13 de nov. de 2021

Segunda geração do AirPods Pro chegará no terceiro trimestre de 2022

 A Apple recentemente lançou os AirPods 3 depois de vários meses de rumores e pseudo certezas. Portanto, esta informação gravita no modo de rumor tal como as anteriores. Apesar disso, e seguindo o caminho feito nos dispositivos desta gama lançados anteriormente, a empresa de Cupertino deverá atualizar os AirPods Pro já no próximo ano de 2022.

O terceiro trimestre da Apple é, como todos sabemos, durante o mês de julho e setembro, então possivelmente estes novos auscultadores da linha Pro de segunda geração acabarão por ser lançados no dia de lançamento do novo iPhone 14 e do modelo Apple Watch Series 8.

Ilustração AirPods Pro 2, os auscultadores da Apple

Novos AirPods Pro 2 em 2022

Segundo informações pretensamente angariadas por um leaker, conhecido no Twitter por FronTron, personagem que foi importante no rumor da data de lançamento dos AirPods 3, tudo indica que os AirPods Pro chegarão durante o terceiro trimestre da Apple já no próximo 2022.

Bom, assim a empresa deverá utilizar a keynote mais importante do ano para juntar este dispositivo ao lançamento do iPhone 14. As informações partilhadas por "Tron" vêm corrigir o primeiro boato que ele mesmo anunciou na rede social onde era apontado o segundo trimestre do ano da Apple para o lançamento. Afinal diz agora que será no terceiro:

Mais vozes a apontar para o mesmo período

Estes rumores coincidem com aqueles anunciados por Mark Gurman e pelo próprio Ming-Chi Kuo. Assim, algumas fontes que anunciaram este lançamento para o início de 2022 terão de corrigir as previsões.

No entanto, como de costume, resta-nos esperar que a Apple de facto revele algo, ou que mais perto da data alguém obtenha, por caminhos travessos, informações mais fidedignas. Até lá, o que se poderá especular será a nova tecnologia que fará parte dos novos AirPods Pro 2.

Fonte: Pplware.


Apple TV app recebe uma nova interface para iPad na segunda versão beta do iOS 15.2

 A Apple está permanentemente a melhorar os seus sistemas operativos e há versões beta que trazem alterações importantes, que mais tarde podem, ou não, refletir-se na versão final. Se no iOS 15.2 beta 2 já vimos várias dessas novidades, a verdade é que o iPad, como iPadOS 15.2 beta 2, também traz algo novo. Uma dessas melhorias encontra-se na app Apple TV.

O iPad recebeu um "upgrade" para a interface da aplicações do serviço de streaming de vídeo da gigante de Cupertino.

Imagem Apple TV para iPad com novo interface iPadOS 15.2 beta 2

Apple TV ganhou outra imagem

Desde o dia que foi lançada, o iOS 15.2 beta já desvendou várias novidades. Umas estavam prometidas, mas outras surgiram de surpresa. Já falámos da nova opção de Ocultar o meu e-mail, também se falou na segurança reforçada na comunicação da app Mensagens, no Legado Digital com a opção Contacto de legado, e até já falámos nas várias novidades da app Encontrar. Mas agora o foco é para outro tamanho de ecrã.

A nova versão da app em causa, para iPadOS beta, inclui uma nova barra lateral que substitui os separadores inferiores, além de incluir também um novo atalho da iTunes Store. Este desenho será divulgado com o lançamento da versão final do iOS/iPadOS 15.2 a todos os utilizadores.

O novo design da aplicação Apple TV para iPad está já disponível nesta versão beta e são realmente os separadores reorganizados que dão outra usabilidade à app.

Esta versão foi lançada juntamente com watchOS 8.3 e macOS Monterey 12.1, ambos na sua versão beta para programadores.

Conforme podemos ver nas imagens em cima, o novo desenho da aplicação remove os separadores inferiores utilizados para navegar na aplicação e substitui-os por uma barra lateral como noutras aplicações tais como Safari, Fotografias ou Ficheiros.

Esta versão poderá ainda trazer mais algumas novidade à medida que as versões beta vão saindo. Até à versão final ainda poderemos ser surpreendidos.

Fonte: Pplware.




Como parar os seus AirPods de alternar entre dispositivos

 Os seus AirPods ligam-se a dispositivos diferentes mesmo não querendo? Apesar de muitas pessoas acharem que é um problema dos seus fones, na realidade é uma característica que a Apple introduziu juntamente com versões mais recentes de iOS e iPadOS. Se não gostar que os seus AirPods alternem entre dispositivos automaticamente, saiba que isto pode ser desativado com apenas alguns passos.

