30 de mai. de 2021

Brasil: Mulher ganha processo contra Apple por iPhone não trazer carregador

 O novo iPhone 12 iniciou uma polémica pelo facto de não trazer um carregador na sua caixa. Esta alteração dividiu as opiniões dos consumidores, pois se por um lado há quem concorde, por outro há quem condene esta decisão.

Mas a exclusão do carregador já trouxe alguns dissabores à própria Apple. E, mais recentemente, a marca da maçã perdeu um novo processo no Brasil devido ao facto do iPhone 12 não trazer este acessório consigo.

Imagem iPhone 11 Pro Max com carregador e earPods Apple

Relatório de Progresso Ambiental da Apple referente a 2020 mostrou que a decisão da empresa de retirar os carregadores dos iPhones foi acertada. Isto porque foi possível poupar 861 toneladas métricas de metais, incluindo cobre, estanho e zinco.

No entanto há muitas consequências que a empresa da maçã está a atravessar por causa dessa alteração. No Brasil, por exemplo, a marca foi obrigada a incluir um  carregador no iPhone 12. Mas já em 2021, o país multou a Apple em 1,9 milhões de dólares por causa da retirada do acessório.

Mulher ganha processo à Apple por falta de carregador no iPhone 12

A Apple perdeu recentemente um processo no Brasil por causa do seu novo iPhone 12 não trazer carregador na caixa. Mariana Morales Oliveira, residente em Santos, São Paulo, conquistou na justiça o direito de receber o acessório para o seu smartphone da maçã.

A sentença foi anunciada a 23 de maio e deu a razão à cliente, acusando a Apple da prática de “venda casada”. Em Portugal esta prática é igualmente proibida pela lei de defesa do consumidor.

O advogado da queixosa, Rafael Quaresma, explicou que o problema é que o consumidor compra o telefone e, como não traz carregador, é obrigado a comprar o acessório em separado. Para além disso, acrescenta que a alegada proteção do meio ambiente é relativa, pois a Apple não deixou de comercializar nem produzir este produto.

Assim, o juiz determinou que a marca da maçã teria que entregar, gratuitamente, um carregador à cliente num prazo de 10 dias corridos. Caso contrário, será aplicada uma multa diária de 200 reais até ao máximo de 5 mil reais (~31 euros até ~785 euros). Para já este é o primeiro caso conhecido de derrota da Apple na justiça de São Paulo por este motivo.

No entanto, esta decisão judicial abre precedentes para que outras pessoas que compraram um iPhone 12 sem carregador se possam também queixar na justiça.

Fonte: Pplware.

Apple lançará os AirPods 3 este ano e AirPods Pro 2 em 2023… dizem!

 A Apple tem um calendário muito próprio e com a introdução de mais produtos na categoria Música os dispositivos têm de arranjar espaço temporal para serem lançados. Assim, depois de já se falar há vários meses no lançamento dos AirPods 3, aparece agora um novo relatório que aponta os novos AirPods Pro 2 para o ano 2023.

O interessante no novo rumor é que este refere que os novos AirPods terão hastes mais curtas e os AirPods Pro 2 pode mesmo não ter hastes.

Imagem AirPods da Apple

Novos AirPods no radar da Apple para 2022

A Apple lançará a nova versão dos seus auscultadores iniciais, redesenhados, em 2021 e seguirá com uma nova versão dos AirPods Pro em 2022, de acordo com um novo relatório de Mark Gurman e Debby Wu da Bloomberg, citando pessoas “com conhecimento do assunto”.

Os novos AirPods terão hastes mais curtas, aproximando-os da aparência dos AirPods Pro. Além disso, a Apple estará a testar um design dos AirPods Pro que não têm hastes. As fontes da Bloomberg afirmam que o design sem haste aparecerá pela primeira vez nos auscultadores Beats, que serão anunciados em junho.

Os AirPods na linha convencional também irão ser alvo de um novo design na sua caixa de transporte e carregamento. Além disso, espera-se que os AirPods Pro incluam uma nova tecnologia de deteção de movimento que seria usada para monitorizar a condição física.

Se a ideia é pensar que a Apple irá renovar toda a linha, as indicações não apontam nesse sentido, isto porque não se espera tão cedo uns novos AirPods Max, lançados no final do ano que passou.

Imagem AirPods e AirPods Pro com novo firmware

A Apple classifica os AirPods como wearables (vestíveis), e coloca-os na mesma categoria de produtos como o Apple Watch. Cada vez que a Apple apresenta os seus ganhos trimestrais aos acionistas, esta categoria é uma das duas maiores áreas de crescimento para a empresa, junto com os serviços.

Aliás, se virmos os números apresentados, é fácil perceber que esta é uma categoria de sucesso. Atualmente a Apple arrecada 30 mil milhões de dólares por ano em receitas apenas com os wearables. Claro, ainda não superaram as receitas do iPhone, que ainda domina nos números da gigante de Cupertino. Apesar disso, esta rubrica já corresponde a cerca de 10% das vendas.

 

O segredo da data de lançamento dos auscultadores

No relatório não é apontada nenhuma data específica para a chegada dos AirPods 3, apesar de estarmos a breves dias do WWDC2021, um evento dedicado ao software e aos programadores. Posteriormente há o evento de outono, setembro ou outubro, onde são feitos os lançamentos do iPhone e Apple Watch.

No ano passado, no início de dezembro, a empresa de Cupertino lançou os AirPods Max. Poderá ser nesta altura que surge mais um produto da gama.

Imagem AirPods 3 da Apple

No entanto, os AirPods originais foram anunciados com o iPhone 7 e o Apple Watch Series 2 em setembro de 2016. Além disso, os AirPods Pro foram anunciados com um simples comunicado à imprensa, não tendo havido um evento ao vivo, em outubro de 2019.

Portanto… ainda está no segredo a data, o aspeto e outras novidades que poderão surpreender de novo o mercado Apple.

Fonte: Pplware.