A pandemia de COVID-19 tem trazido muitos problemas para além dos associados à saúde. Todos os países onde estas medidas de confinamento estão ou estiveram ativas tiveram de adaptar as suas linhas de produção e até interromper desenvolvimentos de novos produtos.
Uma das mais importantes, e que mais conversa tem gerado, está com a Apple e o seu futuro iPhone. Tudo tem apontado para que este novo smartphone venha a ser adiado, existindo agora uma primeira quantificação do valor de perda. Vão ser muitos milhões de dólares perdidos.
Adiar o lançamento do iPhone terá um custo elevado
Apesar de estar já a ser desenvolvido, o iPhone 12 ainda não estará terminado e depende ainda de quem o está a desenhar. Com todos os problemas que afetaram a China, é normal que estes processos tenham sido deslocados no tempo.
Assim, e como tem vindo a ser revelado, o mais provável é que a Apple decida adiar o lançamento do seu próximo iPhone. Isso trará, naturalmente, uma perda grande para a Apple, que terá de reagir de várias formas.
Vários fatores levam a esta decisão da Apple
Do que a Goldman Sachs revelou agora, este valor de perda da Apple poderá ascender aos 18 mil milhões de dólares. Este valor deverá corresponder depois a uma quebra de vendas que deverá rondar os 14% na comparação anual.
Este adiar poderá ter vários fatores. Em primeiro lugar, a própria Apple tem os seus funcionários em casa, o que dificulta o desenvolvimento do iPhone. Por outro lado, também os fornecedores de componentes podem ter dificuldade em encontrar mão de obra especializada e em reestabelecer os seus stocks.
Muitos milhões se vão perder com esta decisão
Há ainda quem adiante outro fator para este adiamento. Com taxas de vendas a diminuir, fruto da pandemia, a Apple poderá simplesmente decidir não lançar o seu novo iPhone. Se os consumidores tiverem limitações monetárias, o smartphone não se venderá.
Depois de vermos a quebra prevista para o trimestre atual, é normal que as empresas tecnológicas reajam. A Apple poderá ter de baixar o preço do iPhone ou simplesmente adiar o seu lançamento. Esta decisão terá um custo grande para a Apple, mas é algo que a empresa conseguirá suportar.