5 de mar. de 2022

Jovem usa cartão de crédito do pai e gasta 5 mil dólares canadianos na App Store

 Já aqui escrevemos dezenas de histórias insólitas relacionadas com o mundo tecnológico, e hoje trazemos mais uma para se juntar à vasta coleção.

Então a situação que agora divulgamos aconteceu no Canadá, onde uma jovem usou o cartão de crédito do seu pai e gastou nada menos do que 5 mil dólares canadianos na App Store.

Jovem gasta 5 mil dólares canadianos na App Store

Jerry Marion é um cidadão residente no Canadá que recentemente teve um dos maiores sustos da sua vida quando viu a fatura do seu cartão de crédito e se deparou com um enorme gasto inesperado. O cidadão verificou várias compras que totalizam quase 5 mil dólares canadianos (cerca de 3,6 mil euros), feitas através da loja de aplicações App Store da Apple.

Segundo Jerry, os gastos chegaram a ser de 250 dólares canadianos por dia, perto de 180 euros. Ao todo, o gasto foi de 4.986 dólares canadianos (~3.585 euros).

Por sua vez, o cidadão aponta o dedo a este feito à sua filha, uma jovem de 18 anos, que se tornou viciada num jogo para iPhone designado Towership e, como consequência, começou a comprar vários itens dentro da aplicação.

De acordo com as informações divulgadas pelo Global News, o pai ainda tentou contactar a Apple por duas vezes como forma de solicitar o reembolso destes gastos excêntricos, no entanto todas as tentativas não surtiram o efeito desejado, tendo sido negadas pela marca da maçã. Para além disso, também a Playrix Entertainment, criadora do jogo Township, foi contactada, mas não terá respondido ao queixoso.

Desanimado com esta falta de feedback para uma possível resolução do problema, Jerry decidiu então levar o caso à comunicação social. Nessa altura, após o assunto se ter tornado público, a Apple cedeu e reembolsou o valor na totalidade.

Por sua vez, em entrevista, o progenitor alertou para os perigos das apps pagas, dizendo que os pais "precisam de estar mais conscientes de onde estamos a configurar a capacidade de gastar dinheiro. Acho que ela [a filha] realmente entende agora que, à medida que passa por estes ciclos viciantes, precisa de encontrar maneiras de sair deles".

Fonte: Pplware.

4 de mar. de 2022

Apple Maps agora mostra Crimeia como parte da Ucrânia

 A Apple sempre teve uma postura neutra com a Rússia, assim como outras empresas o fizeram, para poderem atuar no mercado no país de Putin. Contudo, esta parcimónia de Cupertino parece estar a mudar. A postura mais dura da Apple em relação à Rússia após a invasão da Ucrânia agora inclui uma reversão da sua política em relação à Crimeia.

Conforme foi notado, o Apple Maps mais uma vez mostra a Crimeia como sendo parte da Ucrânia, pelo menos fora da Rússia.

Imagem Apple Maps com a península da Crimeia, como parte da Ucrânia

Apple Maps diz que a Crimeia é da Ucrânia

A empresa já tentou chegar a um meio-termo quando mostrou que a região não pertence a ninguém mas, em 2019, cedeu à pressão russa ao mostrar a Crimeia como território russo quando visto dentro deste país. Não ficou claro o timing desta alteração, ou se a mesma ainda inclui concessões para utilizadores russos.

Conforme reza a história a Rússia anexou à força a Crimeia em 2014, provocando ampla condenação e penalidades internacionais. Muitos países ainda se recusam a reconhecer o controlo da área pela Rússia, e outras empresas de tecnologia tentaram negociar a questão de diferentes maneiras. O Google Maps, por exemplo, continuou a exibir a Crimeia como não pertencente a nenhuma nação.

Imagem Apple Maps com a península da Crimeia, como parte da Ucrânia

Apple mais dura com a Rússia

Esta decisão ocorre poucos dias depois da Apple ter interrompido as vendas na Rússia e reprimido o conteúdo no país, limitando o Apple Pay e removendo as aplicações para os meios de comunicação russos apoiados pelo Estado, como por exemplo o canal RT e Sputnik.

A empresa não está mais disposta a ser conciliadora como antes, mesmo que isso signifique perder negócios.

Fonte: Pplware.

Apple iPhone SE 3: especificações do celular baratinho com 5G vazam


 Um suposto perfil no Twitter de Ming-Chi Kuo, famoso analista da Apple, revelou nesta sexta-feira (4) uma série de especificações do novo iPhone SE 3, que deve ser lançado na semana que vem.

