16 de jun. de 2022

Apple bate a Amazon e é a marca mais valiosa do mundo

A gigante Amazon deixou de ser a marca mais valiosa do mundo. A revelação foi feita com base no estudo anual das 100 maiores marcas mundiais que é realizado pela Kantar.

A empresa multinacional de comércio eletrónico caiu duas posições! A Apple assumiu agora a primeira posição. Conheça o TOP 10 das marcas mais valiosas do mundo.

Apple bate a Amazon e a Google

Sem grandes novidades, as gigantes da tecnologia Apple e Google são agora as marcas mais valiosas do mundo, destronando a multinacional de comércio eletrónico Amazon.

Na 17.º edição da lista publicada anualmente pela empresa de consultoria Kantar, o valor da Apple subiu 55% em relação ao ano anterior, atingindo 947,06 mil milhões de dólares (908,46 mil milhões de euros), o que lhe permite subir uma posição e ocupar o primeiro lugar.

A Google também melhorou um lugar em relação ao ranking do ano passado, depois de aumentar o valor da sua marca em 79% para 819,57 mil milhões de dólares (786,04 mil milhões de euros). A empresa das pesquisas passa agora a ocupar a segunda posição.

Apesar de o seu valor ter aumentado 3%, para 705,65 mil milhões de dólares (676,98 mil milhões de euros), a Amazon cai para a terceira posição.

TOP 10 das marcas mais valiosas do mundo

  • Apple (1)
  • Google (2)
  • Amazon (3)
  • Microsoft (4)
  • Tencent (5)
  • McDonald's (6)
  • Visa (7)
  • Facebook (8)
  • Louis Vuitton (10) - a primeira empresa europeia no ranking

Apesar de todo o atual contexto económico de incerteza, o valor combinado das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 23% em comparação com o ano anterior, atingindo 8,7 biliões de dólares (8,4 biliões de euros).

Relatório da Kantar

 Fonte: Pplware.

15 de jun. de 2022

Apple Watch recebe aprovação para monitorizar a doença de Parkinson

 O Apple Watch é um equipamento que ganhou relevância no mundo pelas suas características dedicadas à saúde e bem-estar dos utilizadores. Além de todo um conjunto de sensores para vigiar a atividade cardíaca, a Apple quer que este dispositivo auxilie as pessoas em muito mais cenários. A US Food and Drug Administration (FDA) deu luz verde a uma aplicação do Apple Watch para monitorizar a doença de Parkinson.

Esta ferramenta foi desenvolvida pela empresa Rune Labs e irá tirar proveito das tecnologias de ponta que o pequeno relógio inteligente incorpora.

Imagem Apple Watch com watchOS 9

Apple Watch vai ajudar doentes com Parkinson

Segundo informações partilhadas pela Reuters, os sensores Apple Watch pré-existentes já podem detetar quedas, tremores e outras perturbações de movimento consistentes com os sintomas de Parkinson. Contudo, a Rune Labs deu um passo em frente com a sua aplicação, recolhendo dados individuais sobre a experiência dos sintomas dos pacientes para que possa ser partilhada com os médicos para determinar o melhor curso de tratamento.

Brian Pepin, CEO da Rune Labs, disse que os dados que a Apple Watch recolhe através da sua aplicação de monitorização de Parkinson serão combinados com dados de outras fontes, tais como implantes cerebrais. Acrescentou também que a app utiliza o software StrivePD da Rune Labs para enviar aos clínicos fluxos contínuos de dados para dar mais contexto aos padrões de movimento.

Isto fornece mais dados do que os médicos obteriam se observassem um doente a entrar para uma breve visita à clínica, uma vez que os sintomas da doença de Parkinson mudam com o tempo.

Os criadores têm vindo a testar a monitorização da doença de Apple Watch Parkinson desde que a Apple introduziu a sua estrutura ResearchKit em 2015.

Originalmente, isto permitia ao relógio da Apple seguir o andar dos utilizadores pedindo-lhes que andassem 20 passos em cada direção. Três anos mais tarde, a Apple atualizou o ResearchKit com o Movement Disorder API, que pode detetar dois sintomas comuns de Parkinson: tremores e discinesia, um efeito secundário da medicação para Parkinson que causa movimentos agitados e oscilantes.

A aplicação de monitorização de Parkinson é o segundo software de vigilância da Apple a receber a aprovação da FDA após a agência ter concedido a aprovação do tipo 510(k) para um recurso denominado “histórico de fibrilhação auricular (AFib History) para utilização em watchOS 9 após a sua apresentação na semana passada na WWDC.

