São já muitos os indícios que referem um novo ecrã no Apple Watch Series 10. Agora, as novidades focam-se nas alterações levadas a cabo pela Apple relativamente ao painel OLED. As melhorias poderão prolongar substancialmente a vida útil da bateria.
Apple Watch pode otimizar o consumo de energia a partir do ecrã
A tendência dos utilizadores é dizer que as baterias têm de crescer, serem mais densas, para armazenarem mais energia. Contudo, a física é tramada e o que muitos acham ser a solução simplesmente não funciona. Por outro lado, as empresas dedicam-se a otimizar o que drena essa energia da bateria. A solução passa, em grande parte, por conseguir componentes mais otimizados, que consumam menos energia sem perder características. Esta parece ser a chave para o sucesso.
Partindo seguramente deste princípio, a Apple tem melhorado o ecrã do Apple Watch. Segundo temos visto, as novas tecnologias implementadas neste componente ajudaram a reduzir o consumo de energia do wearable ao longo do tempo. Para o dispositivo da Série 10, a empresa poderá marcar o lançamento como o relógio inteligente com melhor economia de bateria dentro da sua gama.
O relatório de terça-feira da The Elec afirma que a Apple usará uma nova tecnologia de Transístor de película fina (sigla TFT, em inglês: thin-film transistor) de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO) no ecrã OLED da Série 10, que o relatório acredita que será lançado no final de 2024.
Até agora, o uso de TFT LTPO foi aplicado apenas a alguns TFTs de comutação no painel do mostrador do Apple Watch, com o antigo LTPS usado para outros TFTs de comutação e TFTs de acionamento. Na nova versão, o LTPO será usado em mais TFTs.
Aparentemente, o LTPS continuará a ser utilizado, mas apenas nos TFTs restantes e nos circuitos fora da área de píxeis visíveis.
A mudança está a ser observada atentamente pelos produtores de ecrãs, devido à possibilidade de a utilização crescente da tecnologia mais recente ser alargada a outros dispositivos, como o iPhone. A Apple utilizou anteriormente a LTPO no Apple Watch antes de a aplicar ao iPhone, e poderá voltar a seguir o mesmo padrão.
Para o iPhone 16, espera-se que os modelos Pro e Pro Max usem TFTs LTPO, mas todos os quatro modelos do iPhone 17 poderiam usar a tecnologia.
Embora o The Elec não seja muito forte quando se trata de rumores sobre características de produtos, tem tendência a sair-se bem quando se trata de informações relacionadas com a cadeia de fornecimento. Tendo em conta o assunto, parece mais provável que a Apple esteja a investigar o aumento da utilização de TFT LTPO desta forma.
Fonte: Pplware.