29 de nov. de 2022

App Store Awards: As melhores apps e jogos de 2022 para a Apple

 O universo das aplicações e jogos móveis continua em grande força e com cada vez mais qualidade. Podemos apetrechar os nossos dispositivos com ferramentas úteis e passar tempo de qualidade a jogar um bom jogo. Uma vez mais, a Apple premiou os melhores.

Em mais uma edição dos App Store Awards, eis as melhores apps e jogos de 2022.

App Store Awards: As melhores apps e jogos de 2022

A Apple anunciou os vencedores dos App Store Awards de 2022, destacando 16 aplicações e jogos que inspiraram os utilizadores a se envolverem mais profundamente com o mundo, expandirem a sua imaginação e permanecerem ligados a amigos e família.

Os vencedores deste ano representam uma comunidade diversificada de developers de todo o mundo cujas apps e jogos foram selecionados pela equipa editorial global da App Store da Apple por oferecerem experiências excecionais e causar um grande impacto cultural.

Segundo Tim Cook,

Os vencedores dos App Store Award deste ano reinventaram as nossas experiências com aplicações que oferecem perspetivas novas, ponderadas e genuínas.

De criadores autodidatas que trabalham sozinhos a equipas internacionais em todo o mundo, esses empreendedores estão a causar um impacto significativo e representam as formas pelas quais aplicações e jogos influenciam as nossas comunidades e vidas.

Os vencedores dos App Store Awards 2022

Os vencedores deste ano representam as possibilidades abundantes na App Store e no ecossistema de dispositivos da Apple. A app social BeReal oferece aos utilizadores uma visão autêntica da vida dos seus familiares e amigos, e o monitorizador de condicionamento físico Gentler Streak ajuda a equilibrar condicionamento físico e descanso para manter um estilo de vida saudável.

App Store Awards: As melhores apps e jogos de 2022 para a Apple

BeReal - App do Ano para iPhone

GoodNotes 5 leva a anotação digital para o próximo nível com o melhor suporte do Apple Pencil. O MacFamilyTree 10 estimula a exploração da genealogia através de impressionantes árvores genealógicas visuais e da colaboração com familiares em todo o mundo, enquanto os criadores por trás do ViX elevam as histórias em espanhol à vanguarda do entretenimento.

Já no mundo fantástico dos jogos Apex Legends Mobile recebe destaque por trazer o jogo battle royale de sucesso em ritmo acelerado para o iPhone. Os quebra-cabeças memoráveis ​​de Moncage jogam com a perspetiva de forma impressionante, e o jogo de cartas Inscryption é bastante envolvente e atrai os jogadores com uma narrativa experimental. 

Apex Legends Mobile - Jogo do Ano para iPhone

El Hijo, um conto do Velho Oeste, é um jogo furtivo com design inteligente que parece excecional no grande ecrã com a Apple TV. O simulador de vida exclusivo do Apple Arcade, Wylde Flowers, convida os jogadores a entrar no mundo encantador de diversas personagens e feitiços mágicos, e o League of Legends Esports Manager permite que os jogadores façam uma gestão das ligas de desportos mais influentes do mundo.

App Store Awards 2022: as apps

  • App do Ano para iPhoneBeReal, de BeReal
  • App do Ano para iPadGoodNotes 5, de Time Base Technology Limited
  • App do Ano para MacMacFamilyTree 10, de Synium Software GmbH
  • App do Ano para Apple TV: ViX, de TelevisaUnivision Interactive, Inc
  • App do Ano para Apple WatchGentler Streak, de Gentler Stories LLC

App Store Awards 2022: os jogos

Vencedores do Impacto Cultural

App Store Awards: As melhores apps e jogos de 2022 para a Apple

Dot’s Home - destaca as injustiças de habitação sistémicas e o impacto subsequente nas comunidades de cor através de um conto de viagem no tempo atraente e atencioso.

Além das apps e jogos, a Apple destacou ainda 5 aplicações de grande impacto cultural. Os vencedores deste ano incentivam os utilizadores a se envolver mais profundamente com a suas emoções, a ligar-se com os outros e homenagear a sua herança e as gerações que vieram antes deles, enquanto tentam criar um mundo melhor.

E para si, quais foram as melhores apps e jogos que descobriu em 2022?

Fonte: Pplware.