Descubra como parar os AirPods de mudar de dispositivo automaticamente.

A Apple introduziu uma funcionalidade para os seus fones sem fios com chip H1 que lhes permite alternar automaticamente entre o seu iPhone, iPad, ou Mac, dependendo do dispositivo de onde pretende ouvir.

Embora pareça ser a funcionalidade mais conveniente à primeira vista, por vezes pode ser irritante. Por exemplo, se um amigo ou familiar está a usar o seu iPad ou Mac emprestado e começa a ver um vídeo nele, o áudio será transmitido para os seus AirPods. Para que isto seja resolvido, terá de desativar esta funcionalidade que a Apple adicionou.

Como parar os AirPods de mudar de dispositivo automaticamente

Note que isto só é uma característica se estiver a usar um dispositivo que esteja a executar iOS 14/iPadOS 14, macOS Big Sur, ou superior. Certifique-se de que os seus AirPods também estão ligados ao seu iPhone ou iPad.

1. Aceda a "Definições a partir do ecrã inicial do seu iPhone ou iPad.

2. No menu das Definições, clique em "Bluetooth" para ver a lista de todos os seus dispositivos Bluetooth.

3. Clique no ícone de informações ao lado dos AirPods para configurar as definições Bluetooth para o dispositivo. É de salientar que os Airpods devem estar ligados ao dispositivo.

4. De seguida, desça e selecione a opção "Estabelecer ligação a este iPhone" para continuar. Verá que está configurado para mudar automaticamente.

5. Finalmente, basta selecionar a opção "Última ligação a este iPhone" e está pronto!

Terá de repetir estes passos nos seus outros dispositivos como iPhones, iPads e Mac para se certificar de que os seus AirPods não se ligarão automaticamente a eles.

A opção automática que a Apple definiu permitirá que os seus AirPods procurem a reprodução ativa num dispositivo e se liguem a ele. Isto significa que quando quiser apenas ver vídeos no seu MacBook com os seus altifalantes internos, o áudio começará a ser reproduzido através dos seus AirPods, o que poderá ser frustrante para alguns utilizadores.

Por outro lado, quando escolhe a opção alternativa que tem, os seus AirPods tentarão sempre ligar-se ao último dispositivo ligado, independentemente do dispositivo que estiver a reproduzir áudio ativamente.

Fonte: Pplware.





9 de nov. de 2021

Apple lança correção para bug que inutilizou Macs com chip T2


 Lançado no mês passado, o macOS Monterey trouxe dores de cabeça para muitos proprietários de Macs após a atualização, como a falha relacionada aos hubs USB. Outro problema foi o bug que inutilizou algumas máquinas equipadas com o chip de segurança T2, para o qual a Apple acaba de disponibilizar uma correção.

Segundo a Maçã, um número "muito pequeno de usuários" foi afetado pelo erro, que era relacionado ao firmware do chip T2. Ao atualizar para o macOS Monterey, esses dispositivos não funcionavam mais, sendo impossível até mesmo ligá-los, conforme as reclamações postadas no Twitter na última semana.

Para eliminar o problema, a empresa lançou uma versão atualizada do firmware do chip T2, devidamente corrigida. Com esse novo patch, os Macs não são mais bloqueados durante o update para a nova geração do sistema operacional, permitindo aos usuários realizar o procedimento sem temer a inutilização da máquina.

Desenvolvido para garantir recursos de inicialização seguros, armazenamento criptografado e segurança para dados do Touch ID, entre outros recursos, o T2 foi lançado no iMac Pro em 2017. Atualmente, as funcionalidades oferecidas por ele têm sido incorporadas ao chip Apple M1, fazendo a empresa deixá-lo de lado.

O que fazer com os Macs bloqueados?

Como se trata de uma correção preventiva, lançada para os Macs com chip T2 que ainda não foram atualizados para o macOS Monterey, o patch de correção não pode ser baixado nos equipamentos já afetados pelo bug, uma vez que a máquina não liga. Para estes casos, a recomendação é procurar o suporte da Apple em busca de assistência.

Além do iMac Pro 2017, o T2 está presente em modelos como iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2020), Mac Pro, Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro. A lista completa de dispositivos que trazem o processador pode ser conferida no site da Apple.

