Não há dúvida que a Apple criou uma rede poderosa de localização de objetos. Apesar dos AirTags serem apontados como os dispositivos que estão no foco desta rede, para o bem e para o mal, a verdade é que há já um grande leque de outras etiquetas e dispositivos a fazer o mesmo serviço. Claro, o lado negro da força está sempre à espreita de poder tirar proveito destas tecnologias úteis e a Apple no iOS 15.4 beta 4 adiciona alertas anti-perseguição.
Na versão beta que lançou ontem, os utilizadores têm agora mais opções para a rede Encontrar.
A rede Encontrar é de tal forma tentacular que pode ser usada para encontrar um iPhone roubado e que esteja desligado. Pode ser usada para encontrar outros dispositivos Apple, como os AirPods, e até pode ser usada para encontrar os AirTags e outros gadgets com a mesma tecnologia.
Mas, e se estes gadgets forem usados para perseguir pessoas?
Pois, esse tem sido o problema. A rede é de tal forma eficaz e capaz que há quem tenha já usado os AirTags para perseguir pessoas e objetos, havendo mesmo condenações com penas de prisão. Estes casos estão a obrigar a Apple a desenvolver mecanismos que protejam as pessoas.
Assim, com o lançamento do iOS 15.4 beta 4 a aplicação Encontrar traz novas configurações de notificação que permitem que os utilizadores alterem opções específicas para Encontrar e Seguir separadamente.
Além disso, a Apple também deixa mais claro qual tipo de acessório detetado a mover-se com alguém (por exemplo, especificando que se trata de um par de AirPods).