Elon Musk volta a atacar a Apple e desta vez foca-se nas medidas aplicadas contra o Twitter

 Com a entrada de Elon Musk no Twitter, e toda a confusão que aconteceu de seguida, muitas empresas abandonaram a rede social como escolha para a sua publicidade. Foi um movimento natural e que resultou de muita incerteza.

A Apple foi uma das que decidiu abandonar o Twitter e Elon Musk parece não ter gostado. Em mais um tweet questiona a empresa o porquê da saída e acusa-a de muitas mais ações prejudiciais.

Elon Musk Apple Twitter publicidade

Porque a publicidade está a fugir do Twitter?

Elon Musk é conhecido por muitas das suas opiniões e, consequentemente, vai criando alguns inimigos de estimação. Muitos dos ataques chegam mesmo sem qualquer razão lógica, sempre para se defender ou para tirar algum proveito das situações. 

Foi através da rede social que veio questionar Tim Cook e a própria Apple sobre as razões de ter abandonado a publicidade no Twitter. Numa série de publicações acusatórias focou-se na gigante de Cupertino e no que está aparentemente a ser feito contra o Twitter.

Elon Musk aponta o dedo às práticas da Apple

Para além de questionar o abandono da publicidade, Elon Musk questionou se a Apple não gosta de liberdade de expressão e se seria essa a razão para a saída. É o seu novo lema e a justificação para todas as mudanças que tem aplicado na rede social.

Além da mensagem direta, Elon Musk tomou ainda o seu canal para apontar o dedo à Apple por outras razões, mas sempre com o Twitter como base e como argumento. Fez saber que a Apple terá ameaçado retirar a app da loja de apps, mas sem que tenha sido apontada uma razão para isso.

O argumento da liberdade de expressão

O novo dono do Twitter ainda colocou para avaliação pública uma sondagem em que pergunta se a Apple deve publicar todas as ações de censura tomadas e que afetam os seus clientes. Para além disso, retomou o tema do pagamento de 30% nas compras realizadas na App Store.

A questão da perda de publicidade é um tema importante para Elon Musk e para o Twitter. É uma das fontes de receitas mais relevantes e tem estado a decair a um ritmo elevado. Se a rede social quer voltar aos lucros, precisa rapidamente de captar novos anunciantes e estas medidas parecem ser para provocar uma mudança nas empresas.

Fonte: Pplware.

Apple volta a usar a “Resposta Rápida de Segurança” no iOS 16.2 beta

 A Apple está a apostar mais na segurança dos seus sistemas operativos e, além das atualizações frequentes das versões, a empresa testa ou usa num cenário real a funcionalidade "Resposta Rápida de Segurança" no iOS 16.2 beta.

Hoje saiu atualização iOS 16.2 (b) com mais um pequeno pacote de software. Esta também é uma novidade no iOS na versão 16.

Resposta Rápida de Segurança Apple iOS

A Apple lançou no mês passado o iOS 16.2 beta e a atualização traz a aplicação Freeform melhorias à aplicação Casa, e uma funcionalidade chamada "Rapid Security Response" ou "Resposta Rápida de Segurança" que fornecerá patches rápidos de segurança ao iOS sem a necessidade de instalar uma nova versão completa do sistema operativo.

Apple continua a afinar a ferramenta Resposta Rápida de Segurança

A primeira atualização de Security Response para utilizadores com iOS 16.2 e iPadOS 16.2 beta foi lançada a 16 de novembro. Contudo, na altura, a Apple confirmou que a atualização não continha nenhuma correção de segurança, uma vez que a empresa estava apenas a testar o novo sistema para entregar tais correções.

Enquanto a primeira atualização foi denominada "iOS 16.2 (a) (20C5049e)", a atualização de hoje é "iOS 16.2 (b) (20C7750490f)". Não está claro neste momento se a atualização inclui realmente uma correção de segurança ou se a Apple está simplesmente a testar uma vez mais o novo sistema de Resposta Rápida de Segurança para demonstrar como funciona num cenário da vida real.

Uma vez que a funcionalidade esteja disponível para todos, a Apple será capaz de corrigir rapidamente as falhas de segurança sem ter de lançar uma nova versão do iOS apenas para isto. Funcionará praticamente da mesma forma que as pequenas atualizações de segurança lançadas para o macOS.