Esta característica diz aos utilizadores diagnosticados com fibrilhação auricular quantas vezes o seu ritmo cardíaco mostra sinais de fibrilhação auricular, que, se não for tratada, pode levar a AVC e outras complicações cardiovasculares.

Fonte: Pplware.

14 de jun. de 2022

Viu iPhone barato? Cuidado: modelo é o favorito para golpes de venda


 Basta entrar em algum site de venda de produtos usados que lá estão eles:

os anúncios oferecendo celulares. O problema é que, além de atrair

consumidores, o menor preco em modelos que ainda são populares no

mercado também atrai criminosos. Entre os smartphones mais visados

pelos golpistas estão os iPhones

Os aparelhos da Apple somam 70% dos golpes envolvendo anúncios de

celulares, de acordo com um levantamento divulgado pela pela OLX,

plataformas de compra e venda online. Para atrair as vítimas, os

fraudadores costumam anunciar os celulares cerca de 14% mais barato

que os anúncios feitos por usuários idôneos, segundo o levantamento,

realizado em parceria com a AllowMe, plataforma de proteção de

identidades digitais.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados no comércio eletrônico no

primeiro trimestre deste ano foi de aproximadamente R$ 39,7 milhões. Os

celulares lideram o ranking dos produtos mais visados nas fraudes,

representando 40% do total, seguido por videogames (19%) e

computadores (12%).

O levantamento destaca que o iPhone 11 está no topo da lista de aparelhos

Apple de preferência dos bandidos, seguido de:

• iPhones XR

iPhone 8 Plus

• iPhone 12 Pro Max

• iPhone 11 Pro Max

"Celulares já são historicamente bastante visados por fraudadores, por

terem um alto valor e serem fáceis de serem revendidos. Com o aumento

da procura desses itens, os golpes tendem a aumentar. Por isso, é

importante que as pessoas redobrem a atenção ao negociar os produtos.

Os golpistas aproveitam da falta de conhecimento dos usuários para

enganá-los", diz Beatriz Soares, diretora de produto e operações da OLX.

Principais vitimas

Ainda segundo o estudo, a maioria das vítimas que cai em golpes são

homens (70%) e tem até 31 anos (77%). O estado de São Paulo foi o que

mais registrou fraudes com 30% do total, seguido por Rio de Janeiro (16%).

O levantamento analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo

sites, apps e contas digitais de janeiro a março deste ano, em uma base de

cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Confira a sequir os golpes mais comuns

Compra Confirmada

Liderando o ranking dos golpes mais aplicados no ano passado com 32%,

o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do

Envelope Vazio.

Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um

falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por email

ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi

depositado e entreque o produto da venda.

Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e

deixa de responder às mensagens.

Anúncio Falso

O golpista faz um anúncio de um produto nas plataformas de compra e

venda, para atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é mais

barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima

faz o pagamento e não recebe o produto.

Sites Falsos

Com o aumento da procura tem aumentado também a quantidade de falsos

sites, que fazem anúncios de celulares novos com valores muito abaixo do

de mercado na intenção de atrair os clientes.

As plataformas costumam ainda destacar que há poucas unidades do

produto e que a oferta dura apenas poucas horas, estimulando que as

pessoas façam o pagamento rápido. Após a confirmação de pagamento,

0 item nunca é enviado para os compradores. Dias depois o site sai do ar, na

maioria dos casos.

Como se prevenir de golpes

Para se prevenir desses tipos de golpes, os usuários precisam, acima de

tudo, redobrar a atenção ao fazer compras online.

• É importante pesquisar sobre a loja virtual e verificar em sites de

reclamações se já há registros de outros usuários.

• Além disso, sempre desconfie de preços muito baixos.

• Ao acessar um site de comércio eletrônico, verifique se existe um

cadeado localizado próximo ao endereço do link. Esse símbolo indica

que o conteúdo da página e os dados que nela serão inseridos

'viajaram' de forma sequra entre o servidor web, diminuindo assim o

risco de ser falso.

• Verifique também se a URLs tem "httos". Isso indica o uso protocolos de

segurança mais rígidos.

Jamais forneça dados pessoais para desconhecidos. Alguns criminosos

afirmam ser da empresa para roubar informações das vítimas.

• Não clique em links suspeitos e atenção a mensagens com erros de

português. Isso é um sinal de que trata-se de anúncios não oficiais.

