26 de nov. de 2024

Cade determina que Apple deve permitir pagamentos por fora da App Store no Brasil


 A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) determinou na segunda-feira (26) que a Apple flexibilize as políticas de pagamentos em aplicativos disponíveis na App Store. A empresa está sendo investigada por supostas práticas antitruste e venda casada.

Essa medida é resultado de uma denúncia feita pelo Mercado Livre em 2022, acusando a gigante de Cupertino de impor restrições à distribuição de produtos digitais e compras em apps. Conforme a reclamação, a dona do iPhone impede os desenvolvedores de redirecionar os compradores para links externos.

A Apple também é investigada em outros países por práticas antitruste semelhantes às denunciadas no Brasil. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
A Apple também é investigada em outros países por práticas antitruste semelhantes às denunciadas no Brasil. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

Dessa forma, os responsáveis pelos apps são obrigados a usar o sistema de pagamento fornecido pela própria Apple. Isso vale para compras de apps, jogos, itens em jogos, filmes e livros, entre outros produtos e serviços, bem como para assinaturas, criando uma grande dependência do ecossistema da gigante da tecnologia.

Segundo a denúncia da varejista, tal mecanismo reduz a concorrência e aumenta os custos dos desenvolvedores, uma vez que a Apple cobra taxas de até 30% sobre cada transação realizada na loja oficial de apps. Por causa dessa prática, a companhia também vem sendo investigada por órgãos antitruste de outros países.

Prazo e multa por descumprimento

De acordo com a decisão do Cade, a Apple terá que permitir aos desenvolvedores a adição de ferramentas para que os usuários realizem compras de produtos e/ou serviços fora da App Store. Para tanto, eles poderão usar links redirecionando os clientes para sites externos, por exemplo.

Além disso, a big tech deverá liberar a oferta de outras opções de pagamentos dentro dos aplicativos, em vez de disponibilizar apenas o seu próprio método de recebimento. Ela terá um prazo de 20 dias para cumprir as medidas, podendo ser multada em R$ 250 mil por dia se não seguir as determinações.

“A ação visa proteger o bem-estar coletivo, o interesse público e a livre concorrência no mercado e tem previsão na legislação. Essa medida pode ser adotada quando houver indício ou fundado receio de que empresas investigadas, direta ou indiretamente, causem ou possam causar ao mercado lesão irreparável ou de difícil reparação, ou torne ineficaz o resultado do processo”, explicou o órgão.

Por enquanto, a Apple não se manifestou a respeito do caso.

Fonte: Tecmundo.

25 de nov. de 2024

Santiago Bernabéu Infinito: Florentino Pérez quer os Apple Vision Pro para ver o Real Madrid

 Assistir a um jogo no Santiago Bernabéu a partir do sofá de casa pode deixar de ser um sonho distante. Florentino Pérez quer utilizar os Apple Vision Pro para ver os jogos do Real Madrid de uma forma imersiva. Chama-lhe “Santiago Bernabéu Infinito”.

Ilustração Apple Vision Pro no Santiago Bernabéu

Florentino Pérez a pensar num mundo da realidade mista

A ideia de levar a experiência de um jogo de futebol para casa (ou para qualquer lugar) tem sido um sonho recorrente para os adeptos de futebol. Hoje a notícia veio do próprio Florentino Pérez sobre a ideia de uma colaboração entre o Real Madrid e a Apple para criar o “Infinite Santiago Bernabéu”.

O projeto não só poderá ser um antes e um depois na história do desporto, como também abrirá um capítulo que ligaria os fãs à magia de estar lá sem sair de casa.

Imagine o seguinte: está na sua sala de estar, com as luzes baixas e a sua bebida preferida, quando liga os Apple Vision Pro. De repente, está no Santiago Bernabéu, com o rugido dos adeptos a vibrar à sua volta.

Segundo Florentino, o projeto poderá levar a experiência do estádio diretamente para casa dos utilizadores, permitindo-lhes “viver” os jogos como se estivessem nas bancadas. Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, discutiu a ideia há algumas horas na Assembleia Geral do Real Madrid, como resposta à capacidade limitada do estádio e ao mercado global de adeptos do clube.

Imagem do estádio do Real Madrid

Real Madrid infinito com os Apple Vision Pro

Como já vimos nas várias séries de vídeos imersivos no Apple Vision Pro, a tecnologia para viver estes eventos como se estivéssemos lá já é possível. Até agora, só vimos compilações de vários eventos desportivos, mas o que o Real Madrid propõe é a transmissão em direto dos jogos para o dispositivo de computação espacial da Apple.

O modelo “Infinite Bernabéu” também procura resolver um problema recorrente: a revenda ilegal de bilhetes e o abuso de bilhetes de época. Através desta tecnologia, o clube pode ligar-se a mais adeptos, eliminando intermediários e oferecendo uma experiência de alto valor em qualquer parte do mundo.

Para a Apple, esta colaboração reforçará a sua posição de líder em computação espacial e tecnologia imersiva. Para os fãs, esta proposta não é apenas uma solução tecnológica. É a promessa de quebrar barreiras físicas, geográficas e económicas. Para os clubes e para a indústria tecnológica, é uma oportunidade de ouro para explorar novas formas de rentabilização e expansão.

