9 de jul. de 2025
7 de jul. de 2025
Apple Car Keys: saiba se o seu carro já pode ter uma chave digital no iPhone
Em 2020, a Apple adicionou uma funcionalidade de chave digital para automóveis à sua aplicação Carteira, permitindo aos utilizadores ligar, bloquear e desbloquear um carro compatível com um iPhone ou Apple Watch. A funcionalidade é atualmente oferecida por fabricantes de automóveis selecionados, incluindo Audi, BMW, Hyundai, Kia, Genesis, Mercedes-Benz, Volvo e um punhado de outros, e deverá expandir-se ainda mais.
O Apple Car Keys é uma funcionalidade do iPhone e Apple Watch que permite desbloquear, trancar e ligar um carro compatível através da tecnologia NFC (Near Field Communication) ou UWB (Ultra Wideband), dependendo do modelo.
As funcionalidades são várias, a segurança é total e poderemos estar a ver como será, num futuro breve, as chaves para abrir e tornar toda a atividade do veículo possível... só com um encostar do smartphone ou do smartwatch.
Como funciona:
1. Compatibilidade do carro
Só funciona com modelos específicos de marcas como BMW, Hyundai, Kia, Genesis, entre outras (com o sistema CarPlay e suporte para Car Keys). O fabricante do carro tem de suportar a integração com a Apple Wallet.
2. Adicionar chave à Wallet
- Após configurar o carro com a aplicação do fabricante, é oferecida a opção de adicionar a chave digital à Apple Wallet.
- Esta chave fica ligada ao Apple ID e ao dispositivo.
3. Desbloquear e ligar o carro
- Com NFC (modelos mais antigos): basta aproximar o iPhone ou Apple Watch da maçaneta da porta para trancar/destrancar, e colocar o iPhone na base do carro para ligar.
- Com UWB (modelos mais recentes e com chip U1): o carro reconhece o dispositivo à distância, permitindo o acesso sem tirar o iPhone do bolso.
4. Partilhar a chave
Pode partilhar uma chave digital com outro utilizador via iMessage(Mensagens), definindo permissões (por ex.: apenas destrancar, ou também conduzir).
5. Segurança
- A chave está protegida com Face ID, Touch ID ou código.
- Se perder o iPhone, pode remover remotamente a chave via iCloud.
A Apple tem uma página Web com uma lista de modelos de veículos compatíveis com as chaves para automóvel do iPhone, mas não é atualizada há algum tempo, pelo que faltam algumas adições recentes.
A lista abaixo está mais atualizada.
Fonte: Pplware.
1 de jul. de 2025
Apple pode estar a trabalhar num MacBook mais barato, equipado com o chip do iPhone
Dos smartphones aos computadores, os dispositivos da Apple não são para qualquer bolso. No entanto, informações recentes indicam que a empresa de Cupertino pode estar a trabalhar num novo MacBook de baixo custo, equipado com o chip do iPhone.
De acordo com a informação divulgada pelo analista Ming-Chi Kuo, que já revelou antecipadamente muitas novidades, a Apple está a planear o lançamento de um MacBook de 13 polegadas, equipado com o chip A18 Pro, que apareceu pela primeira vez no ano passado, dentro do iPhone 16 Pro.
A ser verdade, este será o primeiro MacBook a usar um chip da classe iPhone, ao invés dos chips da série M da Apple.
Apesar de o chip A18 Pro não ser tão potente quanto os processadores da série M encontrados na maioria dos MacBooks atuais, ele deverá ser suficientemente capaz de executar tarefas diárias.
Conforme partilhado, o dispositivo deverá entrar em produção no final de 2025 ou início de 2026, e o lançamento deverá ocorrer algures no primeiro semestre do próximo ano.
Além disso, deverá ser disponibilizado em várias cores, como prateado, azul, rosa e amarelo, indo ao encontro da estratégia habitual de oferecer acabamentos coloridos.
