20 de mai. de 2024

Quando vai de carro enjoa ao olhar para o telefone? A Apple vai resolver isso

 Provavelmente já esteve dentro de um carro, no lugar de passageiro, a tentar focar-se no seu telefone durante uma viagem. E de repente sente um terrível enjoo que apela ao vómito. Isso tem uma razão de ser e a Apple já sabe como resolver. A empresa de Cupertino introduziu uma funcionalidade de software denominada Vehicle Motion Cues (Indicações de movimento do veículo) no iOS e iPadOS.

Imagem de nova funcionalidade de Acessibilidade Apple Vehicle Motion Cues

Mais do que Inteligência Artificial

O enjoo de movimento ocorre quando se presta atenção a algo estável - como o telemóvel ou um livro - enquanto o ambiente se move à nossa volta. (A sensibilidade a este choque sensorial também pode resultar de problemas de desenvolvimento do ouvido interno).

A forma como os sinais de movimento funcionam para resolver este problema é fantástica. Para que o seu cérebro sincronize o seu dispositivo portátil estável com o ambiente em movimento, a Apple utiliza os sensores do iPhone ou iPad para detetar os movimentos subtis do veículo em que se encontra.

Em seguida, serão apresentados pequenos pontos ao longo das margens do ecrã que se movem com o carro, sincronizando-se idealmente à medida que se move e evitando a desconexão entre a visão e a sensação. Os utilizadores poderão ativar e desativar esta funcionalidade nas definições do seu dispositivo.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:12

Apple aposta sempre forte na Acessibilidade

A Apple também introduziu várias outras atualizações de acessibilidade, com esta novidade para redução do enjoo. O seguimento ocular passa a estar disponível como método alternativo de navegação nos iPhones e iPads.

Uma funcionalidade de música háptica facilita às pessoas surdas ou com dificuldades auditivas sentirem a música que ouvem através de vibrações subtis nos dispositivos.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:25

Existem também melhores funcionalidades de controlo por voz que compreendem o discurso atípico, mais opções de acessibilidade no VisionOS e legendas em direto para vídeo na maioria dos dispositivos Apple.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:03

Estas e outras novidades vão aparecer em breve para a área de Acessibilidade e ajudar todos os utilizadores.

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 17.5.1 com correção do erro que fazia com que as fotos apagadas voltassem

 A Apple lançou o iOS 17.5.1 para o iPhone. A atualização de software aborda especificamente o problema das fotografias apagadas que, alegadamente, regressam após a atualização para o iOS 17.5.

Erro trouxe fotos comprometedoras de novo “à vida”

A Apple reconhece diretamente nas notas de lançamento o problema das fotografias eliminadasque comunicámos na semana passada:

Esta atualização fornece importantes correções de erros e resolve um problema raro em que as fotografias que sofreram corrupção da base de dados podiam reaparecer na biblioteca Fotografias, mesmo que tivessem sido eliminadas.

Não, a Apple não guarda secretamente as fotografias eliminadas

Embora alguns tenham perguntado se isto significa que a Apple guarda as nossas fotografias eliminadas, a explicação para o que realmente aconteceu é sugerida nas notas de lançamento.

A Apple está claramente embaraçada com o erro, uma vez que não cumpre os seus objetivos de privacidade. No entanto, o comportamento não foi projetado.

Em vez disso, a Apple parece descrever a correção como uma reparação dos mecanismos de tratamento da base de dados, garantindo que os registos de eliminação da biblioteca de fotografias são exatos para evitar que as fotografias anteriormente eliminadas voltem a aparecer.

A forma como a eliminação de fotografias foi concebida para funcionar é a seguinte: as fotografias são eliminadas pelo utilizador, movidas para o álbum Eliminadas recentemente e efetivamente eliminadas 40 dias mais tarde.

As fotografias podem ser completamente removidas manualmente antes de decorridos 40 dias, eliminando as imagens do álbum Recentemente eliminado.

O erro o que fez foi trazer fotos que ainda estariam no intervalo de 40 dias (para serem apagadas automaticamente), mas que tinham sido apagadas manualmente.

Fonte: Pplware.