1 de dez. de 2021

Utilizadores dos novos MacBook Pro de 16″ queixam-se de problemas com o MagSafe

 O MagSafe é um clássico que a Apple parece não querer abdicar. Esta porta de carregamento esteve ausente alguns anos, mas voltou em 2021, pronta a recuperar o seu lugar e todas as funcionalidades que lhe são conhecidas.

É este elemento que está agora a ser investigado após várias queixas dos utilizadores. Não se conhece a causa para estes problemas no MacBook Pro de 16", mas a Apple parece não ter uma solução imediata para este problema.

Apple MagSafe MacBook Pro problemas carregamento

A Apple sempre foi fiel aos seus padrões e o MagSafe encaixa-se perfeitamente nesta área. A porta de carregamento que a empresa de Cupertino criou há muitos anos tem sido um padrão nos seus computadores, com provas dadas na sua área.

Recuperado para os modelos de 2021, o MagSafe está presente na linha dos MacBook Pro e aparente está a ser a causa do mais recente problema. Os utilizadores queixa-se que ao fecharem a tampa dos MacBook Pro de 16" estes apresentam um comportamento estranho no carregamento.

As queixas têm estado a acumular-se nos vários canais normalmente eleitos para a apresentação destes problemas. Tanto o Reddit como os fóruns da Apple têm já as queixas deste problema, em que os MacBook Pro de 16" estão constantemente a dar o sinal de carregamento sem alimentar a bateria.

O suporte da Apple já foi chamado a resolver o problema, apresentando algumas soluções. Estas aparentemente não tiveram nenhum sucesso, sendo apenas soluções temporárias, regressando o problema algum tempo depois aos equipamentos da Apple.



A última recomendação parece garantir que o carregamento é feito, mas sem que sejam usadas as formas tradicionais. Indicam que o MacBook Pro de 16" deve ser carregado em sleep mode, com a tampa aberta ou que seja ligado o cabo MagSafe antes de desligar o equipamento.

Este problema parece não ser generalizado, ainda que tenha muitas queixas já registadas. Afeta apenas os MacBook Pro de 16", não se alargando a outros modelos. A Apple deverá em breve ter uma solução, muito provavelmente através de uma atualização do firmware, como é hábito da marca.

Fonte: Pplware.


30 de nov. de 2021

Apple prepara-se para roubar liderança à Samsung no segmento dos smartphones

 A Apple tem no quarto trimestre de cada ano o seu melhor período de vendas. Isto tem uma razão de ser, esta é a altura de lançamento do seu mais prestigiado produto, o iPhone. Como tal, com base nos dados disponibilizados pela cadeia de fornecimentos ao nível da produção de smartphones, as previsões apontam para que a participação de mercado do iPhone no quarto trimestre de 2021 chegue a 23,1%.

Estes valores conferem um aumento de 15,9% no último trimestre, o suficiente para assumir de forma convincente o primeiro lugar, atirando a Samsung para a segunda posição.

Imagem iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max

Apple ataca o primeiro lugar depois de ter conquistado o segundo

Apesar da empresa de Cupertino ter apresentado uma receita de 83,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, o que proporcionou um crescimento de 29% face ao ano anterior, a verdade é que os resultados foram abaixo da expectativa. Assim, estão a ser depositadas todas as esperanças no último período do ano.

Segundo a TrendForce este continua a ser um período conturbado no que toca à escassez de componentes o que tem restringindo as vendas de smartphones em geral. No entanto, o lançamento do iPhone 13 da Apple foi claramente um grande sucesso.

Com o lançamento de quatro novos modelos de smartphones da série iPhone 13 no último trimestre de 2021, foi registado um aumento de produção, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, no que respeita aos equipamentos Apple. Este crescimento foi na ordem dos 22,6% para 51,5 milhões de unidades. Assim, com este resultado nesse trimestre, a Apple também conseguiu subir para o segundo lugar no ranking global.

 

Natal é a quadra preferida da Apple para as vendas

A Samsung tem visto o seu primeiro sólido lugar a ser disputado, com a Xiaomi a aproximar-se. De referir que, nalguns mercados e nalguns períodos de tempo, a empresa chinesa ficou mesmo em primeiro lugar do pódio.

No entanto, a Apple tem na época natalícia a oportunidade ideal para se tornar a marca mais vendida a nível mundial. Há que referir que para tal, tem vindo a adotar uma estratégia inteligente, principalmente no que toca aos componentes, tendo reduzido a produção de iPads para não deixar de fornecer iPhones, garantindo a resposta à procura.

Como resultado, a Apple teve um aumento de vendas, no último trimestre, de 15,9% e neste, que entra no último mês, de 23,2%. Isso será o suficiente para ultrapassar a Samsung, para assumir a liderança geral no mercado global de smartphones.