Fonte: Tecmundo.



macOS Monterey: Consumos de memória das apps disparam e sistema apresenta problemas

 A chegada do macOS Monterey não tem sido isenta de problemas para os utilizadores. Não existe um padrão identificado, mas estes têm-se dividido entre os processadores tradicionais da Intel e os SoC M1 da Apple, dado que apenas estas 2 plataformas estão disponíveis.

Com já algumas situações bem identificadas, surge uma nova que está a complicar a vida aos utilizadores. Desde que têm o macOS Monterey, muitos utilizadores começaram a queixar-se dos consumos de memória, que disparam sem qualquer razão aparente.

macOS Monterey apps RAM memória Apple

As propostas da Apple no campo dos sistemas operativos sempre foram muito restritas no que toca à utilização de memória por parte das apps. Estas estão limitadas nos recursos a que acedem e assim fica garantido que não existem utilizações abusivas.

Não é este o cenário que muitos utilizadores estão a encontrar agora e que tem levado a um número crescente de queixas. Estas espalham-se pelas principais redes sociais, mas chegam também dos próprios fóruns da Apple, onde muitos reportam o problema.

O que parece acontecer é o esgotar da memória disponível para as apps do macOS Monterey, acabando o sistema por alertar os utilizadores. A mensagem é clara e mostra que a RAM está prestes a ser esgotada, devendo o utilizador fechar algumas das suas apps.

Muitos utilizadores reportam que para além das suas apps, existe um ponto que parece estar a consumir demasiados recursos. Falamos do Control Center, que por norma está no topo desta lista das apps que consomem a RAM do sistema.

Não existe também um padrão identificado no que toca ao hardware. Apenas se sabe que estas falhas estão nos Mac com o SoC da Apple, mas não apenas no M1. As novas versões, o M1 Pro e o M1 Max, estão também a ser afetadas por este problema.

Não existe ainda uma resposta da Apple e nem sequer uma posição da empresa face a este problema. Provavelmente será corrigida com uma atualização, tal como fez com os bloqueios que estavam a afetar a instalação do macOS Monterey nos Mac com processador Intel.

Lembrando do problema anunciado anteriormente:

Fonte: Pplware.




7 de nov. de 2021

7 problemas comuns nos AirPods e como resolvê-los

 Se é um utilizador regular de Airpods, é provável que já se tenha deparado com alguns problemas como o enfraquecimento do áudio, pausas não esperadas ou até mesmo não conseguir de todo ligá-los. Felizmente, há uma solução rápida para a maioria dos problemas e alguns outros truques que pode tentar se estes persistirem.

Portanto, trazemos hoje alguns problemas comuns dos Airpods e como resolvê-los.

Imagem AirPods Apple

Os AirPods não estão a funcionar como deveriam? Como é frequentemente na tecnologia sem fios, pode ser difícil saber o que fazer quando algo corre mal. Estes fones da Apple não são exceção. Antes de mais nada, pode optar por reiniciar as Airpods uma vez que, na maioria dos casos, resolve qualquer que seja o problema.

Como reiniciar aos Airpods

Seguindo a clássica filosofia "desligar e ligar", pode repor os AirPods a um estado "como novo" - reiniciando-os. Depois disto, basta emparelhá-los novamente com o seu iPhone e tudo deve funcionar como normal.

Para reiniciar os AirPods:

  • Manter premido o botão Setup da caixa de carregamento durante 15 segundos até o LED piscar. Dependendo da sua caixa de carregamento, o LED pode estar dentro da tampa.
  • Abra a sua caixa dos AirPods perto do seu iPhone e siga o procedimento de emparelhamento.
  • Não precisará de os emparelhar com todos os dispositivos Apple, uma vez que os fones emparelham-se automaticamente através de iCloud. A propósito, se encontrar problemas frequentemente, deve também verificar se tem AirPods genuínos.

Se ainda tiver problemas com os seus AirPods, as seguintes dicas de resolução de problemas podem ajudar.

1. Como encontrar os seus AirPods

Pode usar a ferramenta "Encontrar" da Apple para localizar os seus AirPods, mas há algumas advertências para o fazer. Se ainda estiverem ligados, o "Encontrar" utilizará o dispositivo ao qual está ligado para uma localização fixa. Se os AirPods estiverem na caixa ou tiverem ficado sem bateria, verá a sua última localização conhecida.

