28 de abr. de 2024

Contas Apple ID perdem sessão e exigem a reposição da palavra-pass

 Como se diz na gíria, "algo errado não está certo" e este comportamento poderá indicar que a Apple precisou de proteger o seu sistema, obrigando alguns utilizadores a repor a sua palavra-passe do Apple ID. 

Imagem Apple ID sem sessão e a solicitar reposição da palavra-passe

Apple ID de alguns utilizadores comprometido?

O dia começou com alguns utilizadores a verem a sessão do seu Apple ID terminada e a mensagem para reporem a palavra-passe. Um comportamento que não é normal, e que poderá indicar algum problema. No entanto, não foi uma ação geral.

Segundo é reportado, os utilizadores visados afirmam que a saída súbita e inexplicável do Apple ID está a ocorrer em vários dispositivos. Quando tentam iniciar sessão novamente, a sua conta é bloqueada e é-lhes pedido que redefinam a palavra-passe para voltarem a ter acesso.

Esta situação conduziu a problemas adicionais com o Apple ID nos utilizadores que ativaram a proteção contra roubo de dispositivos e que estão longe de um local de confiança, bem como à redefinição de quaisquer palavras-passe específicas de aplicações previamente configuradas no iCloud.

Conforme podemos ver, as queixas dos utilizadores sobre o problema começaram a aparecer nas redes sociais no final do dia de ontem. Contudo, nesta madrugada foram aparecendo cada vez mais utilizadores sem acesso aos seus serviços.

A equipa do Pplware, até ao momento, não foi afetada com este problema. Também não foi reportada alguma falha pela página Web de Estado do Sistema da Apple.

Para já, a Apple não prestou qualquer esclarecimento. Atualizaremos a informação assim que houver novos desenvolvimentos.

Foi afetado/a pelo problema do Apple ID? Deixe-nos saber nos comentários.

Fonte: Pplware.

IA no iPhone? Apple voltou às negociações com a OpenAI para ter um chatbot no iOS 18

 Apesar de não estar ainda confirmado de forma oficial pela Apple, é certo que o iOS 18 deverá ter uma componente grande de IA. Este é o caminho que outros sistemas já tomaram e a criadora do iPhone irá seguir estas pegadas. Para materializar isso, a Apple terá voltado às negociações com a OpenAI para ter um chatbot no iOS 18, mas não ficará por aqui. 

Apple IA iPhone iOS 18

Apple está a negociar com a OpenAI

Apesar de se saber que a Apple está a tempo e recursos para criar o seu modelo de IA, a empresa parece estar ainda numa fase inicial. Esta é a razão pela qual se sabe que para cumprir a ideia de ter já uma versão com capacidades extra no iOS 18 terá de se associar a outros gigantes da indústria.

A mais recente informação, adiantada por Mark Gurman da Bloomberg, dá conta de que a criadora do iPhone estará de volta à mesa das negociações com uma das maiores empresas do ramo da IA. Falamos da OpenAI, que estará novamente em negociações com a Apple.

O resultado esperado é a chegada ao iOS 18 e ao iPhone de novas capacidades de IA, em especial um chatbot. Este tratará da interligação do sistema da Apple às capacidades que os utilizadores vão ter disponíveis. A Apple também está a construir os seus próprios modelos de linguagem para potencializar alguns recursos do iOS 18.

Grandes novidades no iPhone com o iOS 18

A Apple também estará em negociações com o Google para licenciar o Gemini, o chatbot de IA da empresa, para iOS 18. É relatado que estas negociações continuam a decorrer e tudo está ainda numa incógnita. A Apple não decidiu final que tecnologia quer usar. É concebível, diz Gurman, que a Apple acabe por licenciar tecnologia de IA de ambas as empresas ou de nenhuma delas.

Até agora, a Apple tem estado calada sobre os seus esforços de IA. Ainda assim deu dicas suficientes para mostrar que prepara alguma coisa. Quando a empresa anunciou os seus lucros em fevereiro, Tim Cook revelou que a Apple continua a trabalhar e a investir em inteligência artificial.

Ainda não está claro como serão os recursos de IA da Apple no iPhone e no iOS 18. A IA generativa ainda é notoriamente pouco confiável e propensa a inventar respostas. Propostas recentes com tecnologia de IA foram lançados com críticas desastrosas, enquanto outros ainda não provaram a sua utilidade.

Fonte: Pplware.

Porque é que um dos AirPods morre mais depressa do que o outro?

 Já alguma vez retirou os AirPods da caixa de carregamento e apercebeu-se que um está quase sem bateria e o outro está totalmente carregado? Há algumas razões para isso acontecer. Descubra quais.

 

Um dos seus AirPods morre mais depressa?

A razão mais comum são os problemas de contacto dentro da caixa de carregamento. Ao colocar os AirPods no interior da caixa, é possível que um deles não entre em contacto total com os pinos de carregamento, fazendo com que a bateria se esgote lentamente.

Para evitar isto, utilize um cotonete para limpar os pinos metálicos no interior da caixa, mesmo que não haja sujidade ou detritos visíveis. O mesmo se aplica aos próprios Airpods. Limpar a área de metal na haste evitará problemas de carregamento dentro da caixa.

Mas há outras causas possíveis para o carregamento irregular da bateria. Se um Airpod estiver configurado para utilizar a Siri, é provável que se esgote mais rapidamente do que o outro, uma vez que está a utilizar o microfone para ouvir os seus pedidos. Pode verificar e ajustar os detalhes de configuração dos Airpods nas definições do Bluetooth.

 

E quando fala com alguém?

Da mesma forma, quando estiver a usar os Airpods e alguém começar a falar consigo, preste atenção ao Airpod que retira. Repare que a maioria dos utilizadores retira um Airpod quando tem de falar com alguém e, normalmente, é sempre o mesmo.

Isto faz com que o Airpod que está no ouvido permaneça ativo enquanto o que foi retirado entra num modo de poupança de energia mais profundo. Estes fatores não só causam um consumo irregular imediato da bateria, como também uma degradação irregular a longo prazo.

Uma vez que as baterias dos AirPods são tão pequenas, minuciosas diferenças de utilização em cada uma delas podem ter um possível efeito na sua vida útil ao longo do tempo. Assim, após um ou dois anos em que um AirPod utiliza mais ciclos de carregamento do que o outro, as suas capacidades gerais serão diferentes, independentemente das suas definições.

A forma mais fácil de resolver este problema é pedir à Apple que substitua as baterias degradadas dos AirPods por cerca de 60 euros.

Fonte: Pplware.