2 de dez. de 2021

Apple escapa de processo contra monopólio na App Store


 A Apple obteve uma importante vitória na justiça dos Estados Unidos na terça-feira (30), ao escapar de um processo no qual era acusada de monopolizar a distribuição de aplicativos no iOS. De acordo com o juiz do caso, a rejeição à ação se deve à falta de argumentos convincentes de quem questionava a dona do iPhone.

Conduzida pelos desenvolvedores do app Coronavirus Reporter, não aprovado pela companhia, a ação pedia à justiça um mandado de segurança para impedir que a gigante de Cupertino rejeite determinados apps na loja oficial do iOS. Eles também queriam o fim da cobrança da taxa anual da App Store, atualmente em US$ 99.

Porém, o juiz distrital dos EUA, Edward Chen, negou o pedido de liminar, alegando que os autores não conseguiram identificar sobre qual mercado a Apple estaria exercendo monopólio. No processo, os desenvolvedores citaram vários mercados, como os de celulares, de apps institucionais e de distribuição de apps para smartphones, entre outros.

Segundo Chen, tais definições de mercados não estavam claras e por isso a ação não foi aprovada. Ele também argumentou que os reclamantes deixaram de apresentar evidências de como as classificações da App Store teriam suprimido certos aplicativos, resultando em ausência de provas para justificar a abertura de um processo antitruste.

Nova tentativa

Ao recusar a distribuição do Coronavirus Reporter, a Apple disse, à época, que só permitia apps relacionados à covid-19 desenvolvidos por fontes oficiais de saúde do governo, instituições médicas e educacionais confiáveis. Mas para os donos da ferramenta, a proibição servia para beneficiar parceiros estratégicos e grandes instituições.

Embora o juiz não tenha concordado com essa argumentação, o advogado que representa os autores afirmou que vai apelar da decisão, tentando novamente dar início à ação. Enquanto isso, a big tech pode usar a decisão como suporte em outros casos semelhantes, como no processo da Epic Games.

Fonte: Tecmundo.


Conhece este protótipo de AirPods e de carregador Apple com uma caixa transparente?

 A Apple tem desde há muitas décadas uma imagem praticamente inalterada. Conjuga materiais plásticos brancos, com os tons cinza do alumínio, passando depois por algumas cores contidas. Não muda muito o seu look&feel, ao contrário de muitas outras marcas mais ousadas. No entanto, parece apostar em várias outras leituras de imagem nos seus protótipos, pelo menos é o que dão a entender estas novas imagens.

Foram mostrados auscultadores AirPods transparentes, assim como um carregador cuja caixa é igualmente transparente. O que será que a Apple estará a estudar?

Imagem protótipo carregador Apple transparente

Os protótipos que se conhecem dos produtos Apple levam a imaginação muitas vezes para outros caminhos. Contudo, nem sempre o produto final tem a ver com os muitos estudos que a marca usa até chegar ao ideal. Sempre foi uma empresa conservadora no design das suas peças, assim como na imagem Apple em geral.

Numa agradável surpresa, o colecionador Giulio Zompetti adquiriu um par de protótipos dos AirPods e de um carregador da Apple.

 

Protótipos da Apple com caixa transparente

É verdade que a Apple usou já por variadas vezes produtos com estruturas transparentes. Há vários exemplos nos Macs, nos ratos e noutros dispositivos, do passado até ao presente. Quem não se lembra do icónico Power Mac G4 Cube, ou do iMac G3, um Macintosh com um look mais selvagem, colorido?

Portanto, aparecer um carregador de 29 W da Apple com uma caixa transparente não é nada de outro mundo. Aliás, até tem o seu toque de interessante, pois permite mostrar o interior, com a sempre muito bem organizada área eletrónica da engenharia Apple.

Os AirPods de primeira geração são igualmente desenvolvidos num material transparente. Segundo as imagens apresentadas, o interior visível tem um tom azulado, com o contraste do branco, existente na área do auscultador.

Provavelmente estes são apenas dois exemplos de uma vasta gama que a Apple terá produzido. Contudo, Zompetti também não explicou como chegou até eles, ou como os dispositivos foram ter às suas mãos. Não deverão ter saído dos laboratórios da Apple, local de onde muito raramente alguma informação sai sem a devida autorização.

Conforme podemos perceber, em ambos os modelos os acabamentos em branco, como o produto chegou ao mercado.

Fonte: Pplware.





Apple pode ter problemas com queda na demanda do iPhone 13


 Há alguns meses, a meta da Apple era fabricar 90 milhões de unidades do iPhone 13, mas parece que a demanda não será a mesma que a companhia imaginava. De acordo com informações do site Bloomberg, a companhia está com problemas relacionados ao fornecimento de componentes para os celulares.