Um dado interessante deixado na análise da TrendForce é o impacto que se espera que o novo iPhone SE com 5G venha a ter nas contas da empresa de Cupertino para o primeiro trimestre de 2020. Conforme é referido, o volume de produção para 2022 está previsto chegar a 25 - 30 milhões de unidades do SE de terceira geração.

Fonte: Pplware.

Google traz finalmente para o Android Auto uma das funcionalidades mais pedidas

 Ao longo dos anos o Android Auto tem vindo a ser melhorado pela Google, recebendo novidades importantes. Estas resultam dos pedidos dos utilizadores e também de mudanças que vão acontecendo no universo dos smartphones.

Agora, depois de muitos pedidos, o Android Auto recebeu uma novidade. Finalmente vai poder ser usado de forma total, com ligações a vários operadores. O suporte para duplos SIM está a chegar aos carros.

Android Auto Google SIM chamadas

O Android Auto dá aos utilizadores de smartphones Android a liberdade de terem os seus smartphones ligados aos seus carros. Aqui recebem uma interface simples de utilizar e que não distrai os condutores durante as viagens.

Na sua forma mais simples, os utilizadores não podem definir a origem das suas chamadas telefónicas. Apenas podem marcar os números e fazer o processo sem qualquer escolha, principalmente no caso dos telefones com dois cartões SIM.

O SIM a ser usado é, neste cenário, o que está associado ao arranque do smartphone Android. O utilizador não tem qualquer opção ou escolha nestes casos, sendo obrigado a usar o que o sistema da Google tem definido como o seu padrão.

Esta situação está agora a mudar, pelo menos é o que alguns utilizadores começam a perceber nos seus carros com Android Auto. Reportado no Reddit, pode ser vista já uma nova opção que permite ao utilizador escolher qual o cartão SIM a ser usado na chamada telefónica.

A Google já tinha anunciado em setembro que o Android Auto iria ter acesso a esta novidade em breve. Esse momento acontece agora, ainda que, aparentemente, apenas na versão beta desta app. Espera-se que em breve seja alargado a todos os utilizadores.

O Android Auto recebe assim mais uma atualização importante e que eleva ainda mais esta proposta, dando aos utilizadores a hipótese de escolha da rede a utilizar.

Fonte: Pplware.


29 de nov. de 2021

Tile foi vendida por cerca de 200 milhões de dólares. AirTags tiveram alguma influência?

 O mercado das etiquetas localizadoras voltou a ter uma enorme projeção depois da Apple ter lançado a sua própria versão do produto. Os AirTags vieram aumentar consideravelmente a visibilidade e necessidade de um dispositivo que era liderado pela Tile. Contudo, as capacidades dos AirTags podem ter feito a Tile perder interesse e a empresa colocou na porta a placa "Vende-se"!

A plataforma Life360 vai pagar 205 milhões de dólares pela Tile.

Imagem Tile e AirTag

A Tile, empresa agora vendida, foi uma das pioneiras a ter este tipo de localizadores. Contudo, o seu mercado foi absorvido por outras grandes empresas que lançaram ofertas semelhantes. Apple e Samsung, entre muitos outros, provocaram uma queda nas vendas dos seus dispositivos localizadores e, assim, a empresa anuncia oficialmente a sua venda.

Life360 vai pagar 205 milhões de dólares pela Tile

A fusão que foi anunciada pelo chefe da Tile, CJ Prober, ocorrerá nos próximos meses e, possivelmente, nenhum funcionário será demitido, segundo os diretores das duas intervenientes. 

O produto da Apple é atualmente um dos mais evoluídos do segmento e, sem dúvida alguma, que as outras fabricantes de dispositivos localizadores têm que se reinventar para conseguirem competir com a empresa de Cupertino. 

Além do ecossistema Apple, várias empresas estão a juntar-se à Rede Encontrar, tirando proveito dos milhões de iPhone espalhados pelo planeta. Isto é mais do que a Tile ou qualquer outra empresa é capaz de fazer.

Antes do lançamento dos AirTags, a Tile mostrava a sua insatisfação com a pouca integração que a Apple permitia que eles realizassem entre os dispositivos. Mas, na verdade, a Apple estava a desenvolver as suas questões relacionadas com a localização e produtos de terceiros para oferecer os seus próprios dispositivos, o que foi o início da morte de produtos como o Tile para iOS.

Em princípio, isso não afetará o serviço técnico ou as garantias dos produtos da Tile que muitos utilizadores continuam a utilizar. Pelo contrário, a passagem para outras mãos poderá levar a plataforma Tile a outros patamares e a trazer outros cenários de utilidade.

Fonte: Pplware.

