17 de nov. de 2020

Será este o novo normal? Apple já faz publicidade aos seus serviços no iOS e iPadOS

 Há muito que algumas empresas chinesas são criticadas por colocarem publicidade nas suas interfaces e assim conseguirem arrecadar mais algum dinheiro. Ninguém é adepto desta posição, mas a verdade é que agora há uma nova empresa a seguir o mesmo caminho.

Falamos da Apple, que no seu iOS e iPadOS parece estar a apresentar publicidade a alguns dos seus serviços. Não se esperava que fosse este o caminho tomado, mas a verdade é que estas propostas estão a surgir a cada vez mais utilizadores.

Apple publicidade iOS iPadOS serviços

A praga da publicidade chega a novos lados

Empresas como a Xiaomi, e outra, há muito que são conhecidas

por colocar nas suas personalizações do Android publicidade.

Esta por norma está na zona das configurações, mas aponta

para empresas externas e que pagam para ter ali a sua

publicidade.

Claro que as críticas são muitas, e mesmo com as

justificações a serem apresentadas, os utilizadores

continuam a queixar-se. O que agora parece estar

a surpreender todos é a presença desta mesma publicidade

no iOS e igualmente no iPadOS, em zonas como

a da configuração.


Apple também já adotou esta política

A grande diferença faça às outras empresas com as mesmas

práticas está no que é publicitado. A Apple foca-se nos

seus serviços e oferece acesso direto para a sua

subscrição ou para a oferta de períodos gratuitos

desses mesmo serviços.

Estas propostas não se limitam ao iPhone e estão também

a ser apresentadas no iPad. Também não parecem ser

genéricas e são dirigidas, conforme o equipamento

onde é apresentado. Equipamentos recentemente ativados

vão mostrar acesso a ofertas como 1 ano de

Apple TV+ ou Apple Care+.



Queixas do iOS e iPadOS estão a crescer

As queixas estão naturalmente a acumular-se a mostrar que esta é uma prática que está agora a ser generalizada dentro do ecossistema da Apple. Não se esperava que assim acontecesse, depois de todas as críticas que têm surgido nesta área.

Há ainda questões que podem ser levantadas, nomeadamente de

concorrência. Mesmo sendo uma oferta, a Apple está a dar

prioridade aos seus serviços e não a todos os restantes

que possam existir na sua loja de apps. Resta saber o que

a empresa tem para comunicar sobre este assunto, uma vez

que ainda não se manifestou.

Fonte: Pplware.

MacOS Big Sur: Cuidado se tem um MacBook Pro mais antigo

 Há cerca de três dias a Apple lançou a sua nova versão do sistema operativo para Desktop, o MacOS Big Sur. Este é provavelmente dos sistemas operativos mais bonitos e funcionais da atualidade. Como sabemos a Apple costuma dar suporte a equipamentos mais antigos, mas desta vez não está a correr muito bem.

Se tem um MacBook Pro mais antigo é melhor não instalar o MacOS Big Sur… por agora!

MacOS Big Sur: Cuidado se tem um MacBook Pro mais antigo

O Big Sur vem fazer a ponte entre os vários segmentos de máquinas Mac, assim como abre a porta aos recursos do iOS dentro dos computadores da empresa de Cupertino. Segundo a Apple, o macOS Big Sur eleva o nível de potência e elegância do sistema operativo nos Macs. Assim, o utilizador terá um sistema operativo veloz, com um design sofisticado e que oferece mais segurança.

Em destaque estão as novidades de privacidade e performance no Safari, as novas funcionalidades das aplicações Mapas e Mensagens, entre muitas outras utilidades acrescentadas. Pode ver aqui.

MacOS Big Sur nos MacBook antigos

O novo MacOS Big Sur tem suporte para um número alargado de equipamentos. Segundo a Apple, o sistema está disponível para os seguintes Macs:

  • 2015 MacBook e posterior
  • 2013 MacBook Air e posterior
  • 2013 MacBook Pro e posterior
  • 2014 Mac mini e posterior
  • 2014 iMac e posterior
  • 2017 iMac Pro e posterior
  • 2013 Mac Pro e posterior

MacOS Big Sur: Cuidado se tem um MacBook Pro mais antigo

No entanto, nos fóruns da AppleReddit e no site da especialidade MacRumors o número de utilizadores que reportam problemas com a atualização em MacBook antigos é elevado.

