Lançado no mês passado, o macOS Monterey trouxe dores de cabeça para muitos proprietários de Macs após a atualização, como a falha relacionada aos hubs USB. Outro problema foi o bug que inutilizou algumas máquinas equipadas com o chip de segurança T2, para o qual a Apple acaba de disponibilizar uma correção.
Segundo a Maçã, um número "muito pequeno de usuários" foi afetado pelo erro, que era relacionado ao firmware do chip T2. Ao atualizar para o macOS Monterey, esses dispositivos não funcionavam mais, sendo impossível até mesmo ligá-los, conforme as reclamações postadas no Twitter na última semana.
Para eliminar o problema, a empresa lançou uma versão atualizada do firmware do chip T2, devidamente corrigida. Com esse novo patch, os Macs não são mais bloqueados durante o update para a nova geração do sistema operacional, permitindo aos usuários realizar o procedimento sem temer a inutilização da máquina.
Desenvolvido para garantir recursos de inicialização seguros, armazenamento criptografado e segurança para dados do Touch ID, entre outros recursos, o T2 foi lançado no iMac Pro em 2017. Atualmente, as funcionalidades oferecidas por ele têm sido incorporadas ao chip Apple M1, fazendo a empresa deixá-lo de lado.
O que fazer com os Macs bloqueados?
Como se trata de uma correção preventiva, lançada para os Macs com chip T2 que ainda não foram atualizados para o macOS Monterey, o patch de correção não pode ser baixado nos equipamentos já afetados pelo bug, uma vez que a máquina não liga. Para estes casos, a recomendação é procurar o suporte da Apple em busca de assistência.
Além do iMac Pro 2017, o T2 está presente em modelos como iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2020), Mac Pro, Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro. A lista completa de dispositivos que trazem o processador pode ser conferida no site da Apple.
Fonte: Tecmundo.