2 de set. de 2025

Como um AirTag ajudou um homem a recuperar a sua bagagem roubada (no próprio aeroporto)

 Com as malas perdidas a serem um potencial problema das viagens de avião, usar um AirTag para estar a par da sua localização pode ser inteligente. De facto, neste caso, foi. Um homem colocou o dispositivo na sua mala de porão e foi graças a ele que descobriu que a sua mala tinha sido roubada no próprio aeroporto.

AirTag na mala de Daniel Scott

A utilidade do AirTag vai além das chaves de casa ou do carro, podendo o dispositivo ser colocado em muitos outros pertences, de modo a assegurar que não saem do radar do utilizador.

Pela confusão no aeroporto que anteviu, por estar a viajar no fim de semana do Labor Day, nos Estados Unidos, um homem de West Hollywood decidiu colocar uma AirTag na sua bagagem.

AirTag ajudou a localizar uma bagagem roubada

Depois de um longo voo de Salt Lake City, na semana passada, Daniel Scott dirigiu-se para a zona da recolha de bagagens para não encontrar a sua… Nem ele, nem os funcionários do aeroporto.

Entretanto, quando Daniel Scott verificou o seu smartphone para rastrear o AirTag que tinha deixado na sua bagagem, percebeu que ela se movia em direção ao estacionamento de veículos partilhados, saindo do aeroporto.

Comecei imediatamente a correr para o estacionamento da Uber. Quando cheguei lá, vi que ela continuava a mover-se e tinha atravessado a rua. Naquele momento, pensei que alguém tinha, com certeza, roubado a minha mala.

Descreveu Scott, conforme citado pelo NBC4 Los Angeles, contando que o AirTag parou a 800 metros de distância, num prédio abandonado e fechado com tábuas.

Daniel Scott com o jornalista Alex Rozier, para a NBC4 News, em frente ao edifício para o qual a sua bagagem foi levada. Imagem: Captura de vídeo da NBC4 Los Angeles

Após ser contactada, a polícia chegou e iluminou o interior do prédio, através de uma janela. Por ali, Daniel Scott viu o ladrão com os seus sapatos, camisa e calças.

Depois de a polícia evacuar o prédio, detendo várias pessoas, Scott encontrou a sua bagagem cortada e as suas roupas espalhadas pelo edifício. Ainda assim, revelou estar contente por ter recuperado cerca de 90% do conteúdo da mala.

Perante a sua experiência, Scott aconselhou todos os viajantes a usarem dispositivos como o AirTag, por forma a assegurar que localizam a sua mala, caso seja necessário.

Fonte: Pplware.

É desta que a Apple elimina o cartão SIM físico na Europa?

 Tendo em conta uma recente partilha feita por uma fonte familiarizada com o tema, especula-se que a Apple vai eliminar a porta física do cartão SIM dos iPhones em mais países, nomeadamente europeus, ainda este ano.

Nos Estados Unidos, todos os modelos do iPhone 14 e mais recentes não possuem porta para o cartão SIM. Em vez disso, dependem da tecnologia digital eSIM.

Na altura, aquando do lançamento da série iPhone 14, em 2022, a Apple promoveu os eSIM como mais seguros do que os cartões SIM físicos, uma vez que não podem ser removidos de um dispositivo perdido ou roubado.

Além disso, uma vez que a Apple oferece suporte para vários eSIM, o utilizador pode geri-los ao mesmo tempo, eliminando a necessidade de comprar, transportar e trocar cartões SIM durante viagens, por exemplo.

Apesar de a empresa ainda não ter eliminado a porta para cartões SIM em nenhum outro país, especula-se que irá fazê-lo este ano.

 

iPhone na Europa poderá perder porta para cartão SIM

Uma fonte familiarizada com o assunto partilhou que os funcionários de retalho dos revendedores autorizados da Apple na União Europeia estão a ser obrigados a concluir uma formação relacionada com iPhones com suporte eSIM até sexta-feira, dia 5 de setembro, quatro dias antes do lançamento da série iPhone 17.

Conforme avançado pela MacRumors, as informações sobre a formação estão disponíveis na aplicação SEED da Apple, utilizada por funcionários das Apple Stores e revendedores autorizados da empresa em todo o mundo.

No próximo ano, no entanto, a Apple planeia eliminar os SIM físicos em mais países, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto.

Escreveu o The Information, no ano passado, não detalhando os modelos de iPhone que poderiam perder a porta para o cartão SIM nem os países.