Segundo as "previsões" do perfil, o iPhone SE 3 deve ter um visual semelhante com a versão atual do SE e será vendido nas cores preto, branco e vermelho. Kuo também ressalta que haverá uma produção em massa ainda neste mês e que serão esperadas de 25 a 30 milhões de unidades em 2022.

A maior diferença entre os dois está no processador que equipa o novo celular, o poderoso chip A15 Bionic com suporte de conectividade 5G. Além disso, o lançamento conta com uma adição nas opções de armazenamento. A nova linha deverá ser vendida também na versão com 256 GB de espaço interno. Atualmente, o iPhone SE pode ser encontrado somente nas versões com 64 e 128 GB.



Veja aqui !

Vale ressaltar que a conta nunca havia postado qualquer informação sobre produtos da empresa de Tim Cook antes.

Evento de lançamento

A Apple revelou no início desta semana a data do seu próximo evento para anunciar seus novos produtos. A apresentação será realizada ao vivo no dia 8 de março (terça-feira), a partir das 15h. Ao que tudo indica, a Maçã deve anunciar três novos computadores, além, é claro, do iPhone SE 3.

Fonte: Tecmundo.


Nubank: falha dificulta verificar saldo e usar PIX nesta sexta (04)


 Clientes da fintech Nubank reclamaram, nesta sexta-feira (04), que não estavam conseguindo realizar serviços como verificar a fatura do cartão e realizar pagamentos via PIX. Algumas pessoas disseram que o saldo chegou a sumir no software do banco.

O Down Detector começou a verificar um aumento mais expressivo na reclamações em relação à empresa por volta das 10h30. Os principais problemas notificados eram: Login no aplicativo móvel (reportado por 46% dos usuários); Transferências (32%) e Pagamento de contas (22%).

Segundo o mapa de problemas relatados do site, as principais notificações de falhas do Nubank vinham de cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Down Detector

Muita gente utilizou as redes sociais para falar sobre as dificuldades no acesso ao app. Confira, algumas das publicações sobre o assunto no Twitter.


[ATUALIZAÇÃO - 12H20]: Respondendo a uma usuária no Twitter, a conta oficial do Nubank confessou que há uma "oscilação" no app. "Não se preocupe,  já temos um time empenhado para que tudo se normalize o mais rápido possível", disse o perfil do banco.

TecMundo também entrou em contato com a fintech para verificar se há alguma previsão de quando os serviços serão normalizados e a matéria será atualizada assim que houver uma resposta.

[ATUALIZAÇÃO - 12H40]: Em resposta enviada por e-mail, o Nubank confirmou o problema. "Parte da nossa base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível", diz o posicionamento da companhia.

Matéria em atualização...

Fonte: Tecmundo.

3 de mar. de 2022

Itaú: bug faz dinheiro 'sumir e aparecer' na conta de clientes


 Clientes do Itaú estão relatando uma falha no aplicativo do banco nesta quinta-feira (3). Segundo os relatos, o problema está relacionado ao saldo, sendo que alguns usuários afirmam que tiveram seu dinheiro retirado da conta sem autorização, enquanto outros receberam altos valores de origem desconhecida.

Alguns clientes relataram até mesmo que pagaram a fatura do cartão, mas continuaram com o valor na conta. "Paguei a fatura do meu cartão pelo Itaú ontem e acordei com o dinheiro na conta de novo e a fatura tá paga", disse um usuário.

Em resposta aos clientes no Twitter, o banco disse que já está trabalhando para resolver o problema e devolver o dinheiro. "Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos aqui para te tranquilizar, pois, realmente o nosso app está com instabilidade, mas o nosso time de tecnologia já está atuando para regularizar e tudo voltar ao normal o quanto antes."

Nas redes, muitos usuários revelaram que 'ganharam' grandes quantias com o bug:


Em nota ao TecMundo, o Itaú confirmou o problema na manhã de hoje relacionado ao extrato e saldo dos clientes. "O Itaú Unibanco informa que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas na manhã desta quinta-feira (3), com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível", diz a nota.

Fonte: Tecmundo.

2 de mar. de 2022

Apple suspende vendas e exportações de produtos para a Rússia

Apple anunciou nessa terça-feira (1º) que suspendeu por tempo indeterminado a venda de todos os produtos da empresa na Rússia. Além disso, a marca não vai realizar exportações para o país e limitou a utilização de vários dos seus serviços no território.

O motivo é a "preocupação profunda" com a invasão da Ucrânia ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um conflito que já dura uma semana. Anteriormente, o governo ucraniano chegou a pedir oficialmente que a empresa interrompesse serviços na região como represália.

