8 de out. de 2020

Chip de segurança T2 da Apple tem falha de segurança que não poderá ser corrigida

 As medidas de segurança que a Apple aplica nos seus dispositivos assentam quase sempre em elementos de hardware específico e criado para o efeito. Temos esse cenário tanto no iPhone como nos próprios Mac, com chips dedicados.

No caso dos últimos, grande parte das proteções estão no já conhecido chip T2, onde a marca concentra muitas das funções de proteção dos seus sistemas. Este parece estar novamente com problemas, com uma falha de segurança grave descoberta e que aparentemente não pode ser corrigida.


Chip T2 tem problemas de segurança

O chip T2 da Apple tem estado em foco nos últimos dias. Este elemento de segurança da Apple para os seus computadores recebeu algo que muitos não julgavam possível. Tem jailbreak disponível pode assim ser alterado e receber novo software externo.

Por ser baseado no chip A10 da Apple, tem muitas semelhanças com o que existe no iPhone e como tal pode ser explorado também. É precisamente aqui que parece residir o seu maior problema, e que está a ser causa da falha de segurança.


Ferramenta de jailbreak usada para atacar

Segundo o que revelou a empresa de segurança ironPeak, recorrendo a uma combinação dois exploits é possível quebrar a proteção do chip T2. Depois deste passo dado, passa a ser possível instalar software no sistema operativo do T2 ou um simples keyloger.

Do que é revelado, bastará um cabo USB-C devidamente alterado para explorar a falha no chip T2. Além disso, é necessário estar a correr a versão 0.11.0 da ferramenta de jailbreak Checkra1n durante o processo de arranque do Mac.

T2 chip Apple falha segurança

Culpa é da Apple e poderá não ser corrigido

A falha aparenta ser culpa da Apple e de uma falha e esquecimento que deixou. Ao manter aberta uma interface de debug no chip T2, a Apple permite assim colocar o dispositivo em DFU (Device Firmware Update) sem autenticação.

Presente nos Mac desde 2018, esta falha tem assim uma plataforma vasta para ser explorada. No entanto, ao requerer o acesso físico aos equipamentos, poderá limitar a sua exploração pelos atacantes. Ainda assim, deve ser mantido o máximo cuidado ao ligar o Mac a qualquer cabo USB-C no arranque, mesmo que seja para carregar.

Fonte: Pplware.

Apple deve manter o notch pelo menos até o iPhone 13


 Faltando poucos dias para o anúncio do próximo iPhone, um especialista em vazamentos de produtos da empresa afirmou que a Apple deve manter o visual atual dos celulares pelo menos até 2021.

Segundo Ice Universe, que mantém uma alta taxa de acerto em palpites e previsões sobre a empresa, o "notch" deve permanecer nos aparelhos da companhia ao menos até o iPhone 13. A diferença é que ele será cada vez menos espesso — ou seja, mantendo os sensores alojados no topo do dispositivo, mas sem ocupar tanto espaço do painel.

A conta no Twitter até publicou uma ilustração de como seria o planejamento da empresa para a próxima geração de smartphones. Nesta altura, o modelo já deve ter alguns protótipos internos desenvolvidos.

Especulações anteriores confirmaram o "entalhe" no mesmo tamanho do anterior, enquanto alguns rumores indicam que o modelo Pro do iPhone 12 terá o componente reduzido. Parte da comunidade já esperava uma transição no design, talvez adotando o conceito de furo na tela de outros dispositivos recentes, por exemplo.

A família iPhone 12 será revelada oficialmente em 13 de outubro — confira aqui o que esperar do novo celular da Apple.

Fonte: Tecmundo.


iPhone 12 virá com leitor biométrico na lateral? Rumores dizem que sim

 A Apple anunciou ontem um evento para o próximo dia 13 de outubro. É verdade que não foi revelado o que a empresa de Cupertino irá apresentar, mas tudo indica que serão os novos modelos do iPhone 12.

Uma novidade recente, partilhada por vários canais, indica que o iPhone 12 virá com leitor biométrico na lateral. Será por causa das máscaras?

iPhone 12 virá com leitor biométrico na lateral? Rumores dizem que sim

Será já no próximo dia 13 de outubro que a Apple irá apresentar novidades. Tudo indica que será o iPhone 12 (nos seus mais diferentes modelos).

iPhone 12 com Touch ID na lateral?

Entretanto, várias fontes publicaram uma imagem do iPhone 12 com um leitor de impressões digitais Touch ID. Se até ao iPhone X este leitor de impressões digitais estava localizado no painel frontal, na zona inferior do dispositivo, agora o sensor de impressão digital está localizado no painel lateral, integrado no botão ligar/desligar.