Operadoras que suportam eSIM no iPhone em Portugal

A Apple tem uma página de suporte com uma lista das operadoras de cada país que suportam eSIM. Segundo essa lista, em Portugal:

  • Operadoras móveis que suportam a ativação do eSIM pela operadora - a operadora pode atribuir um eSIM ao iPhone digitalmente no momento da compra ou fornecer um eSIM mediante solicitação.
    • MEO
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam a transferência rápida do eSIM - o utilizador pode transferir o seu número de telefone do iPhone anterior para o novo sem contactar a operadora. Além disso, pode converter o cartão SIM físico num eSIM.
    • MEO
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam outros métodos de ativação do eSIM - operadoras que suportam outras formas de ativar o eSIM no iPhone, como digitalizar um código QR ou utilizar uma aplicação da operadora.
    • MEO
    • NOS
    • Vodafone
  • Operadoras móveis que suportam a ativação do eSIM em planos pré-pagos para viajantes internacionais - quando viajar, o utilizador pode manter-se em contacto através de um plano de roaming internacional da operadora atual. Alternativamente, estas operadoras disponibilizam planos pré-pagos caso o utilizador deseje uma linha local enquanto viaja internacionalmente.
    • NOS
    • Vodafone
Fonte: Pplware.

Função de Deteção de acidentes do iPhone salva adolescente que adormeceu ao volante

 Provavelmente não é a primeira vez que lê sobre um iPhone a ligar automaticamente para o 112 após um grave acidente de viação, mas histórias como esta continuam a impressionar. Veja o vídeo abaixo e perceba como funciona a deteção de acidente da Apple.

Imagem deteção de acidente no iPhone e Apple Watch

Deteção de acidentes do iPhone volta a salvar vidas

A Deteção de acidentes (Crash Detection) é uma funcionalidade de segurança que a Apple introduziu no iPhone 14 e em alguns modelos de Apple Watch. O objetivo é identificar automaticamente se o utilizador esteve envolvido num acidente grave de viação e, caso não haja resposta, contactar os serviços de emergência.

Segundo noticiou a WFMJ, no início deste mês, Lindsay Leskovac, de 16 anos, adormeceu enquanto conduzia para casa tarde da noite.

Acabou por despistar-se com o seu carro, sofreu múltiplas fraturas, incluindo nas duas pernas e na coluna cervical, e perdeu a consciência.

Ao detetar o acidente, o iPhone ligou automaticamente para o 112 e enviou uma equipa de socorro para o local.

A mãe, que desconhecia a função de deteção de acidentes, afirmou que esta funcionalidade do iPhone provavelmente salvou a vida da filha.

A pessoa dos Bombeiros e Resgate disse-me que o 112 tinha informado que o telefone é que tinha iniciado a chamada. Então investiguei melhor para perceber exatamente quem tinha feito a chamada e como aconteceu. Descobri que os iPhones, se for um 14 ou mais recente, e ela tem o iPhone 14, têm uma função automática de deteção de acidentes, desde que a opção esteja ativada.

A mãe apelou ainda aos utilizadores para confirmarem que a funcionalidade está ligada.

Fonte: Pplware.

Dica: como encontrar seu iPhone perdido mesmo no modo silencioso

 Perder o telemóvel em casa é uma situação frustrante, mas o desespero aumenta quando nos lembramos que o deixámos no modo silencioso. Felizmente, o iPhone tem uma funcionalidade que pode ser a solução para este problema.

"Contorne" o modo silencioso

A maioria dos sistemas operativos móveis, como o iOS e o Android, inclui uma funcionalidade que permite que chamadas de contactos específicos ignorem o modo silencioso ou de concentração.

Esta ferramenta foi pensada para situações de emergência, garantindo que nunca perde uma chamada verdadeiramente importante.

Ao configurar um contacto de confiança - como alguém que viva consigo - para ter acesso de emergência, o seu telemóvel irá tocar ou vibrar quando essa pessoa lhe ligar, mesmo que todas as outras notificações estejam silenciadas.

Como configurar o acesso de emergência no iPhone

O processo de configuração é bastante simples e rápido. Siga estes passos para ativar a funcionalidade no seu dispositivo:

1. Abra a aplicação "Contactos" no seu iPhone.

2. Procure e selecione o contacto de uma pessoa que viva consigo ou alguém de extrema confiança.

3. Clique na opção para editar os detalhes do contacto ("Editar").

4. Procure a opção "Toque" e aceda às suas definições.

5. Nesse menu, deverá encontrar uma opção denominada "Aviso de emergência" ou uma designação semelhante. Ative-a.


📝 Após guardar as alterações, as chamadas recebidas desse contacto específico farão o seu iPhone tocar, independentemente do modo de som em que se encontra. Desta forma, da próxima vez que não encontrar o seu smartphone em casa, basta pedir a essa pessoa para lhe ligar e poderá encontrá-lo através do som da chamada.

Fonte: Pplware.