Em uma carta enviada aos funcionários, o CEO da Apple, Tim Cook, já havia indicado um posicionamento mais assertivo da companhia na direção da Ucrânia, pedindo doações e união entre os colaboradores.

O que muda na Rússia?

Segundo a Wired, as lojas de revendedoras autorizadas da Rússia não estão mais vendendo produtos da marca, incluindo iPhones e Macs. O comércio online oficial também foi suspenso no país.

Além disso, serviços como a plataforma de pagamentos e carteira virtual Apple Pay foram "limitados" em território russo, sem que a companhia detalhasse exatamente o que isso significa. Anteriormente, a Maçã já havia confirmado a remoção de aplicativos de notícias de órgãos estatais do país, como o RT News.

Especialistas consultados pela NPR avaliam a medida como uma ação rara por parte da marca, que não costuma se posicionar contra nações ou tomar partido de forma crítica em conflitos — ela até já foi acusada de cooperar com a China e atuar na censura contra termos ativistas, por exemplo.

Fonte: Tecmundo.


 

Apple realizará evento em 8 de março e pode lançar novo iPhone SE


 A Apple finalmente confirmou a data de seu próximo evento para anúncio de novos produtos. A empresa realizará uma transmissão ao vivo no dia 8 de março, terça-feira que vem, a partir das 15h, pelo horário de Brasília.

O convite para o evento traz como título "performance de ponta", indicando que possivelmente teremos novidades sobre os computadores equipados com chips da linha M1. Segundo especulações, a empresa pode revelar três novos modelos de computadores na apresentação.

O evento da Apple será transmitido diretamente do Apple Park. Assim como em outras ocasiões, o público poderá acompanhar as novidades por meio dos canais oficiais da marca em redes sociais e no site de eventos da Maçã.

iPhone SE 3 e novo iPad Air?

A grande estrela do evento da Apple, no entanto, pode ser um novo celular. Segundo múltiplos vazamentos, a companhia vai revelar na semana que vem o iPhone SE 3, modelo focado em custo-benefício que deve trazer 5G.

Além disso, a companhia também deve revelar um novo iPad Air em sua apresentação no dia 8 de março. Assim como o iPhone SE de 2022, o novo tablet supostamente contará com suporte para o novo padrão de conexão móvel.

Fonte: Tecmundo.

Apple reage à invasão da Ucrânia com interrupção de vendas e serviços na Rússia

 Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia que muitas gigantes do mundo da tecnologia têm reagido de forma firme contra a Rússia de forma a penaliza-la pelas ações bárbaras contra o povo ucraniano.

Após ter sido desafiada pelo governo de Kiev, a Apple reagiu agora e tomou medidas firmes. A gigante de Cupertino interrompeu as vendas na Rússia e colocou em pausa alguns dos seus serviços. Há ainda mais medidas que estão a ser tomadas.

Apple Ucrânia Rússia vendas serviços

Vendas interrompidas na Rússia

Uma das formas de pressionar o governo russo e tentar travar o cenário da guerra é com sanções e com bloqueios. As empresas tecnológicas têm aqui um papel importante e a Apple acaba de assumir uma posição de peso. Todas as vendas foram interrompidas no território russo.

Com esta medida, a Apple deixa de ter disponível para vendas os seus equipamentos, entre eles o iPhone e o iPad. Ao mesmo tempo, para garantir este bloqueio, interrompeu também a importação destes mesmos produtos para o território, bloqueando ainda mais as vendas.

Apple Ucrânia Rússia vendas serviços

Apple Maps sem trânsito na Ucrânia

Da mesma forma, a Apple decidiu tomar mais algumas medidas de peso, com a colocação de alguns dos seus serviços em pausa no território russo. Tal como a Google também já tinha feito antes, as indicações de trânsito em tempo real foram desabilitadas no Apple Maps, nesses territórios em guerra.

Na App Store também houve mudanças, preparadas para impedir parte da propaganda da Rússia e proteger a Ucrânia. Assim, apps de informação como a RT News ou a Sputnik Newsforam retiradas da loja de apps da Apple de todas as regiões do planeta.

Apple reagiu à mudança nos serviços

A Apple, entretanto, já veio reagir a estas suas novas medidas e tomar uma posição de força para apoiar a Ucrânia. Num comunicado mostrou-se solidária com a nação invadida e que está em comunicação com os governos relevantes sobre as suas ações e continua a avaliar a sua abordagem em relação à Rússia.

Estas medidas seguem as que outras empresas já tomaram, sempre para mostrarem o seu apoio com a Ucrânia. Querem também mostrar à Rússia uma posição de força e alinhada com os restantes países que condenam esta guerra e a invasão que está em curso.

Fonte: Pplware.