9 de fev. de 2025

Apple Convites: já conhece a nova aplicação da Apple?

 A app Apple Convites é uma nova aplicação para iPhone que foi lançada ontem. Traz algumas funcionalidades que podem ser muito interessantes. Vamos explicar para que serve esta aplicação.

Apple Convites

A Apple lançou recentemente a app “Apple Convites”, uma aplicação destinada a facilitar a criação e gestão de convites digitais para eventos.

Com esta app, pode personalizar os seus convites, gerir confirmações de presença (RSVP) e até colaborar em álbuns de fotos e playlists musicais com os seus convidados.

O que diz a Apple sobre esta nova ferramenta:

Crie convites únicos e reúna pessoas para os momentos mais emocionantes da vida. Personalize o fundo dos convites com uma fotografia da sua fototeca, ou escolha um fundo de emoji para dar vida ao seu evento.

Veja facilmente quem vai participar e nunca perca um momento importante adicionando um álbum partilhado diretamente ao evento. Quer esteja a participar ou a organizar o evento, a aplicação Convites torna tudo mais fácil.

  • Criar convites impressionantes:
    • Escolha um fundo entre as opções disponíveis ou escolha uma fotografia da sua fototeca para atrair a atenção das pessoas convidadas.
    • Personalize o tipo de letra do convite à sua medida.
    • Mapas e o estado do tempo são adicionados automaticamente para que as pessoas convidadas tenham toda a informação necessária.
  • Convidar e gerir as respostas aos convites:
    • Envie convites com apenas uma hiperligação através de qualquer plataforma de mensagens.
    • As pessoas convidadas podem responder aos convites na aplicação no iPhone ou na web com qualquer dispositivo.
    • Mantenha todas as pessoas convidadas atualizadas sobre qualquer aspeto de última hora publicando uma mensagem pública no evento.
  • Animar a festa com música e recordar com fotografias:
    • Adicione uma lista de reprodução colaborativa para que as pessoas convidadas possam ouvir as músicas de que mais gostam na festa.
    • Inclua um álbum partilhado para que todos possam adicionar as fotografias favoritas do evento.
    • O acesso às listas de reprodução colaborativas e aos álbuns partilhados é concedido automaticamente às pessoas convidadas para o evento.
  • Requisitos:
    • A aplicação Convites Apple está disponível para todos os modelos de iPhone com iOS 18 ou posterior.
    • Para colaborar em listas de reprodução de Apple Music, é necessário ter uma assinatura de Apple Music.
    • Qualquer pessoa pode responder aos convites. Para criar convites, é necessário ter uma assinatura de iCloud+.

Portanto, para além das muitas funcionalidades e de ser gratuita para download, a criação de convites requer uma subscrição do iCloud+, que começa nos 0,99€ por mês. Já os convidados não precisam de ter uma conta Apple ou uma subscrição do iCloud+ para responder aos convites.

Atualmente, a aplicação está disponível para iPhones com iOS 18 ou superior e pode ser acedida também através do site icloud.com/invites.

Esta iniciativa da Apple surge como concorrente de serviços já existentes, como o Partiful, oferecendo uma solução integrada para utilizadores do ecossistema Apple.

Fonte: Pplware.

Malware na App Store afeta o iPhone! Android também não escapa a este ataque

 Não é normal surgir malware na App Store e que possa afetar o iPhone. Esta ideia cai agora por terra, segundo a descoberta de malware na loja de apps da Apple. Esta campanha quer roubar dados dos utilizadores ao ler imagens presentes na galeria. O ataque também parece afetar os smartphones Android.

iPhone malware Android ataque imagens

Malware na App Store afeta o iPhone

Embora nenhum sistema operativo seja imune a ameaças, é mais comum que as aplicações com software malicioso cheguem à Play Store da Google. Foi descoberta uma campanha de malware chamada SparkCat que distribui apps com malware para roubar imagens em galerias de telefones na esperança de encontrar frases de recuperação para aceder a carteiras de criptomoedas e roubar fundos.

