Há muito que algumas empresas chinesas são criticadas por colocarem publicidade nas suas interfaces e assim conseguirem arrecadar mais algum dinheiro. Ninguém é adepto desta posição, mas a verdade é que agora há uma nova empresa a seguir o mesmo caminho.
Falamos da Apple, que no seu iOS e iPadOS parece estar a apresentar publicidade a alguns dos seus serviços. Não se esperava que fosse este o caminho tomado, mas a verdade é que estas propostas estão a surgir a cada vez mais utilizadores.
A praga da publicidade chega a novos lados
Empresas como a Xiaomi, e outra, há muito que são conhecidas
por colocar nas suas personalizações do Android publicidade.
Esta por norma está na zona das configurações, mas aponta
para empresas externas e que pagam para ter ali a sua
publicidade.
Claro que as críticas são muitas, e mesmo com as
justificações a serem apresentadas, os utilizadores
continuam a queixar-se. O que agora parece estar
a surpreender todos é a presença desta mesma publicidade
no iOS e igualmente no iPadOS, em zonas como
a da configuração.
Apple também já adotou esta política
A grande diferença faça às outras empresas com as mesmas
práticas está no que é publicitado. A Apple foca-se nos
seus serviços e oferece acesso direto para a sua
subscrição ou para a oferta de períodos gratuitos
desses mesmo serviços.
Estas propostas não se limitam ao iPhone e estão também
a ser apresentadas no iPad. Também não parecem ser
genéricas e são dirigidas, conforme o equipamento
onde é apresentado. Equipamentos recentemente ativados
vão mostrar acesso a ofertas como 1 ano de
Apple TV+ ou Apple Care+.
Queixas do iOS e iPadOS estão a crescerAs queixas estão naturalmente a acumular-se a mostrar que esta é uma prática que está agora a ser generalizada dentro do ecossistema da Apple. Não se esperava que assim acontecesse, depois de todas as críticas que têm surgido nesta área.
Há ainda questões que podem ser levantadas, nomeadamente de
concorrência. Mesmo sendo uma oferta, a Apple está a dar
prioridade aos seus serviços e não a todos os restantes
que possam existir na sua loja de apps. Resta saber o que
a empresa tem para comunicar sobre este assunto, uma vez
que ainda não se manifestou.
Fonte: Pplware.