma anunciar os novos iPhones em setembro. É provável que o iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max estejam disponíveis já nesse mês, enquanto o iPhone 17 Air poderá chegar um pouco mais tarde, possivelmente em outubro.

Fonte: Pplware.

Apple estará a preparar o Apple Watch com câmara

 Não são apenas os AirPods que vão ter câmaras – a Apple pretende adicioná-las também às futuras versões do Apple Watch, segundo Mark Gurman da Bloomberg. No entanto, não será para chamadas de vídeo via FaceTime.

Ilustração Apple Watch com câmara.

Para que serve uma câmara num relógio?

A câmara do Apple Watch será utilizada para analisar o ambiente em redor do utilizador e recorrer à inteligência artificial para fornecer informações relevantes.

A Apple basear-se-á essencialmente na inteligência visual já disponível nos iPhone 16 e que chegará aos iPhone 15 Pro com o iOS 18.4.

Atualmente, a Apple planeia integrar a câmara tanto no seu smartwatch padrão como no modelo Ultra. No modelo padrão, a câmara estará embutida diretamente no ecrã.

No Apple Watch Ultra, ficará na lateral do relógio, próximo do botão Digital Crown.

Porque esta diferença?

A explicação prende-se com o facto de o modelo Ultra ser ligeiramente mais encorpado, permitindo diferentes opções de posicionamento.

Isto significa que um utilizador do smartwatch Apple, o modelo Ultra poderá facilmente apontar o pulso para um objeto e obter informações através da IA. Já o utilizador de um Apple Watch padrão teria de virar o pulso para usar a funcionalidade.

Ainda será necessário esperar para ver estes Apple Watch com câmaras. De acordo com as informações, não estarão prontos antes de 2027, no mínimo – o mesmo período previsto para o lançamento dos AirPods com câmaras.

Fonte: Pplware.