5 de mai. de 2021

Apps para Android partilham 3 vezes mais dados dos utilizadores que as apps para iOS

 A Apple tem uma mão firme no que toca à sua política de segurança e privacidade dos dados dos seus utilizadores. Aliás, foi a empresa que decidiu mudar as regras para colocar nas suas mãos a decisão do que as apps podiam ou não recolher da utilização. Já no caso das apps para Android, há um estudo que diz que estas partilham 3 vezes mais dados do que as mesmas para iOS.

Era do conhecimento público que o Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS. Contudo, agora sabe-se que partilha mais dados de médio e alto risco.

Ilustração segurança apps iOS e Android

Apps iOS protegem 3 vezes mais os dados dos utilizadores

A equipa de testes de produtos da Me2B Allience auditou e analisou uma amostra aleatória de 73 aplicações móveis usadas ​​por 38 escolas em 14 estados dos EUA. No estudo foram abrangidas pelo menos meio milhão de pessoas (alunos, famílias, professores, auxiliares etc.) que usaram estas apps.

A investigação também mostrou que as aplicações para Android são três vezes mais propensas do que as apps iOS a enviar dados a terceiros, e são muito mais propensas a enviar dados a terceiros de alto ou muito alto risco. Isto é, 91% das aplicações Android enviaram dados de alto risco a terceiros, em comparação com apenas 26% das apps iOS. Além disso, 20% das aplicações Android enviaram dados de muito alto risco a terceiros, em comparação com apenas 2,6% das apps iOS.

A metodologia na base da auditoria da Me2B consistia principalmente em examinar o fluxo de dados das aplicações para fornecedores externos. Para tal, foram avaliados os kits de programador incluídos em cada software. A análise descobriu que a maioria (60%) das aplicações escolares enviavam dados dos alunos para uma grande variedade de terceiros.

Segundo os dados, as “empresas terceiras” incluíam plataformas de publicidade como as da Google, que recebiam cerca de metade (49%) dos dados enviados dos alunos. Além disso, o Facebook também estava na lista, usufruindo de 14% desses dados. Em média, cada app envia informação para 10,6 canais de dados de terceiros.

 

Apps escolares para Android partilham muito mais dados dos estudantes

Dois terços (67%) das escolas públicas da amostra enviaram dados das aplicações para terceiros. Esta descoberta é particularmente preocupante, pois as escolas públicas provavelmente utilizaram financiamento do Estado para desenvolver ou contratar o desenvolvimento das aplicações. Então, isto significa que os contribuintes provavelmente pagaram para financiar aplicações que enviam dados dos alunos para plataformas de publicidade online.

Além disso, as escolas públicas eram mais propensas a enviar dados dos alunos a terceiros do que as escolas privadas (67% contra 57% dos aplicações de escolas privadas).

Outra descoberta perturbadora das escolas públicas: 18% das aplicações das escolas públicas enviaram dados para o que a Me2B Alliance considera “terceiros de alto risco”. Ou seja, os dados sensíveis eram enviados a entidades que partilham esta informação com possivelmente centenas ou milhares de entidades em rede.

Por outro lado, nenhuma as aplicações das escolas particulares, auditadas neste estudo, enviou dados para terceiros de muito alto risco.

 

Apple apertou ainda mais o cerco aos dados partilhados sem conhecimento

Embora não tenha sido examinado em detalhes, a análise confirmou que os dados enviados a terceiros normalmente incluíam identificadores exclusivos (através de identificadores de publicidade móvel ou MAIDs), permitindo assim a construção de perfis dos alunos – incluindo menores de 13 anos – por plataformas terceiras de publicidade de eventos.

A Me2B diz que a nova estrutura App Tracking Transparency (Seguimento) da Apple e as mudanças no seu sistema IDFA (identificador móvel da Apple para anunciantes) reduzem o risco de construção de perfil que é descrito nesta investigação. Esta mudança aumenta a “lacuna de privacidade” entre as aplicações iOS e Android, embora possa não remover totalmente o risco de construção de perfil.

Fonte: Pplware.

Consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple

 A Apple criou uma forma de proteger a privacidade dos seus utilizadores das aplicações móveis. Chama-se App Tracking Transparency e coloca na mão do próprio consumidor a possibilidade de permitir ou reprovar que uma aplicação faça o seguimento dos seus passos. Estas informações recolhidas pelas apps têm como objetivo a venda dos dados a empresas de publicidade, com gigantes como a Google ou Facebook a faturar milhões. Os consumidores parecem estar a gostar desta medida da Apple.

iOS 14.5/iPad 14.5 está já nos iPhones e iPads e, segundo os dados da Axway, os consumidores estão a demostrar apoio à decisão da empresa californiana. O impacto nas contas dos gigantes da publicidade poderá ser significativo. Mas o braço de ferro continua.