Este tipo de tecnologia até já pode ser descabida em 2020 num equipamento topo de gama, uma vez que a Apple tem nos seus dispositivos a tecnologia Face ID. No entanto, com a pandemia é sem dúvida uma característica importante uma vez que o Face ID não funciona bem com a máscara colocada apesar de existirem algumas soluções.

iPhone 12 virá com leitor biométrico na lateral? Rumores dizem que sim

 

Por agora são apenas rumores, sendo que nada foi confirmado pela Apple. Além deste leito de impressões digitais, os novos equipamentos deverão também chegar com o SoC A14 Bionic da empresa e já com suporte para 5G.

Fonte: Pplware.

Facebook revolta-se contra as novas políticas de privacidade da Apple

 A Apple tem o seu foco na segurança e na privacidade do utilizador. Já alterou vários comportamentos de terceiros no seu ecossistema para assegurar que as empresas não abusam dos dados dos utilizadores e que só recolhem o que for autorizado. Quem não está contente com esta ação é o Facebook. Segundo um executivo da gigante das redes sociais, os negócios baseados em anúncios e publicidade estão “sob ataque” pelas mudanças de privacidade da Apple.

O iOS 14 é efetivamente o paradigma de uma significativa mudança dentro das políticas da Apple. Conforme temos visto, foram implementadas medidas que podem mudar profundamente alguns pilares da Internet.

Ilustração Privacidade do facebook no iOS 14 da Apple

Facebook diz que a Apple está a atacar os negócios da publicidade

De forma bem expressiva, o iOS 14 trouxe mudanças que dificilmente antevíamos há um ano. Se por um lado abriu mais os sistemas operativos aos programadores de empresas terceiras, por outro apertou mais ainda as regras que protegem a privacidade e a segurança dos clientes e utilizadores Apple. Como resultado, o grande player deste jogo da publicidade, o Facebook, parece não estar nada satisfeito com esta nova realidade.

Conforme temos visto, o Facebook tem reclamado com a Apple desde que a empresa introduziu um novo recurso de privacidade no iOS 14 beta. Assim, desde essa altura, o sistema operativo força os programadores a perguntar aos utilizadores antes de os rastrear durante a sua navegação pela Internet.

David Fischer, diretor de receitas do Facebook, disse agora que todos os negócios baseados em publicidade estão “sob ataque” pelas mudanças impostas pela Apple.

Conforme relatado pela CNBC, Fischer falou numa sessão virtual da Advertising Week nesta terça-feira sobre a vulnerabilidade a que o Facebook exposto a empresas como Apple e Google. Durante o seu discurso, o executivo da gigante das redes sociais argumentou que várias empresas estão a ser ameaçadas pelas novas regras de privacidade da Apple.

Imagem David Fischer, diretor de receitas de publicidade do Facebook

David Fischer, diretor de receitas do Facebook

 

Vender publicidade pode tornar o mercado Apple mais acessíveis a todos

Fischer também mencionou que o modelo de negócios da Apple consiste em vender “hardware de luxo” para quem pode pagar. Assim, ficou no ar a sugestão que os anúncios tornam os produtos e serviços mais acessíveis para todos. Isto é, a publicidade pode ser importante para pagar aos programadores que, desta forma, têm meios para oferecer os seus produtos.

A Apple, desta forma, tem nas mãos o poder de deixar florescer um negócio da publicidade ou de o estrangular, dado que não vive desse encaixe financeiro. Já o Facebook cada vez depende mais das receitas angariadas na publicidade.

Como tal, a Apple desenvolveu o iOS 14 que poderá trazer a todos um novo recurso de privacidade. Tal ferramenta dificulta as aplicações de vigiar e rastrear os utilizadores. Isto afeta diretamente as aplicações e os serviços que dependem da receita de publicidade – como qualquer aplicação do Facebook.

Este recurso ainda está em versão beta, e a Apple adiou a exigência de implementação deste novo recurso para 2021, após ouvir o feedback dos programadores.

 

Qual será o impacto desta medida se a Apple prosseguir?

Seguramente será de grande impacto, até pelo poder que os dispositivos Apple têm hoje em dia no mercado mobile e não só. Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, que referiu o assunto recentemente durante uma entrevista, as taxas de anúncios deverão cair em cerca de  50%. Esta quebra brutal de receitas será sentida quer nas empresas como o Instagram, Facebook e afins, como também nos criadores de conteúdo.

Contudo, pelo que se tem visto, pelo menos por agora, apesar do adiamento, a Apple não parece disposta a desistir das suas últimas decisões sobre os novos recursos de privacidade do iOS 14.

Fonte: Pplware.