A Apple criou uma rede de localização de objetos verdadeiramente global e com muita precisão. De tal forma que usar um AirTag pode conferir um problema de segurança, em vez de ser, como foi pensado, um sistema que ajuda as pessoas. Como sempre, as tecnologias usadas no "lado negro da força" podem trazer outras realidades, nem sempre legais e legítimas.
Este parece ser o caso de um homem que, após uma discussão familiar, colocou um AirTag no seu carro para seguir ilegalmente uma pessoa e acabou na prisão.
A Rede Encontrar da Apple, que tem tecnologia para o utilizador descobrir os seus vários dispositivos da marca, e tem igualmente a etiqueta localizadora AirTag para localizar objetos, está de novo no alvo da justiça. Não, não é a tecnologia em si, é mesmo o utilizador mal-intencionado que faz uso dessa mesma tecnologia.
O AirTag foi pensado para uma multiplicidade de situações mas não para espionagem de pessoas ou localização ilegal, o que pode ser motivo de prisão, como aconteceu a Wilfred Gonzalez, 27 anos, um residente de Waterbury, Connecticut. Gonzalez foi acusado de dois crimes após colocar um AirTag num carro para seguir a atividade de uma pessoa, incluindo assédio em primeiro grau e violação de uma ordem de restrição por outra pessoa.
Usar o AirTag para espionagem é crime
Segundo informações, neste caso particular, o protagonista da história também enfrenta uma acusação de contra-ordenação de conduta desordeira por tentativa de evitar a prisão. Segundo o CTInsider, Gonzalez foi libertado com uma fiança de 10.000 dólares e deve voltar ao tribunal a 30 de março.
Por outro lado, fontes próximas do incidente dizem que o AirTag não foi realmente escondido de propósito, uma vez que foi encontrado com relativa facilidade. Em qualquer caso, o dispositivo de localização da Apple emite um aviso quando é detetado por um iPhone, pelo que se entende que os utilizadores estão protegidos contra uma possível utilização indevida.
Existem outros métodos muito mais sofisticados e específicos para este tipo de rastreio, e a utilização de um AirTag não seria a melhor forma de o fazer, graças à deteção imediata da Apple e aos alertas.
Fonte: Pplware.