12 de mar. de 2021

3 nm? Apple e TSMC podem estar já a trabalhar no desenvolvimento de chips de 2 nm

 A evolução ao nível da litografia no processo de fabrico dos chips tem avançado a olhos vistos. Tal como sabemos, atualmente os processos de 5 nm e 7 nm são os mais recentes no mercado, estando as fábricas a trabalhar a todo o gás na sua produção.

No entanto desde o ano passado que cada vez mais se fala no processo de 3 nm, cuja produção em massa está prevista para breve. Mas parece que a Apple e a TSMC não se ficam por aqui e alguns rumores apontam que as duas potências já estão mesmo a preparar o desenvolvimento dos chips de 2 nm.

Tal como já aqui falámos, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) poderá iniciar a produção dos chips de 3 nanómetros ainda neste ano. No entanto, e para já, o processo de 5 nm e 7 nm lideram no campo da inovação ao nível da litografia destes componentes.

Um das estrelas é o processador M1 da Apple, sendo o primeiro chip de 5 nm lançado no mercado dos computadores pessoais.

Apple e TSMC podem estar a trabalhar no processo de 2 nm

Tanto a Apple como a fabricante taiwanesa parecem querer ir mais longe no que respeita à evolução dos chips. Nesse sentido, e de acordo com rumores recentes, ambas as empresas podem já estar juntas a trabalhar no desenvolvimento de chips de 2 nm.

Segundo o site taiwanês United Daily News, a Apple está a trabalhar em parceria com a TSMC para o desenvolvimento de um novo processo de fabrico. O site adianta que as empresas já estão focadas na transição do processo de 3 nm. No entanto, e para já, a prioridade é cumprir com os prazos estabelecidos para a entrega dos chips de 3 nm.

Dessa forma, os planos para o desenvolvimento de chips de 2 nm estará apenas no início. Mas a fabricante de Taiwan já terá iniciado os primeiros contactos com as fábricas envolvidas neste novo processo.

Estas informações vão ao encontro de outros rumores anteriores de que a TSMC teria já celebrado um acordo de produção de 2 nanómetros com uma empresa desconhecida.

Para já o foca são então os chips de 3 nm, sendo que a Apple é a responsável por uma das maiores encomendas deste processo.

Fonte: Pplware.

É a confirmação! Apple reduziu a produção do iPhone 12 mini

 Ao apresentar o iPhone 12 a Apple revelou também o seu modelo mini. Este procurava responder a uma exigência do mercado que ansiava por smartphones de ecrã menor e mais simples de usar com apenas uma mão.

Contudo, parece que esta exigência pertence a grupo muito restrito e no momento de investir a escolha recai sobre os modelos de ecrã maior. Tudo aponta para vendas muito abaixo do esperado e com pouca aceitação. A confirmação parece ter chegado agora, com um novo relatório. A Apple terá reduzido de forma drástica a produção do iPhone 12 mini.

Apple iPhone 12 mini smartphones produção

Prestação do iPhone 12 mini abaixo do esperado

Com um ecrã de apenas 5,4 polegadas, o iPhone 12 mini tinha as mesmas especificações que o modelo maior. Com uma diferença centrada no tamanho, procurava devolver aos utilizadores uma forma que já foi muito usada e que agradava aos utilizadores.

A verdade é que as vendas deste modelo não parecem ter sido de acordo com o que a Apple esperava. A marca insiste que as vendas do iPhone 12 estão até acima do que era planeado, mas a verdade é que nunca abordou este tema de forma clara.

Os relatos vinham a mostrar que a realidade estava longe do esperado e que as vendas estavam muito baixas. Várias entidades externas e independentes vinham a mostrar a opinião dos consumidores e a mostrar que a escolha recaia em modelos maiores.

Apple terá reduzido a produção

Agora, e segundo a Nikkei Asia, a Apple terá reduzido as suas encomendas para a produção do iPhone 12 mini. A diminuição deverá atingir valores de 70% nos primeiros 6 meses de 2021. Este valor segue em linha com a redução prévia de 20% em dezembro de 2020.

Alguns fornecedores vão parar de fabricar componentes específicos para o iPhone 12 mini por agora. Outros vão reaproveitar os componentes desse smartphone e aplicá-los no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max.

Apesar dos cortes na produção dos seus smartphones, a Apple parece continuar focada em manter níveis de fabrico elevados. Espera-se que 230 milhões de smartphones saiam das fábricas que os produzem, o que seria um aumento de 11,6% face aos que foram fabricados em 2020.

Apple iPhone 12 mini smartphones produção

Smartphones não são os únicos atingidos

Os dados da Nikkei Asia revelam ainda que a produção de dois novos MacBook baseados no Apple Silicon foi adiada. Não se sabe se é um novo design com um sucessor do SoC M1 ou se será apenas uma variante do computador que a Apple lançou recentemente.

Esta notícia parece deixar claro que o sucesso do iPhone 12 mini tem sido muito limitado, apesar das boas prestações que tem. Não existem smartphones similares no mercado, no universo Android que possam rivalizar esta proposta da Apple.

Ainda assim, a escolha dos utilizadores parece recair nos modelos Pro e Pro Max, bem como no iPhone 12 base. Este cenário parece agradar à Apple, ainda que deixe de fora o seu novo modelo, com que queria mudar o mercado e ser diferente.

Fonte: Pplware.