Com o lançamento do watchOS 9, a Apple introduziu uma funcionalidade há muito solicitada para o Apple Watch: Modo de baixo consumo. Este modo ajuda a bateria do seu relógio a durar mais tempo antes de precisar de o carregar. A desvantagem é que algumas funcionalidades podem ficar desligadas, ou limitadas, ou até ter uma ação menos assídua.
A Apple define 18 horas de autonomia do Apple Watch com um conjunto de ações, que vão desde as medições constantes de saúde, até algum tempo com a app Treino a funcionar. Com este novo modo, a vida útil melhora alguma coisa. Vamos ver como podemos ativar este modo.
Dar mais vida à bateria do Apple Watch
A Apple afirma que um Apple Watch Series 8 pode ter até 36 horas de vida útil da bateria por carga quando utiliza o modo de baixo consumo (os modelos mais antigos também recebem este impulso), e para o Apple Watch Ultra, até 60 horas de vida útil da bateria por carga. Nada mau!
Assim, o que a empresa de Cupertino fez foi portar para os seus smartwatches o modo de baixo consumo que já existe no iPhone ou iPad. Isso permite poupar a vida da bateria destes dispositivos.
Como funciona o Modo de baixo consumo no watchOS 9?
Em primeiro lugar, desde que a Apple introduziu esta característica no watchOS 9, só está disponível para a Apple Series 4 e superior, Apple Watch SE, e Apple Watch Ultra. O Modo de baixo consumo não está disponível nos relógios que ficaram na versão watchOS 8 e inferiores, incluindo a Série 3.
Assim, para estes relógios, pode continuar a utilizar o Modo Poupança de Energia.
Apple Watch Series 3 ficou no watchOS 8 e não tem a opção Modo de baixo consumo, apenas Modo Poupança de Energia.
Partindo então para os Apple Watch que suportam o novo sistema operativo, vamos então ativar o Modo de baixo consumo.
Vamos à Central de Controlo, tocamos no ícone da percentagem de bateria e aí podemos ativar o Modo de baixo consumo. Também podemos ir a Definições > Bateria. Dentro temos um gráfico interessante, um botão que devem conhecer (Estado da bateria) e têm depois o slide Modo de baixo consumo.
Ao ativarmos este modo, temos 3 novas opções:
- Ativar
- Ativar durante...
- Fechar
Ora foi também aqui que a Apple colocou a informação sobre quais as funcionalidades que ficarão desativadas quando este modo de poupança de energia for ativado.
Usar as opções
Para ativar simplesmente o modo de baixo consumo, toque em Ativar. Se o ligar acidentalmente, toque em Fechar e o modo de baixo consumo não será ativado. Agora, se quiser que o seu relógio ligue automaticamente o modo de baixo consumo durante um dia, dois dias, ou até três dias, toque em Ativar durante... e escolha o seu intervalo.
Atualmente, não há forma de definir um temporizador manual ou de o definir para menos de um dia, como, por exemplo, durante uma hora ou para ou quando se deixa um local específico.
Como desligar o modo de baixo consumo no Apple Watch
O Modo de baixo consumo desliga-se automaticamente sempre que se carrega o relógio a 80% ou mais. Contudo, podemos também desligá-lo manualmente através da Central de Controlo e tocar em cima da percentagem > por baixo do nível de bateria, desligamos o Modo de baixo consumo!
Claro, também podemos ir a Definições > Bateria e dentro desligar a opção Modo de baixo consumo.
Mas qual é a ação prática deste Modo de baixo consumo?
Segundo a Apple:
Esta ação permite poupar bateria ao desativar a opção de ecrã Sempre ligado e limitando os sensores e as ligações móveis e Wi-Fi do Apple Watch.
As notificações recebidas poderão ser apresentadas com atraso. Serão desativadas funcionalidades como:
- Medições de frequência cardíaca em segundo plano;
- Avisos de frequência cardíaca;
- Avisos de ritmo cardíaco irregular:
- Medições de oxigénio no sangue.
No que toca às notificações, importa salientar que como o Modo de baixo consumo afeta as ligações de rede, o Apple Watch tenta recuperar notificações uma vez por hora, em vez de o fazer continuamente quando não estiver no alcance do Bluetooth do iPhone emparelhado.
Isso significa que iremos ainda recebe notificações, incluindo notificações push das aplicações de terceiros, no Apple Watch, e elas chegam em tempo real quando tivermos o relógio ao alcance do iPhone.
Fonte: Pplware.