Mulher engole AirPods e grava os sons do seu estômago

 Volta e meia surgem notícias bem insólitas no mundo tecnológico. Umas menos graves do que outras, mas todas elas sobre situações que nos deixam admirados e por vezes incrédulos.

A história de hoje é a de uma mulher que engoliu os seus AirPods da Apple. Mas, além disso, que já de si é estranho, os auriculares também gravaram os sons do estômago.

Mulher engole AirPods que gravam os sons do seu estômago

A situação insólita aconteceu a Carli Bellmer, uma cidadã norte-americana que partilhou o sucedido na sua conta da rede social TikTok. Segundo as informações divulgadas, a mulher engoliu um dos seus AirPods da Apple no início deste mês de novembro. No entanto, como se não bastasse, o pequeno auricular entrou pelo organismo de Bellmer e ainda registou alguns sons do seu estômago, assim como a voz da sua dona, entre outros barulhos.

No vídeo, a mulher explica, a chorar compulsivamente, que confundiu o medicamento ibuprofeno que estava na sua mão, com os AirPods que estavam na outra e engoliu os auriculares em vez do comprimido. Os vídeos de Bellmer costumam ter entre 1.000 a 3.000 visualizações, mas este em concreto já conta com mais de 3,3 milhões.




A norte-americana disse que como os auriculares estavam ligados ao seu iPhone, ela conseguiu ter mensagens de áudio no iMessage onde o som havia sido captado pelo AirPod dentro de si mesma. Portanto, foram ouvidos barulhos do estômago e o som da sua voz numa perspetiva interna.

Bellmer disse ainda que procurou ajuda médica onde lhe foi confirmada a presença do gadget. Passado algum tempo pediu uma radiografia e percebeu que o AirPod já havia desaparecido. Mas a mulher disse que não deu conta dele sair.

Uma vez que os equipamentos não têm fios, aumenta a probabilidade de este género de situações acontecerem. E esta já não é a primeira vez que aqui noticiámos um caso destes. Em fevereiro deste ano, por exemplo, também divulgámos a situação de um homem nos Estados Unidos que engoliu um Airpod enquanto dormia. O homem só descobriu quando percebeu que lhe faltava um dos auriculares e que também sentia um mal-estar ligeiro no meio do peito.

Fonte: Pplware.

iPhone será obsoleto em 2032, diz especialista

 A cada ano, a Apple lança novos e melhorados modelos do seu icónico iPhone, que é uma referência na indústria tecnológica. Embora o seja para já, o maior especialista mundial em produtos Apple já previu o seu fim de vida, mencionando o ano em que o dispositivo se tornará “obsoleto”.

Ming-Chi Kuo aponta o ano de 2032 como o prazo de validade do iPhone.

Steve Jobs com iPhone

Muito se tem falado do metaverso e de toda a tecnologia que lhe estará associada. Afinal, naquele que é o (inevitável) avanço tecnológico, o que os consumidores têm, hoje, como referência poderá não o ser, entretanto.

Então, embora o iPhone da Apple seja uma das mais revelantes referências da indústria da tecnologia, o maior especialista mundial da marca revelou que, não tarda, aquele será um dispositivo obsoleto. Numa nota aos investidores, Ming-Chi Kuo explica que o horizonte temporal do iPhone está em 2032, ou seja, dentro de 10 anos.

Mais do que isso, o especialista revelou que se espera que a Apple substitua o iPhone por um novo gadget informático de uso diário.

Atualmente, existem mais de mil milhões de utilizadores ativos do iPhone. Se o objetivo da Apple é substituir o iPhone por RA em 10 anos, isso significa que a Apple irá vender pelo menos mil milhões de aparelhos RA em 10 anos.

Disse Ming-Chi Kuo.

Ming-Chi Kuo, especialista da Apple

Ming-Chi Kuo, especialista da Apple

Realidade Aumentada substituirá o iPhone

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que sobrepõe imagens geradas por computador à realidade. Neste momento, por exemplo, conhece-se a RA em jogos como o Pokemon Go. Ora, segundo o especialista da Apple, no lugar do iPhone estará, então, um dispositivo de RA.

A maioria dos especialistas crê que a Apple substituirá o iPhone por uns óculos que permitirão ao utilizador alterar a realidade à sula volta, bem como percecioná-la de forma diferente. Desde sobreposição de um mapa, até aos jogos de vídeo.

Para Ming-Chi Kuo, o sucesso do novo dispositivo da Apple dependerá do quão desligados os consumidores vão estar do conceito do iPhone.

Se o headset de RA for posicionado apenas como um acessório para o Mac ou iPhone, não será favorável ao crescimento do produto. Um headset de RA que funcione de forma independente significa que terá o seu próprio ecossistema e proporcionará a experiência de utilizador mais completa e flexível.

Explicou Ming-Chi Kuo.

Fonte: Pplware.