12 de jan. de 2023

Apple pode lançar MacBooks com telas OLED touchscreen


 Apple pode estar desenvolvendo notebooks Mac com telas touchscreen. Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a big tech também estuda lançar os futuros computadores com painéis OLED.

Com base em relatórios internos, o primeiro Mac com display sensível ao toque será uma atualização do MacBook Pro. Fontes da indústria sugerem que o modelo pode chegar ao mercado em 2025.

O MacBook Pro com tela touchscreen deve manter o formato tradicional de um notebook, trazendo teclado e trackpad padrão. Semelhante ao iPhone e ao iPad, apenas o display seria sensível ao toque com suporte a ações por gestos.

Na parte de software, as fontes acreditam que a Apple não deve “unir” os sistemas operacionais do iPad e do Mac. Então, o primeiro MacBook touchscreen deve usar uma versão regular do macOS.

Também como parte da atualização, o MacBook Pro pode ser lançado com tela OLED com maior brilho e cores aprimoradas. Então, a Apple deve substituir os displays LCD usados nos modelos mais recentes.

Para mais, Gurman diz que os painéis touchscreen com tecnologia OLED devem ser usados em outros notebooks da marca. Entretanto, os futuros laptops ainda não têm previsão de lançamento.


Mudança importante

Por muitos anos, a Apple rejeitou a ideia de lançar um notebook com tela sensível ao toque. No passado, o cofundador Steve Jobs disse que esse seria um conceito “ergonomicamente terrível”.

Além disso, a marca sempre recomendou o iPad como uma opção para quem buscava um “computador com touchscreen”. Internamente, os executivos acreditavam que os notebooks com a tecnologia poderiam afetar as vendas de tablets.

Contudo, os computadores Macs se tornaram uma fonte de renda superior aos iPadsnos últimos anos. Bem como, os laptops com telas touchscreen dos concorrentes teriam forçado a Apple a seguir a recente tendência.

Vale citar que o MacBook Pro estreou com o recurso Touch Bar em 2016. A faixa sensível ao toque em cima do teclado era usada para controlar algumas funções, mas não foi amplamente adotada pelos usuários e, depois, foi retirada dos modelos lançados em 2021. Em 2022, com o lançamento do chipset M2, a Apple lançou uma nova versão do computador com a tecnologia.

Fonte: Tecmundo.