14 de mar. de 2022

Tablets vão vender mais que notebooks, prevê executivo do Google


 O lançamento do Android 12L, destinado aos dispositivos de telas maiores, dobráveis e Chromebooks, está deixando o Google bastante animado. A empolgação com o sistema operacional é tanta que a companhia já prevê as vendas de tablets superando a comercialização de notebooks em um futuro próximo.

Essa previsão foi feita pelo cofundador do Android, Rich Miner, no episódio do The Android Show que foi ao ar na quarta-feira (9). De acordo com ele, o crescimento da quantidade de tablets vendidos começou a ser notado pela gigante das buscas no segundo semestre de 2019 e acabou ganhando uma grande impulsão com a pandemia do novo coronavírus.

No programa, Miner lembrou como a primeira versão do Android para tablets, lançada em 2011, aumentou a procura pelo dispositivo por quem tinha interesse em uma tela maior para ver vídeos e se divertir. Para o executivo, o gadget agora oferece muito mais possibilidades de uso, inclusive no trabalho.

O Android 12L deve chegar aos tablets e dobráveis até o final de 2022.O Android 12L deve chegar aos tablets e dobráveis até o final de 2022.Fonte:  Google/Divulgação 

Um indício disso é o aquecimento dos mercados de periféricos, software e hardware, relacionados aos dispositivos móveis, ajudando-os a se tornarem, definitivamente, ferramentas de criação. Além disso, o atual CTO de tablets da Google afirmou que eles são tão eficientes quanto um laptop e “mais baratos”.

"Caminho sem volta"

Acreditando que o crescimento das remessas de tablets vai continuar mesmo após o fim da pandemia, Miner comentou que, em um futuro próximo, as vendas de notebooks vão ficar para trás. “Acho que uma vez que você cruzar esse ponto, você não vai voltar”, previu.

Mas para tanto, será preciso desenvolver novos tipos de aplicativos para tablets, que permitam aos profissionais aproveitar ao máximo o potencial do dispositivo, mantendo o interesse. Ele cita os primórdios do smartphone como exemplo.

No início, havia apenas programas de PC sendo adaptados para as telas menores, antes de os desenvolvedores perceberem ser necessário construir novas experiências para alavancar o mercado.

Você acredita na teoria de que os tablets vão superar os notebook? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Tecmundo.