O lançamento está disponível através do processo de atualização do software normal Definições > Geral > Atualização de software. A versão de 3,2 MB chama-se iOS Security Response 16.2 (b). A Apple diz que o "Rapid Security Response fornece importantes correções de segurança e é recomendado para todos os utilizadores".

Curiosamente, a instalação da atualização lista a versão iOS como iOS 16.2 (b), e existe uma opção para remover a "resposta de segurança" em Definições > Geral > Atualização de software > versão iOS.


Esta secção também continua a listar a versão original do iOS 16.2 beta 3 construída separadamente. Saiba mais sobre o Resposta Rápida de Segurança aqui.


Fonte: Pplware.


App de mergulho Oceanic+ já está disponível para Apple Watch Ultra

 Um dos trunfos do novo Apple Watch Ultra é o seu "computador de mergulho incorporado". A Apple deu-lhe grande ênfase na apresentação e o trabalho desenvolvido à volta deste recursos envolve grandes empresas da área, como, por exemplo, a Huish Outdoors ou a Oceanic+. Daí resultou uma aplicação dedicada ao mergulho profundo, com informações importantes a quem pratica este desporto.

Esta app havia sido mostrada na apresentação do relógio em setembro, mas só agora está disponível.

Imagem Apple Watch Ultra com a app Oceanic+ para mergulho

O novo Apple Watch Ultra está equipado com novos sensores avançados. Durante a última keynote, a empresa de Cupertino também promoveu uma aplicação de terceiros chamada Oceanic+, que mostra dados de mergulho detalhados.

Agora a aplicação está finalmente disponível para os utilizadores do novo Ultra.

Andrea Silvestri, vice presidente de produto, desenvolvimento e design da Huish Outdoors

Apple associa-se à Oceanic+ para monitorizar dados de mergulho

Os utilizadores do Apple Watch Ultra já podem utilizar a aplicação Depth (Profundidade) para registar a profundidade e medir a temperatura da água, mas a Oceanic+ leva as características de monitorização de mergulho profundo ainda mais longe.

A aplicação executa o algoritmo de descompressão Bühlmann e inclui planeamento de mergulho, métricas de mergulho de fácil leitura, alertas visuais e tácteis, limite sem descompressão, velocidade de subida e orientação de paragem de segurança.

Hoje, a aplicação Oceanic+ chega ao Apple Watch Ultra, transformando o relógio mais robusto da Apple num computador de mergulho totalmente capaz e fácil de usar. Concebido por Huish Outdoors em colaboração com a Apple, o Oceanic+ permite aos praticantes de mergulho recreativo levar o relógio que usam todos os dias a profundidades previamente inacessíveis - até 40 metros, ou 130 pés, para ser exato - com o novíssimo medidor de profundidade e sensores de temperatura da água do Apple Watch Ultra.

Referiu a Apple no press release.

De acordo com a Apple, o novo Apple Watch Ultra combinado com o Oceanic+ é capaz de fornecer dados de mergulho avançados de uma forma mais intuitiva. Como resultado, os mergulhadores podem manter-se concentrados no seu ambiente sem terem de fazer cálculos mentais ou mesmo lidar com computadores de mergulho super-complexos.

Vale a pena notar que o Apple Watch Ultra tem certificação WR100 e EN 13319, uma norma reconhecida internacionalmente para acessórios de mergulho, incluindo medidores de profundidade. A empresa salienta também que a estrutura de titânio combinada com o ecrã coberto de cristal de safira do Apple Watch Ultra também o torna o companheiro perfeito para mergulhos profundos.

A aplicação Oceanic+ para o Ultra está disponível para download hoje na App Store.

Homepage: Oceanic
Preço: Gratuito (pode ter compras na app)


Requer o Apple Watch Ultra a correr watchOS 9.1 emparelhado com o iPhone 8 ou posterior, e o iPhone SE (2.ª geração) ou posterior a correr o iOS 16.1. O plano básico é gratuito, e inclui muitas funções de mergulho comuns, incluindo profundidade e tempo, bem como o registo dos mergulhos mais recentes.

Contudo, algumas das funções requerem uma subscrição mensal de $9,99, ou anualmente por $79,99. O Family Sharing está também disponível por $129 (US) anualmente, permitindo o acesso até cinco pessoas.

Fonte: Pplware.