1. Para localizá-los dirija-se a iCloud.com no seu navegador web.

2. Inicie sessão e clique em "Encontrar iPhone".

3. Na parte superior do ecrã, clique na lista suspensa "Todos os Dispositivos".

4. Selecione os seus AirPods para ver a sua localização.

2. Resolução de problemas de áudio

Se estiver a ter problemas de áudio com os seus AirPods, pode estar demasiado longe da máquina à qual eles estão ligados. Estes têm um alcance impressionante de cerca de 30 metros, mas isto pode cair drasticamente quando se encontram obstáculos pelo meio, como paredes ou fontes de interferência.

Se conseguir colocar o seu dispositivo fonte (como um iPhone) no seu bolso, isto já não será um problema. Para fontes estáticas como um computador, terá de se manter dentro do alcance para uma ótima qualidade de áudio.

Também é possível que as fontes de interferência reduzam o seu alcance. Em particular, sabe-se que o Wi-Fi interfere com o chip W1 dentro dos AirPods.

3. AirPods pausam e retomam erradamente

Os AirPods têm sensores de proximidade, que detetam quando os coloca ou retira dos ouvidos. Se o fizer, o conteúdo será automaticamente reproduzido ou pausado, a menos que tenha especificado o contrário. Se estiver a perguntar-se porque é que os seus AirPods continuam a pausar enquanto ainda estão nos ouvidos, é possível que haja um problema com os sensores.

Pode desativar esta funcionalidade em Definições > Bluetooth. Clique no ícone de informações ao lado dos seus AirPods e desative a "Deteção automática" - É de salientar que deve estar com os Airpods ligados a um dispositivo. Isto reduzirá a duração da bateria, uma vez que utilizarão a mesma quantidade de energia quer esteja a usá-los ou não, mas pelo menos resolve o problema.

4. Deteção automática de ouvido não funciona

A deteção automática de ouvido pausa a sua música ou outro conteúdo quando tira os AirPods dos ouvidos. Se isto não acontecer por si, verifique primeiro se tem a funcionalidade ativada. Dirija-se a Definições > Bluetooth, clique no ícone de informações ao lado dos seus AirPods, depois certifique-se de que a "Deteção automática" está ativada.

De seguida, certifique-se de que os fones estão limpos. O sensor de proximidade não funcionará se estiver sujidade a cobri-lo. Isto fará com que eles se comportem como se estivessem constantemente nos seus ouvidos. Não se esqueça de limpar a caixa (um cotonete pode ajudar).

5. Os AirPods não ligam ao iPhone

Se não conseguir ligar os AirPods ao seu iPhone, tente colocá-los novamente na caixa de carregamento e aguarde cerca de 15 segundos. Retire-os novamente, depois tente voltar a ligá-los. Pode forçar manualmente a ligação abrindo o Centro de Controlo, clicando no canto superior direito da caixa de som, e selecionando manualmente os seus AirPods.





O problema pode ser isolado para o seu iPhone. Tente desativar o Bluetooth, ligando e desligando novamente o Modo Avião. Se isto ainda não funcionar, reiniciar o seu iPhone pode resultar. Não se esqueça também que, se não vir nenhum LED, os seus AirPods estão sem bateria. Carregue-os durante alguns minutos e tente de novo.

6. AirPods da Apple não carregam

Alguns utilizadores relataram que os seus AirPods não carregam corretamente. A Apple recomenda que verifique primeiro o seu carregador, o que pode fazer ao tentar carregar o seu iPhone com ele. Se isto funcionar, passe à verificação da porta de carga dos AirPods.

Uma vez que muitos de nós transportamos os nossos AirPods em bolsas e mochilas, a porta de carregamento pode ganhar penugem e outros detritos. Pode limpá-los usando um objeto fino, como um clipe ou um alfinete. Basta raspar o interior e remover qualquer coisa que não deva estar lá dentro, mas é necessário ter muito cuidado para não danificar nenhum dos seus delicados conectores de metal.

Imagem AirPods da Apple

Se estiver confiante de que o carregador funciona e não houver nada concreto que impeça os AirPods de carregar, deixe-os ligados a uma fonte de energia durante 15 minutos. Se mesmo depois disto estiverem mortos, poderá ser altura de contactar a Apple para reparação ou substituição.

7. Bateria acaba demasiado rápido

Pode otimizar a duração da bateria deixando a "Deteção automática" ativada. Se já estiver ligada e nada mudar, um quirk de software pode estar a causar o seu problema. Neste caso, deverá reiniciar os AirPods, conforme detalhado anteriormente.

Não se esqueça que a bateria no seu AirPods e a caixa de carregamento são iguais à bateria do seu iPhone. Quanto mais ciclos estes dispositivos completarem, mais baixa será a carga total da bateria.

Fonte: Pplware.