Os usuários de Android podem finalmente enviar mensagens pelo iMessage — ou quase isso. Por meio de engenharia reversa, um desenvolvedor lançou um aplicativo que permite enviar mensagens com balões azuis a partir de celulares com sistema do Google.
Chamado "Beeper Mini", o aplicativo basicamente registra o número de telefone nos servidores do iMessage para viabilizar a troca de mensagens. Assim, é possível enviar conteúdo como se estivesse usando um iPhone, mas a partir de qualquer dispositivo compatível com o app.
Engenharia reversa
O processo foi um tanto complexo, porém. Segundo os desenvolvedores, foi necessário "desconstruir" o fluxo de mensagens da Apple do começo ao fim para entender como ele funciona. A parte mais difícil, segundo o fundador do app Beeper Mini, Eric Migicovsky, foi descobrir como confundir os sistemas de autenticação da companhia para simular o envio a partir de um iPhone.
"Fizemos um jailbreak de iPhones e depois mergulhamos fundo no sistema operacional para ver como tudo funcionava", pontuou. "Então, escrevi um novo código do zero para reproduzir tudo dentro do nosso aplicativo Android", complementou.
Beeper já fazia isso antes
Anteriormente, o próprio app já permitia enviar trocar mensagens no iMessage como se fosse um usuário de iPhone. Porém, o processo envolvia o uso de um computador Mac hospedado na nuvem responsável por intermediar as conversas — o que é um risco para segurança e privacidade.
Com o novo método, isso não é mais necessário, uma vez que a comunicação acontece seguindo o mesmo fluxo usado pelos iPhones.
Apple vai adotar o padrão RCS
Contudo, a gambiarra pode não ser necessária por muito tempo. Em novembro, a Apple anunciou que iPhones serão compatíveis com o padrão de mensagens RCS a partir de 2024.
A adoção do novo protocolo não só abre portas para melhor segurança na comunicação entre dispositivos, como também possibilita o uso de recursos de mensageiros modernos, como envio de mídias em alta qualidade, confirmação de leitura, áudios e muito mais.
Se gostou da ideia do novo aplicativo, você pode baixá-lo na Play Store. Atualmente, o app acumula mais de 10 mil downloads.
Fonte: Tecmundo.