6 de jul. de 2024

Apple vai declarar “vintage” três dos seus dispositivos mais icónicos

 Quando passam vários anos desde o lançamento de um produto Apple, a empresa de Cupertino tende a categorizá-los de duas formas para que os utilizadores saibam o status do dispositivo. Uma destas categorias é a dos produtos "vintage", e três novos dispositivos entraram na lista; três muito icónicos.

Como é que a Apple classifica os seus produtos?

A Apple classifica os seus aparelhos de quatro formas. Em primeiro lugar, os produtos que são novos e estão à venda, como o iPhone 15 e 14, o MacBook Air com M3 ou o novo iPad Pro. A segunda categoria é a dos dispositivos que foram oficialmente descontinuados, por exemplo, o iPhone 14 Pro ou o iPhone 13 Pro. Depois, há a categoria vintage e, por fim, a categoria obsoleta.

Especificamente, a Apple começou a considerar o iPhone X, o HomePod de primeira geração e os AirPods de primeira geração como vintage. Estes três dispositivos foram lançados entre 2016 e 2018, e foram descontinuados vários anos depois. No caso do HomePod, a empresa decidiu descontinuá-lo devido à baixa procura e de forma a focar-se noutros produtos - anos mais tarde, anunciou o HomePod mini.

O iPhone X foi o primeiro iPhone a abandonar o Touch ID, o sistema de desbloqueio por impressão digital da Apple, e os AirPods, que chegaram após o lançamento do iPhone 7, foram renovados várias vezes.

 

Poderão continuar a receber suporte, mas por pouco tempo

O facto de tanto o HomePod de primeira geração como o iPhone X e os AirPods de primeira geração serem considerados vintage significa que estes dispositivos são antigos e em breve deixarão de ser suportados.

No entanto, os utilizadores que possuam um destes três produtos poderão continuar a usufruir do suporte técnico da Apple durante os próximos dois anos, bem como do serviço de reparação em caso de falha de componentes ou do sistema, desde que haja peças disponíveis.

A categoria obsoleto significa que o produto é demasiado antigo - passaram 7 anos ou mais desde o seu lançamento - e não pode ser reparado ou suportado, obrigando praticamente o utilizador a comprar um novo dispositivo.

Fonte: Pplware.

Como utilizar as Indicações de movimento do veículo no iOS 18 para reduzir o enjoo

 Introduzido na última versão beta para programadores do iOS 18, a funcionalidade Indicações de movimento do veículo reduz o enjoo quando está a ler o iPhone em viagem. Veja como o pode ativar.

Imagem Mostrar indicações de movimento do veículo no iOS 18

Mais acessibilidade no iOS 18

Este é um efeito que acontece a muitas pessoas. Quando vai de carro, no autocarro, e está com o telefone nas mãos, ao tentar ler sente-se enjoado, mal disposto e é um efeito do movimento da viatura e da tentativa dos nossos olhos em focar o que estamos ver no ecrã.

Para atenuar ou resolver mesmo este efeito, a Apple anunciou originalmente no Dia Mundial de Sensibilização para a Acessibilidade, em maio de 2024, a nova funcionalidade.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:12

Chama-se Vehicle Motion Cues (em português Indicações de movimento do veículo) para iPhone vai ser conhecida como a grande ideia com pontos. Quando o iPhone se move, os pontos opcionais no ecrã também se movem, e é só isso. Mas é suficiente.

Se é suscetível a enjoos, estes são normalmente agravados pelo facto de ler um ecrã em vez de olhar pela janela do carro ou do comboio.

O problema é a desconexão entre o ecrã fixo que os seus olhos veem e o movimento físico do veículo que o seu corpo e a sua cabeça estão a sentir. Ao colocar pontos em movimento no ecrã, os seus olhos veem o movimento que o seu corpo está a sentir.

Em teoria, existem duas formas extremamente simples de ativar ou desativar a funcionalidade. Na prática, parece haver um erro na última versão beta que faz com que uma das formas ainda não funcione. Mas, parece-nos, o bug será corrigido antes do lançamento oficial.

Assim, quando estiver a funcionar, a forma mais simples de ativar a funcionalidade será através das Definições.

iOS 18: ativar Indicações de movimento do veículo nas Definições

  • Aceda a DefiniçõesAcessibilidade no seu iPhone;
  • Toque em Movimento;
  • Ativar Indicações de movimento do veículo.

Observe que, embora esta configuração não ative os sinais de movimento do veículo, ela desativará o recurso.

Esta é uma das razões para ter a certeza de que se trata de um erro, mas também existe a possibilidade de existirem outras opções, que ainda não aparecem nas Definições.

Como utilizar as sugestões de movimento do veículo na Central de controlo

  • Abra a Central de controlo no iPhone;
  • Toque no sinal de mais (+) no canto superior esquerdo;
  • Toque em Adicionar um controlo;
  • Na lista que aparece, desloque-se para baixo até Acessibilidade - visão;
  • Toque para selecionar Indicação de movimento de veículo;

Isto adiciona um botão para a funcionalidade à Central de controlo. Agora, quando desliza o dedo para baixo no iPhone, obtém isto e pode tocar no botão Indicações de movimento do veículo.

Quando o faz, tem três opções:

  • Ativo;
  • Apenas no veículo;
  • Desativado.

É uma pena que não possa tocar no ícone para ativar e desativar a funcionalidade, como acontece, por exemplo, com a lanterna. Mas essa opção central de "Apenas no veículo" significa que pode automatizar o momento em que se liga.

Possivelmente o iPhone irá ativar esta funcionalidade quando detetar que está a usar o equipamento dentro de um carro. Como acontece, por exemplo, com a opção Concentração "Conduzir". Tal como nesse caso, pode demorar algum tempo até que a funcionalidade Indicações de movimento do veículo reconheça o facto e se desligue.

Embora, ao contrário da função Não incomodar, a função Indicações de movimento do veículoseja tão fascinante que pode deixá-la sempre ligada. É extremamente inteligente a forma como a Apple conseguiu criar uma nova funcionalidade visual tão clara e marcante, sem interferir com o que está a tentar fazer no seu iPhone.

Fonte: Pplware.