A Apple sempre foi uma empresa atenta e empenhada na Acessibilidade. Desde sempre a filosofia da marca foi trazer a todos as opções disponíveis nos dispositivos e plataformas. Como tal, não fugindo à regra, para marcar o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade a gigante de Cupertino deu a conhecer várias novidades que vai trazer nos seus sistemas operativos dedicados à Acessibilidade.
Para marcar o Dia Mundial de Sensibilização para a Acessibilidade, a Apple anunciou uma longa lista de funcionalidades de acessibilidade que chegarão aos seus produtos no final deste ano.
Apple volta a apostar na Acessibilidade nos seus dispositivos
Num comunicado de imprensa da Apple apresentou de forma resumida as funcionalidades que chegam ao iPhone, iPad, Mac, e Apple Watch.
Usando avanços através de hardware, software e aprendizagem automática, as pessoas cegas ou com visão reduzida podem usar o seu iPhone e iPad para navegar os últimos metros até ao seu destino com Detetor de Porta; os utilizadores com deficiências físicas e motoras, que podem confiar em tecnologia de apoio como Controlo por voz e Controlo de manípulos, podem controlar totalmente o Apple Watch a partir do seu iPhone com o Apple Watch Projeção; e a comunidade de Surdos e dificuldades auditivas podem seguir Legendas em tempo real no iPhone, iPad, e Mac.
A Apple está também a expandir o suporte para o seu leitor de ecrã líder na indústria VoiceOver com mais de 20 novos idiomas e locais. Estas características estarão disponíveis ainda este ano com atualizações de software através das plataformas Apple.
A Deteção de Portas fará parte da aplicação da Lupa no final deste ano. Esta funcionalidade ajuda os utilizadores cegos e de baixa visão a encontrar e a navegar pelas portas quando chegam a algum lugar.
A funcionalidade irá calcular a distância até à porta usando o LiDAR, descrever os atributos da porta, como esta se abre (empurrando ou usando uma maçaneta da porta) e ler sinais e símbolos junto às portas.
Mais funcionalidades no Apple Watch
O Apple Watch também acrescentará várias características de acessibilidade física e motora. O Apple Watch Mirroring (Projeção do Apple Watch), construído em parte sobre AirPlay, permitirá aos utilizadores com deficiências físicas e motoras controlar os seus relógios a partir de um iPhone utilizando o Controlo por Voz, Controlo por Interrupção, comandos de voz, ações sonoras, localização da cabeça, e os interruptores Made for iPhone.
O relógio Apple também acrescentará um novo gesto de duplo aperto para controlo de funcionalidades como atender e terminar chamadas telefónicas ou tirar fotografias.
A Apple também deu a conhecer vagamente várias outras características de acessibilidade que se avizinham nos seus produtos, incluindo:
- Buddy Controller, a capacidade de alguém usar um segundo controlador de jogo para ajudar a jogar um jogo, como se os dois controladores fossem um;
- Siri Pause Time, que permitirá aos utilizadores personalizar o período que a Siri espera antes de responder a um utilizador;
- Modo de Ortografia de Controlo por Voz, para ditar palavras letra a letra;
- Reconhecimento sonoro personalizável dos sons do seu ambiente;
- Novos temas e ajuste de texto na aplicação Livros para uma experiência de leitura mais acessível.
Já vimos a Apple anunciar funcionalidades de acessibilidade em futuras versões dos seus sistemas operativos, mas o anúncio feito agora é único dado o número de funcionalidades reveladas.
Sem dúvida que será fantástico levar aos utilizadores com necessidades especiais novas formas de usar os dispositivos Apple para não sentirem dificuldades nas mais diversas tarefas quotidianas.
Fonte: Pplware.