Como se pode ler nas publicações, o problema ocorre quando a atualização para MacOS Big Sur é iniciada em computadores MacBook Pro de 13 polegadas do final de 2013 e meados de 2014. Por agora ainda não há propriamente uma solução por parte da Apple. Há ainda utilizadores que reportam que o novo sistema indica que a bateria tem uma autonomia para 40 anos.

No Pplware tivemos um problema idêntico, pois a atualização “parou”, sendo apenas apresentado o símbolo da maça. No entanto, após reiniciar a máquina a mesma arrancou para o MacOS Big Sur sem qualquer tipo de problema.

Fonte: Pplware.

Rumores afirmam que a Apple enviou iPhones dobráveis ​​para a Foxconn testar

 Os smartphones dobráveis foram uma ideia que começou a ganhar forma em 2018. Contudo, a Apple nunca mostrou grande entusiasmo pela ideia, pelo menos, ao contrário das suas rivais, nunca se pronunciou. Agora, segundo os rumores, a empresa de Cupertino terá enviado iPhones dobráveis à Foxconn para testes.

A tecnologia dos ecrãs dobráveis tem amadurecido, depois de muitos problemas iniciais. A Apple deverá já ter planos para um mercado que poderá passar pelos dobráveis.

Imagem de conceito do iPhone dobrável, supostamente enviado para testes à Foxconn

iPhone dobrável já em testes?

A Samsung é uma fervorosa adepta dos smartphones com ecrã dobrável. No entanto, apesar dos vários modelos já lançados, os produtos não são “um sucesso de vendas”. Preços altos e algumas fragilidades parecem não estar a despertar o hype do mercado. No entanto, este poderá ser um caminho que os smartphones terão de percorrer e a Apple estará já atrás de marcas como a Huawei ou a Samsung.

No entanto, a empresa, aparentemente, enviou ao seu parceiro de fabrico, a Foxconn, iPhones dobráveis ​​para fins de teste. Segundo as informações divulgadas, a Apple poderá estar a pensar lançar o seu primeiro iPhone dobrável em setembro de 2022.

Estas informações, que provêm de fornecedores das empresas que trabalham para a Apple, afirmam que a empresa de Cupertino está a testar componentes-chave para o ecrã e para os rolamentos que fazem abrir e fechar o dispositivo.

O painel dobrável em si, será fornecido pela Samsung. No que toca aos rolamentos da dobradiça, estes serão da Nikko e de outras empresas com idêntico material. Noutros dispositivos dobráveis, o rolamento dentro da dobradiça desempenha um papel importante.

Imagem iPhone Dobrável

 

Foxconn tem de testar o iPhone a abrir e fechar 100 mil vezes

A Apple terá pedido à Foxconn para testar a resistência deste rolamento e obrigar o mesmo a executar mais de 100.000 vezes o movimento de abrir e fechar. Nos portáteis, este rolamento é testado cerca de 20.000 a 30.000 vezes. Como os telefones dobráveis ​​são dobrados / desdobrados com muito mais frequência do que os portáteis, os rolamentos dentro deles também precisam de testes mais rigorosos. Além disso, esta peça também precisa lidar com um uso mais difícil, por isso a sua confiabilidade é muito importante.

Em junho deste ano, o leaker Jon Prosser afirmou que o protótipo dobrável existente do iPhone da Apple tem “dois painéis separados numa dobradiça”, com o design do dispositivo sendo semelhante à linha do iPhone 11. Apesar de dois painéis separados, Prosser afirmou que os ecrãs pareciam “bastante contínuos e sem costura”. A Apple também encomendou ecrãs dobráveis ​​da Samsung em setembro deste ano.

A empresa de Cupertino registou uma série de patentes relacionadas a um iPhone dobrável. Contudo, não ouvimos ou vimos nada de concreto até agora que confirme a existência do dispositivo. Obviamente que a esta altura, a gigante tecnológica estará a “brincar” com os protótipos dobráveis ​​do iPhone. No entanto, se a empresa estiver mesmo a pensar lançar o dobrável em 2022, ainda tem tempo para definir algo mais concreto.

Fonte: Pplware.