Fonte: Uol.

12 de jun. de 2022

macOS Ventura: O novo SO da Apple foca-se em elevar a multitarefa ao máximo

 Todos os anos a Apple apresenta uma nova versão do macOS. Esta procura trazer o melhor que a marca sabe preparar, mas ao mesmo tempo garante novas funcionalidades que retiram ainda mais dos seus computadores.

Este ano a escolha recaiu no macOS Ventura, que quer elevar ainda mais a multitarefa e a gestão dos ficheiros dos utilizadores a novos níveis. Vamos assim conhecer o macOS Ventura.

Em primeiro lugar temos a novidade Stage Manager. Este consegue rapidamente agrupar todas as janelas de todas as apps e arrumá-las de acordo com a sua origem. Desta forma é simples e rápido ter acesso ao desktop e ao foco do utilizador.

Também o Spotlight foi reforçado e tem agora muito mais. Em primeiro lugar permite criar muito mais diretamente na barra superior. Aqui podem criar tarefas, aceder a atalho e a muito mais do que estavam habituados.

A app mail foi também alterada e permite agora criar lembretes para que o utilizador possa recuperar temas que esteja a tratar. Assim nada ficará esquecido.

O Safari também não foi esquecido e tem agora muitas novidades que melhoram ainda mais este browser. A Apple indica que este é o browser mais rápido do planeta e o browser mais eficiente que pode ser usado no Mac.

Uma novidade do Safari é a partilha de separadores com os amigos. Estes podem também ser agrupados para poderem ser geridos de forma mais simples.

Outro ponto que recebeu muitas melhorias foi o da parte associada ao vídeo. Para além do hand-off das chamadas de Facetime, o macOS Ventura traz um novo modo de apresentação que consegue ter num mesmo plano o utilizador e a sua secretaria, tendo assim uma área muito maior e mais dedicada.

Há ainda o center-stage que acompanha o utilizador para onde quer que este se mova, bem como melhorias na iluminação automática e que torna os vídeos e as chamadas muito melhores. Tudo poderá ser feito numa simples partilha de um ficheiro.

As primeiras betas do macOS Ventura chegam já hoje, esperando-se que no próximo mês surja uma versão de testes pública acessível a todos os utilizadores.

Fonte: Pplware.

3 de jun. de 2022

Apple terá grandes novidades para o iPadOS 16

 Estamos a poucos dias de conhecer um lote grande de novidades da Apple para os seus sistemas operativos. O iOS, nas suas vertentes, vai certamente ter acesso a melhorias e correções, para o tornar ainda melhor.

Estas normalmente são segredo até ao último tempo, continuando a ser um segredo da Apple e dos seus criadores. Há uma mudança que agora foi revelada e que mostra como o iPadOS e o iOS vão mudar para os utilizadores.

iPadOS iPad Apple novidades mudanças

Sendo um sistema dedicado aos tablets, em especial ao iPad, o iPadOS tem de conseguir ser usado em condições especial e até particularidades. É aqui que o sistema da Apple precisa de se renovar e de apresentar novidades.

O que o conhecido Mark Gurman revelou agora, faz parte da mudança que a Apple vem a preparar. As mudanças vão existir, conseguido novamente colocar o iPad mais próximo do que se espera de um tablet e menos de um smartphone.

Assim, com o iPadOS 16 será estreada uma melhoria, a interface multitarefa, para poder abrir e chamar as apps usadas que forem necessárias. É o ideal para alternar entre apps e não perder nenhuma da informação que ali for colocada.

iPadOS iPad Apple novidades mudanças

Outra mudança que está a ser avançada é a capacidade de redimensionar as janelas das diferentes apps que estiverem a ser usadas no iPad. Assim, este sistema torna-se verdadeiramente focado nos utilizadores e na sua experiência de utilização.

Como sempre, e aqui temos o grau de confiança em Mark Gurman, esta poderá ou não ser uma realidade. Tudo aponta para que seja o foco da Apple, que assim tem os seus utilizadores mais preparados para retirar o máximo do iPad.

Na próxima semana tudo será finalmente revelado e a Apple dará finalmente acesso a um sistema dedicado aos tablets. Com estas pequenas mudanças muito mais será possível fazer, retirando o máximo do SoC M1 e do ecrã de dimensões generosas.

Fpnte: Pplware.

Google Drive aprimora busca por aquivos com coluna de localização


 O Google Drive em breve receberá uma atualização que deixará mais fácil encontrar arquivos perdidos. Uma nova coluna de Localização será implementada e mostrará informações importantes sobre os documentos armazenados.

