Com o sucesso que o ChatGPT tem, é inevitável que empresas como a Apple queiram estar presentes. A Microsoft já garantiu o seu lugar e agora parece ser a gigante de Cupertino a querer assumir a sua posição. A empresa quer trazer algo semelhante ao ChatGPT para a Siri e já trabalha em soluções de IA próprias.
A Apple quer o ChatGPT e a IA na Siri
Foi no mês passado que a Apple realizou o seu evento anual de Inteligência Artificial (IA), dedicado aos seus funcionários, onde terá revelado os seus planos para o futuro e como tem estado a avaliar as soluções neste campo, para conseguir fazer frente ao ChatGTP e a outras soluções.
Do que é avançado, a Apple quer ter a sua solução, integrada com os seus serviços e com um alvo em particular. Falamos da Siri, que mesmo com todas as suas funcionalidades tem lacunas grandes no que toca a realizar tarefas, isto comparado com a concorrência.
Nesse evento, a Apple terá mostrado como pretende integrar os mecanismos de IA na Siri e assim dotá-la de uma inteligência maior. Não ficou claro se a empresa irá integrar soluções como o GPT da OpenAI ou se irá desenvolver as suas soluções próprias.
Resolver primeiro os problemas da assistente
Esta integração, e a mudança na Siri apresentam desafios grandes para a Apple. Todo o conceito da sua assistente virtual está focado em dados concretos e não em contextos, algo essencial e que o ChatGPT tem já. Além disso, há o processo de transcrever a comunicação falada para texto, algo que requer níveis de processamento elevado.
Informações recentes revelam ainda que o código em que a Siri assenta não está otimizado, sendo complicado qualquer adaptação. Informações de ex-funcionários da Apple revelaram que esta assistente virtual tem um "design pesado" e que é morosa qualquer alteração.
Neste momento, a Micrsoft tem uma posição única neste novo mercado e empresas como a Apple, a Google e outras precisam de reavaliar posição face à IA e ao que esta oferece, para assim não perdem o seu espaço e ficarem atrasadas.
Fonte: Pplware.