Imagem do Facebook App Tracking Transparency da Apple

App Tracking Transparency da Apple abriu um novo caminho

Uma nova análise relacionada com os consumidores da Axway (uma plataforma global de gestão de APIs) revelou que as pessoas apoiam o maior controlo que dispõem agora sobre quem vê os seus dados pessoais. A análise teve como alvo o mercado gigante americano.

Segundo as informações, 74% dos americanos acham que a Apple (e outros) deveria impedir que os anunciantes monitorizem a sua atividade e preferências em diferentes aplicações se os anunciantes não obtiverem a sua permissão para o fazer. Por consequência, os consumidores apoiam o recurso App Tracking Transparency da Apple.

Os principais pontos da análise da Axway incluem:

  • 76% dos inquiridos disseram que as aplicações móveis devem informar quando e como estão seguir a nossa atividade e preferências em diferentes apps e sites;
  • 80% acham que as aplicações móveis deveriam ter a nossa permissão para fazê-lo;
  • 39% dariam autorização para as apps móveis e anunciantes seguirem as suas atividades e preferências em diferentes aplicações e sites;
  • Se as apps móveis e os anunciantes concordassem em permitir que os utilizadores optassem por sair a qualquer momento, mais de metade (52%) permitiria o seguimento de atividades e preferências em diferentes aplicações e sites.

 

Publicidade está agora com regras no iOS

Conforme referem os responsáveis da Axway, a Apple foi dura com este mercado, mas não foi desajustada.

A decisão da Apple é perturbadora, sim, mas também podemos considerá-la como o forçar para existirem boas decisões sobre a comunicação de dados do utilizador. E isso é bom para construir confiança, cria uma experiência mais positiva aos consumidores. A confiança pode ser aqui a sua vantagem competitiva, porque aqueles que já têm um bom nível de confiança com os seus clientes podem ser menos perturbados nos próximos meses.

Afirmou Shawn Ryan, vice-presidente de Visão e Estratégia da Axway.

Estes resultados foram produzidos pela Axway que levou a cabo o seu estudo entre 1.017 adultos dos EUA entre os dias 17 e 19 de abril de 2021. As respostas da investigação foram nacionalmente representativas da população dos EUA por idade, sexo, região e etnia. Portanto, nos próximos tempos vamos perceber, ao nível global, qual o impacto desta tecnologia no âmbito da publicidade online, dedicada às aplicações móveis.


Fonte: Pplware.

iPhone 13 Pro Max: protótipo revela possível design do aparelho


 Um protótipo do iPhone 13 Pro Max foi revelado pelo Unbox Therapy no YouTube. Embora não seja possível verificar a autenticidade, o exemplar analisado pelo apresentador Lewis Hilsenteger traz vários detalhes interessantes.

Com pequenas mudanças, o próximo smartphone da Apple é um pouco maior que o antecessor. Além de um notch menor na tela, ele apresenta faces laterais planas e uma porta lightning.

Certos aspectos do protótipo são parecidos com os rumores sobre o design do iPhone 13, como a mudança em relação à posição do alto-falante. Tal como, o notch é realmente menor com 26,31 mm de comprimento contra os 34,62 mm do antecessor.

Outro destaque é o visual da câmera com sensores maiores e um módulo que os projeta acima do corpo. Enquanto o modelo anterior tinha 14,1 mm de espessura na área da câmera, a versão 2021 terá 16,99 mm.

Apesar de não mostrar o protótipo ligado, boatos recentes indicam que as versões Pro do iPhone 13 terão tela OLED LTPO com taxa de atualização de 120 Hz. O display batizado de ProMotion deve ser fornecido pela sul-coreana Samsung.


iPhone 13 deve ser revelado no 2º semestre

Segundo o analista Daniel Ives, a Apple deve retornar às datas normais de lançamento dos novos iPhones em 2021. Com base nos dados da cadeia de suprimentos, ele prevê que os dispositivos chegarão às lojas em meados de setembro.

Entretanto, o especialista não descarta a possibilidade do lançamento do iPhone 13 em duas fases. Os modelos básicos estarão disponíveis em setembro, enquanto as versões Pro e Pro Max verão a luz do dia um pouco mais tarde.

Fonte: Tecmundo.