Quando o usuário entrar nas abas de pesquisa ou recentes, por exemplo, a nova coluna de Localização estará junto da linha que mostra nome, proprietário, última data de modificação e tamanho dos documentos. Passar o mouse ou clicar nas informações mostrará os dados de localização completos.

De acordo com a publicação oficial do Google, a ferramenta tornará mais rápido e prático para os usuários diferenciarem documentos com nomes semelhantes que estejam em locais diferentes do Drive. Porém, é válido comentar que até agora temos confirmação dessa nova coluna apenas para o Google Drive Web.

O Google vem se dedicando a adicionar novos recursos ao Google Drive nos últimos meses, como os “chips de pesquisa”, que permitem filtrar os resultados da pesquisa por tipo de arquivo, rótulos e data da última modificação, entre outros. Também se tornou possível encontrar documentos a partir de palavras-chave em vez da "obrigatoriedade" de colocar o nome completo do arquivo.

O novo recurso de localização do Google Drive já está sendo implementado e será ativado por padrão. A função está disponível para clientes do Google WorkspaceG Suite Basic e Business no momento, mas deve chegar ao público geral durante o mês de junho.

Fonte: Tecmundo.


Apple irá lançar um motor de pesquisa? Os rumores estão de volta

 Já não é de agora que a internet aposta que um dia a Apple irá lançar o seu próprio motor de pesquisa. Aliás, há mesmo quem refira que a Google paga milhões todos os anos à empresa de Cupertino para não avançar com este tipo de software. Apesar disso, a Apple nunca mostrou o seu interesse em confrontar a gigante Google nesta área. Mas os rumores estão agora de volta.

O especialista em comunicação, Robert Scoble, vem de novo a terreiro revelar supostas informações. Há datas de início das operações do motor de pesquisa Apple que este blogger americano revela.

Apple poderá criar um motor de pesquisa e fazer frente à Google?

A Apple quando em 2020 mudou a forma de pesquisar no iOS e iPadOS fez mexer o mercado online com uma suposta intenção de colocar a funcionar o seu próprio motor de pesquisa. Contudo, a empresa nada referiu sobre o assunto e não passou, novamente, de um rumor.

Agora, Robert Scoble acredita que a Apple irá revelar um novo motor de pesquisa web centrado no utilizador, semelhante ao do Google, mas está à espera de janeiro de 2023 para o fazer.

Segundo Scoble, estas novidades poderão ser já divulgadas pela Apple no seu evento WWDC 2022que começará na próxima semana, no dia 6 de junho.

Scoble não dá mais detalhes no seu tópico do Twitter, mas disse ao TechRadar Pro que parte desta informação vem de conversas com fontes próximas. A outra parte, vem da sua dedução.

Mas qual a fiabilidade da informação deste evangelista?

Bom, não é certo que tenha fontes sempre seguras. Aliás, anteriormente, Scoble disse que a Apple lançaria o seu equipamento de Realidade Virtual "Apple Glass" na WWDC 2022 - e que viria com um "novo iPod". Esta afirmação também teve origem no Twitter, mas Scoble logo a seguir, com outro tweet, tentou voltar atrás com todas as suas afirmações à estratégia da Apple.

Agora, não é uma estratégia que não tenhamos já visto antes no caminho da Apple. No passado, a gigante de Cupertino fez isso com a substituição do serviço de mapas da Google. Com a chegada do iOS 6, os mapas nativos passaram a ser Apple e o Google Maps caiu.

Apesar dessa mudança não ter começado bem, hoje os mapas da Apple são de grande qualidade e, em vários aspetos, até melhores que os da Google.

Além disso, a Apple já dispõe de um motor de pesquisa que alimenta a Siri e o Spotlight. Por isso, não parece ser um esforço enorme para expandir isso para um serviço de pesquisa geral completo ao estilo Google.

Se a Apple lançar este motor de pesquisa geral para utilizadores, é provável que venha a perder muito dinheiro. Conforme foi noticiado anteriormente, a Google terá pago à Apple 15 mil milhões de dólares ao longo de 2021, de modo a permanecer como o motor de pesquisa nativo no iOS.

Se a informação for correta, este negócio em particular corresponde entre 15% e 20% dos lucros anuais da Apple de 2020. Claro, se a Google não pagar, como se falou na altura, a Microsoft poderia avançar com o Bing.

Fonte: Pplware.