Conforme as informações, a Apple começou a enviar mensagens aos fornecedores de peças do iPhone 13, comunicando que diminuirá a produção de dispositivos e, por isso, não vai pedir tantas unidades quanto era esperado.

Falta de demanda e fornecimento

Em outubro, a Apple já havia cortado parte da produção do smartphone, reduzindo para 80 milhões de unidades produzidas. Contudo, o número pode ser ainda menor se a demanda não aumentar — geralmente, a empresa costuma montar 75 milhões de unidades para cada lançamento do iPhone.

Antes mesmo de descobrir sobre a queda na demanda, a Apple já sofria com problemas relacionados ao fornecimento de componentes. Inclusive, há algum tempo, as fornecedoras Broadcom e Texas Instrument avisaram que não conseguiriam entregar todos os pedidos.

O CEO da empresa, Tim Cook, disse que a crise global de semicondutores e a pandemia impactaram os ganhos trimestrais da empresa em US$ 6 bilhões. Mesmo assim, os analistas do mercado estimam que as vendas da companhia devem aumentar até 6% no período de fim de ano.

Fonte: Tecmundo.


App Store Awards: Estes são os melhores jogos e aplicações de 2021

 O final do ano é sempre tempo de balanço e elevar as coisas positivas e negativas que foram acontecendo é uma prática comum. A Apple, à semelhança de anos anteriores, apresentou o seu App Store Awards onde elegeu as melhores aplicações e jogos de 2021.

Venha conhecer as escolhas! 

App Store Awards: Estes são os melhores jogos e aplicações de 2021

A Apple revelou hoje os vencedores do App Store Awards de 2021, reconhecendo as 15 melhores aplicações e jogos que ajudaram os utilizadores a explorar as suas paixões pessoais, descobrir saídas criativas, ligar-se a novas pessoas e experiências ou simplesmente se divertir. 

Os vencedores deste ano incluem developers de todo o mundo, sendo que as apps e jogos foram selecionados pela equipa editorial global da App Store da Apple por oferecerem qualidade excecional, tecnologia inovadora, design criativo e um impacto cultural positivo.

E os vencedores são...

As melhores apps de 2021 na App Store da Apple

A App do ano para iPhoneToca Life World, de Toca Boca

Toca Life: World é a aplicação onde se pode criar um mundo e viver a história que se quiser viver. Esta aplicação tem todas as aplicações Toca Life (City, Vacation, Office, Hospital e mais) reunidas no mesmo espaço. Agora está tudo ligado num gigante mundo de brincar.


A App do ano para iPadLumaFusion, de LumaTouch

LumaFusion é uma app de edição de vídeo para dispositivos móveis, que tira partido do excelente desempenho do iPad. Oferece um ambiente profissional e intuitivo para contar histórias em qualquer lugar. A app tem um custo de 29,99 € e uma avaliação de 4,8 estrelas em 5.


A App do ano para MacCraft, de Luki Labs Limited

Craft é uma ferramenta gratuita para criar documentos e notas e partilhar as suas ideias com outras pessoas. Tudo o que é criado no Craft pode ser partilhado rapidamente com um só toque. A app suporta markdown em linha, backlinks, snippets de código, imagens, vídeos, ficheiros em PDF anexados e pré-visualizações de links. Está disponível para Mac, iPhone e iPad.


A App do ano para Apple TVDAZN, de DAZN Group

O DAZN é o único serviço a fazer o stream de grandes eventos desportivos ao vivo ou quando o utilizador quiser ver em qualquer dispositivo e este ano foi considerada a melhor app para Apple TV. Também está disponível para iPad e iPhone.


A App do ano para Apple WatchCarrot Weather, de Grailr

Carrot Weather é mais do que uma simples app de meteorologia. Esta aplicação além de toda a informação do tempo, ainda vive de uma grande criatividade dos seus criadores que oferecem notificações únicas das suas previsões. 


Os melhores jogos de 2021 na App Store da Apple

A tendência do ano: a ligação

Além de reconhecer as melhores aplicações e jogos direcionados aos dispositivos da Apple, os editores globais da App Store nomearam a tendência do ano. 

O objetivo passou por identificar um movimento que teve um impacto duradouro na vida das pessoas e reconhecer as aplicações e jogos que se destacaram naquele momento. A principal tendência de 2021 é "Conexão" ou "ligação". Os vencedores das tendências deste ano reuniram as pessoas de maneiras significativas - ao mesmo tempo que atendiam às necessidades sociais, pessoais e profissionais de utilizadores em todo o mundo.

As escolhas:

Fonte: Pplware.