Será este o início de uma era em que os estádios físicos partilham as atenções com os estádios virtuais?

Fonte: Pplware.

Dica: adicione este atalho de Socorro ao seu iPhone para o salvar nas situações de perigo

 Este atalho do iPhone pode salvar a sua vida, literalmente. Se estiver numa situação de perigo, pode dar dois toques na parte de trás do seu iPhone e este enviará uma mensagem, a sua localização, foto da câmara frontal, foto da câmara traseira, e localização clicável a contactos escolhidos por si. Portanto, veja como usá-lo.

Para utilizar este atalho, aceda a este link e clique em "Adicionar Atalho". Este ficará automaticamente guardado na sua lista de Atalhos.

❗ Algumas notas

  • Este atalho foi feito pelo criador de conteúdo brasileiro "Jornada Top", pelo que algumas funcionalidades estão em português do Brasil. Para alterar, basta clicar nos 3 pontos localizados no canto superior direito do atalho transferido. Altere os textos clicando em cima dos mesmos.
  • Além disso, quando configurá-lo, certifique-se de que o utiliza pelo menos uma vez para dar acesso total a todas as ações que requer - como permitir tirar fotografias e aceder à localização.

Então, este atalho espoleta as seguintes ações:

  1. Envia uma mensagem a dizer "Estou em perigo me ajude!" [se quiser editar, pode ir ao atalho e colocar em PT-PT "Estou em perigo, ajude-me!"]  para os "Destinatários" que escolher. Já está tudo pronto, só precisa de escolher os destinatários, como um familiar ou uma pessoa de confiança.
  2. Tira uma fotografia com a câmara traseira e envia-a para os destinatários que escolher.
  3. O mesmo com a câmara frontal.
  4. Obtém a sua localização atual e envia-a à lista de contactos escolhidos.
  5. E, finalmente, envia um URL da app Mapas para a lista de pessoas que quiser.

 

Agora, o ideal será configurar um atalho (dois toques atrás, por exemplo) para ativar o atalho nas situações de perigo. Para isso:

1. Aceda às "Definições" do seu iPhone.

2. Clique em "Acessibilidade".

3. Aqui, clique em "Toque".

4. Agora, arraste para baixo e clique em "Toque na parte de atrás".

5. Escolha entre "Duplo toque" ou "Triplo toque".

6. Selecione "Socorro!" na aba "Atalhos".

Com este atalho configurado, o seu iPhone pode tornar-se uma ferramenta essencial de segurança pessoal, ajudando-o a agir rapidamente em situações de perigo.

Este atalho é especialmente útil para quem deseja sentir-se mais protegido ao sair de casa.

Se tiver um iPhone 15 Pro/Pro Max ou um iPhone 16, pode adicionar este atalho ao botão ação. Veja aqui como fazer.

Fonte: Pplware.

24 de nov. de 2024

Nova Siri incorporará a melhor funcionalidade do ChatGPT: o Modo de Voz avançado

 A Apple está a preparar-se para elevar as funcionalidades da Siri, integrando uma nova capacidade de conversa fluente. Esta mudança tem como objetivo transformar a assistente virtual numa parceira de conversa mais real, copiando o "Modo de Voz avançado" do ChatGPT.

O salto da Siri em direção à IA conversacional

De acordo com a Bloomberg, a Apple está a trabalhar ativamente numa atualização da Siri que muda a sua funcionalidade para além de seguir comandos de voz. Em vez disso, a nova assistente foi concebida para facilitar conversas naturais, semelhantes às humanas.

Com funcionalidades semelhantes ao Modo de Voz avançado do ChatGPT, a Siri será capaz de manter discussões fluidas e fornecer respostas precisas com o mínimo de atraso, oferecendo uma experiência mais intuitiva.

Para tal, a Apple está a utilizar os seus Large Language Models (LLM). O jornalista Mark Gurman refere que a Siri atualizada irá aproveitar estas tecnologias avançadas para rivalizar com ofertas como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google.

As atualizações planeadas para a Siri representam um salto significativo em relação aos anúncios anteriores da Apple sobre IA. Numa apresentação anterior da Apple Intelligence, foram destacadas as novas funcionalidades da Siri, como a capacidade de interpretar o conteúdo no ecrã e reunir o contexto de outras aplicações ou serviços.

Embora os esforços da Apple para melhorar a Siri estejam bem encaminhados, o cronograma para seu lançamento sugere uma abordagem paciente. Gurman indica que a Siri conversacional pode ser revelada em 2025, potencialmente durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) anual. No entanto, a atualização poderá não estar amplamente disponível até ao lançamento do iOS 19 e do macOS 16 em 2026.

Este atraso deve-se em parte ao foco da Apple em refinar o seu modelo de linguagem de segunda geração, que é essencial para fornecer as funcionalidades sofisticadas que os utilizadores esperam. O CEO da Apple, Tim Cook, enfatizou o compromisso da empresa com a qualidade em detrimento da velocidade, afirmando:

Acontece que demora algum tempo até ser realmente fixe. É preciso muita iteração. Temos de nos preocupar com todos os pormenores. Às vezes demora um pouco mais para fazer isso.

Afirmou.

Fonte: Pplware.