A campanha tem como alvo os utilizadores de Android e iPhone através de canais oficiais e não oficiais. As apps infetadas foram descarregadas mais de 242 mil vezes do Google Play por utilizadores do Android. Embora não se saiba quantos utilizadores do iPhone foram vítimas dos mesmos, o facto de as aplicações terem chegado à App Store é notável, uma vez que nunca tinham sido encontradas aplicações destas na loja de apps Apple.

iPhone malware Android ataque imagens

O malware utiliza um plug-in OCR feito com a biblioteca ML Kit da Google para ler textos de imagens. As imagens que contêm palavras-chave relevantes são enviadas de volta para os criminosos responsáveis ​​pelo malware. Enquanto o malware procura frases de recuperação de carteira de criptomoedas, também pode reconhecer outras informações confidenciais em imagens, como mensagens ou palavras-passe capturadas em capturas de ecrã.

Android também não escapa a este ataque

Algumas das aplicações infetadas identificadas pela incluem a aplicação de entrega de comida ComeCome, o ChatAi e as aplicações de mensagens WeTink e AnyGPT. Algumas das aplicações continuam disponíveis no Google Play e na App Store.

iPhone malware Android ataque imagens

O malware está ativo desde março de 2024. As aplicações afetadas foram difíceis de identificar, uma vez que não se comportavam necessariamente de forma suspeita. A sua utilização para a funcionalidade pretendida foi o suficiente para desencadear o malware sem exigir permissões excessivas. A campanha parece ter como alvo principalmente os utilizadores de Android e iPhone na Europa e na Ásia.

Quem tiver alguma destas apps no seu smartphone, deve garantir de que as elimina. Para se manter protegido contra malware como estes ataque, deve ser evitado guardar capturas de ecrã com dados confidenciais na galeria do telefone.

Fonte: Pplware.

iOS 18.4 beta trará boas novidades às capacidades da Siri e ao português

 A Apple deverá lançar na próxima semana a primeira beta do iOS 18.4. Nesta versão, espera-se que a empresa traga mais capacidades à Siri potenciadas pela IA e que traga o português!

Estará aquém a Apple Intelligence no iOS

Desde que a Apple lançou o iOS 18.3 ao público no final de janeiro, temos estado à espera do anúncio da primeira versão beta do iOS 18.4 - que deverá trazer grandes atualizações da Siri e mais funcionalidades da Apple Intelligence.

Segundo informações partilhadas pelo analista da Bloomberg, Mark Gurman, esta atualização estará disponível "muito em breve" para os programadores.

iOS 18.4 em breve e com "mais novidades"

Mais especificamente, Gurman sugere que o primeiro beta do iOS 18.4 será lançado para os programadores em "meados da próxima semana e o início da semana seguinte".

No ano passado, o iOS 17.4 beta 1 foi lançado a 25 de janeiro. No entanto, o primeiro beta do iOS 16.4 foi lançado a 16 de fevereiro.

Com o iOS 18.4, espera-se que a Apple finalmente introduza atualizações há muito esperadas para a Siri em dispositivos compatíveis com a Apple Intelligence.

Estas incluem a compreensão do contexto pessoal, a perceção no ecrã e a capacidade de controlar aplicações.

Espera-se também que a atualização adicione Notificações Prioritárias, que destacarão automaticamente notificações específicas com a ajuda da IA.

Apple abre Apple Intelligence ao português

Uma boa novidade é a confirmação da Apple que refere a expansão do suporte da Apple Intelligence para mais idiomas pela primeira vez com o iOS 18.4.

Entre os novos idiomas suportados estarão o português, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol, chinês e vietnamita.

É também provável que o iOS 18.4 adicione novos emojis, que já foram revelados pelo Consórcio Unicode. Os novos emojis incluem uma impressão digital, rosto com bolsas sob os olhos, harpa, raiz vegetal, árvore sem folhas, salpicos e uma pá.

Esta é uma boa notícia e, sobretudo, uma luz ao fundo do túnel... em relação à proibição da UE à IA da Apple.

Fonte: Pplware.