A Netflix está correndo contra o tempo para implementar mudanças no seu
streaming, como o tão aguardado plano mais barato, com anúncios. Mas a
novidade deve ter uma contrapartida: assinantes desta modalidade podem
ser impedidos de baixar filmes e séries, para assistir offline. O bloqueio foi
encontrado pelo desenvolvedor Steve Moser, embutido no código do app.
Atualmente, qualquer assinante da Netflix, desde os pacotes mais básicos,
pode salvar conteúdos para assistir quando quiser em seu smartphone ou
tablet, mesmo sem conexão à internet. Mas isso pode mudar para quem
optar pelo plano com propaganda, que pode ser lançado ainda este ano ou
no início de 2023.
A nova polêmica surgiu a partir de um texto
escondido na estrutura do aplicativo para
iPhone (smartphone da Apple). Segundo
Moser, o conteúdo diz o seguinte:
"Downloads disponíveis em todos os planos,
exceto Netflix com anúncios".
O desenvolvedor ainda explica que o assinante
do pacote mais econômico poderá ter uma
experiência de configurações específicas.
Também está no código: "Só precisamos de
alguns detalhes para garantir que você receba
os anúncios mais relevantes na Netflix. Vai ser
muito rápido, prometemos".
Isso pode ser um balde de água fria para os assinantes quem quer pagar
menos, mas costumam usar o recurso de salvar filmes e séries
- por
exemplo, para acessar em momentos sem conexão ou não acabar com c
pacote de dados móveis do celular, como no trajeto para o trabalho, em
cidades com pouca cobertura, ou a até em viagens de avião.
Ainda não sabemos o quão mais barato será o novo formato com
propaganda, nem como ficará o preço das assinaturas já existentes do
streaming (básico, padrão e premium), sem anúncios
O site de notícias TechCrunch entrou em contato com a Netflix mas a
resposta foi vaga: "Ainda estamos nos primeiros dias para decidir como
lançar uma opção com preço mais baixo e suportada por anúncios e
nenhuma decisão foi tomada. Portanto, tudo isso é apenas especulação
neste momento", afirma um porta-voz.
Pacote com anúncios
A Netflix tem organizado uma sequência de medidas para se reestruturar
financeiramente. Com os novos concorrentes do mercado de streaming,
como Disney Plus, HBO Max e Apple TV, e com a perda de conteúdos de
peso, os números da companhia estão em constante queda nos últimos
meses.
Em julho deste ano, a Netlfix anunciou que perdeu quase um milhão de
assinantes. Atualmente, as ações da empresa estão valendo praticamente
metade do valor, se comparado com fevereiro deste ano.
Entre as mudanças de destaque, está a assinatura com intervenção de
anúncios. A empresa deu mais detalhes sobre o novo plano durante uma
conferência neste ano; o vice-presidente executivo, Ted Sarandos, afirmou
que o cronograma de publicidade dependerá do ritmo de conversão dos
assinantes para o pacote com propaganda.
Pelo jeito, a gigante do streaming começará lançando o plano econômico
"primeiro nos países que têm os mercados de anúncios mais maduros",
mas não entrou em detalhes de quais seriam. Sarandos também chegou a
confirmar que o novo pacote não deve incluir todo o conteúdo licenciado
do serviço, pois a Netflix ainda precisa negociar com as produtoras e
entender como ficaria a burocracia de oferecer conteúdos de terceiros,
como filmes e séries não-próprias, ao lado de divulgações pagas.
Fonte: Uol