Apple quer vender mais MacBooks
Segundo a informação partilhada, o MacBook mais acessível procurará impulsionar as vendas do dispositivo.
Afinal, nos últimos anos, as vendas diminuíram, em parte devido aos preços elevados dos modelos atuais.
Assim sendo, uma alternativa mais barata poderia atrair estudantes, utilizadores informais e aqueles que desejam um MacBook sem gastar muito dinheiro.
Apesar do pouco que já se sabe, não está claro o posicionamento que a Apple definirá para este MacBook.
Fonte: Pplware.
29 de jun. de 2025
iOS 26 Beta esconde um novo toque. Conheça o que vem aí
Um toque de um telemóvel pode não parecer que tem uma grande relevância. Mas tem, tanto é que há um estudo prévio para perceber como esse som não provocará ansiedade ou stress. Que seja uma forma de alertar, sem preocupar ou ser intrusivo. A Apple, pensa nisso e não é por acaso que os toques são... escolhidos a dedo. No iOS 26, dizem, há um toque escondido. Ouça o que poderá estar a chegar.
A Apple inovou o conceito de toque
O toque mais conhecido do iPhone, chamado “Marimba”, surgiu em 2007, com o lançamento do primeiro iPhone.
Criado por Ken Kato, compositor da Apple, foi escolhido por ser distinto, alegre e facilmente reconhecível, mesmo em ambientes ruidosos. A marimba, um instrumento de percussão tropical, dá-lhe o timbre característico.
Tornou-se rapidamente um ícone cultural, associado diretamente ao iPhone e, por extensão, à identidade da Apple.
Reprodutor de áudio
A Apple foi inovadora com o toque “Marimba”, mas não apenas pelo som em si — a inovação esteve no conceito. Em 2007, a maioria dos telemóveis usava toques polifónicos ou monótonos. A Apple optou por um toque musical, suave, orgânico e com alta qualidade sonora, pensado para agradar e destacar-se sem ser agressivo. Usou ficheiros AAC de alta fidelidade, o que era invulgar na altura.
Mais do que o toque em si, a inovação foi tratá-lo como parte da experiência de marca, o que poucos faziam.
O “Marimba” tornou-se um símbolo auditivo do iPhone, algo semelhante ao que a Nokia tinha feito anos antes com o seu toque clássico, mas num estilo mais moderno e elegante.
Há um novo toque escondido no iOS 26
O novo toque é uma versão alternativa do toque Reflection existente, que tem sido o toque padrão desde que o iPhone X foi lançado em 2017.
Reprodutor de áudio
Este novo toque foi descoberto dentro do código para o primeiro desenvolvedor beta do iOS 26, mas permanece oculto, então o utilizador não o encontrará na lista de toques disponíveis na aplicação Definições por enquanto.
Não está claro se a Apple vai avançar com o lançamento do toque numa versão beta posterior do iOS 26.
O novo toque foi partilhado no X ontem:
Há vários programadores que também confirmam a existência do toque e já se especula se não será o que virá com os novos modelos do iPhone 17 ainda este ano.
Se, porventura, não quiser esperar, o iOS 26 facilita a definição de um ficheiro de áudio como toque personalizado, eliminando a necessidade de utilizar a aplicação GarageBand.
E como podemos fazer isso?
Para definir um toque de chamada personalizado no iOS 26, abra a aplicação Ficheiros e toque num ficheiro de áudio MP3 ou M4A com menos de 30 segundos de duração.
Em seguida, toque no botão de partilha no canto inferior direito do ecrã, toque em Mais e toque em Utilizar como toque.
Em seguida, esse ficheiro de áudio será listado como uma opção de toque na aplicação Definições, em Sons e háptica → Toque.
Reprodutor de áudio
A opção Utilizar como toque também aparece para ficheiros de áudio em outras aplicações selecionadas, incluindo Memorandos de voz.
Contudo, não é possível definir músicas do Apple Music como toques personalizados gratuitamente, mesmo com uma subscrição.
Fonte: Pplware.