3 de out. de 2025

Apple lança o iOS 26.0.1 para o iPhone com correções

 Depois do lançamento oficial do iOS 26, a Apple disponibiliza agora o iOS 26.0.1. Neste novo pacote de atualizações, a empresa de Cupertino traz correções que importa fazer o quanto antes.

Apple lançou uma nova atualização de software para o iPhone: o iOS 26.0.1 já está disponível para download.  O iOS 26.0.1 é a primeira atualização de correção de erros do novo software da empresa.

O que há de novo no iOS 26.0.1?

Há duas semanas, a Apple lançou o iOS 26 para o público. Muitos utilizadores podem ter optado por instalar o iOS 18.7 em vez disso, numa tentativa de evitar os erros que normalmente acompanham os grandes lançamentos.

Hoje, a Apple disponibilizou a primeira atualização de correção de erros do iOS 26. O iOS 26.0.1 já está disponível e é recomendado para todos os utilizadores.

Notas oficiais de lançamento da Apple

Esta atualização fornece correções de erros importantes e atualizações de segurança para o iPhone, incluindo soluções para os seguintes problemas:

  • O Wi-Fi e o Bluetooth podem, ocasionalmente, desligar-se nos modelos iPhone 17, iPhone Air e iPhone 17 Pro
  • Um pequeno número de utilizadores pode não conseguir ligar-se a uma rede móvel após atualizar para o iOS 26
  • Fotografias tiradas em determinadas condições de iluminação com os modelos iPhone 17, iPhone Air e iPhone 17 Pro podem apresentar artefactos inesperados
  • Os ícones das aplicações podem aparecer em branco depois de aplicar um tom personalizado
  • O VoiceOver pode deixar de funcionar para alguns utilizadores após a atualização para o iOS 26

Apesar de o iOS 26 ter estado em fase beta com programadores e com o público durante vários meses antes do seu lançamento no início deste mês, é perfeitamente normal a Apple descobrir novos erros e implementar correções pouco depois da chegada ao público.

Resumindo, uma base de instalação de utilizadores muito maior fornece mais dados sobre problemas que precisam de ser resolvidos.

Fonte: Pplware.

CEO da Ford: Apple CarPlay Ultra não impressiona

 Tal como acontece com o Androis Auto, também a Apple renovou a sua proposta, elevando-a a novos níveis com o Apple CarPlay-. O que muitos rapidamente abraçaram, parece agora estar a ser rejeitados por outros. Desta vez é o CEO da Ford, que mostrou claramente que o Apple CarPlay Ultra não o impressiona.

Apple CarPlay Ultra Ford CEO carro

O muito aguardado software de última geração da Apple para automóveis, o CarPlay Ultra, que se estreou este ano com os modelos Aston Martin, continua a ser um ponto de discórdia entre os gigantes automóveis. Depois da Porsche, espera-se que a Hyundai, a Kia e a Genesis adotem o sistema, enquanto alguns fabricantes estão preocupados com o controlo da Apple sobre a experiência no carro.

Uma dessas marcas é a Ford. Num podcast, o CEO da Ford, Jim Farley, revelou não estar satisfeito com a versão inicial do CarPlay Ultra. Farley disse: “Não estamos satisfeitos com a implementação inicial do Ultra, mas estamos muito empenhados na Apple. Já discuti isso com o Tim (Cook) muitas vezes”.

O CarPlay Ultra não limita o software da Apple apenas ao ecrã de entretenimento; também o integra em funções como o controlo da climatização, os modos de condução e as definições do veículo. No entanto, Farley realçou que as limitações desta abordagem precisam de ser clarificadas.

Apple CarPlay Ultra Ford CEO carro

Farley, em particular, observou que os clientes comerciais do Ford Pro utilizam o software da própria Ford para rastrear os seus veículos, definir limites de velocidade ou gerir o acesso dos condutores. Disse que o controlo da Apple sobre essas mesmas áreas pode criar uma experiência complexa.

A decisão da General Motors de bloquear o CarPlay e o Android Auto nos seus veículos elétricos, no ano passado, gerou críticas generalizadas. Farley, no entanto, afirmou que a Ford está a adotar uma abordagem diferente e não considera limitar as capacidades de espelhamento de telemóveis.do Android Auto. Por exemplo, os utilizadores podem utilizar o CarPlay em ecrã inteiro no ecrã do veículo.

O Apple CarPlay Ultra reacendeu o debate sobre o “controlo” entre marcas e gigantes tecnológicos. Embora a Ford não tenha fechado completamente a porta à Apple, não está interessada em ceder-lhe o controlo total sobre as funções dos veículos. As declarações de Farley sugerem que o debate sobre o papel da Apple nos mundos da tecnologia e automóvel vai continuar.

Fonte: Pplware.

Desejo do iPhone 17 Pro ultrapassa em muito o do iPhone 16 Pro

 A vida parece estar a correr bem à Apple, depois de ter lançado do seu novo iPhone 17, nas várias variantes, especialmente os modelos mais caros. Segundo informações, o modelo iPhone 17 Pro está mais popular do que nunca. O iPhone Air, aparentemente, não está.

Intenções de compra dos modelos 17 Pro em alta e robustas

As semanas iniciais de venda de uma geração de iPhone são frequentemente analisadas de perto por analistas, que procuram perceber se os lançamentos serão, em última instância, bem-sucedidos. Com base no que o JPMorgan relata numa nota a investidores, este é um ano muito bom para a Apple.

O interesse dos consumidores está elevado nos Estados Unidos em comparação com o lançamento da família iPhone 16 em 2024, lê-se na nota, ainda que com uma procura ligeiramente mais fraca na China.

Aproximadamente 71% dos consumidores inquiridos disseram estar interessados em comprar um novo iPhone em 2025, contra 68% em 2024 e 63% em 2023. Na China, a percentagem desce ligeiramente para uns ainda robustos 90%.

Quanto ao que os consumidores querem comprar dentro da gama, o iPhone 17 Pro Max é o modelo mais popular, com 33% de preferência, seguido do iPhone 17 Pro com 22%. Em seguida surge o iPhone 17 standard, que arrecadou 20% dos votos.

No geral, continua a verificar-se uma preferência pelos modelos Pro em detrimento dos não Pro, como habitual. A popularidade agregada dos modelos Pro é de 72% na gama iPhone 17, enquanto essa percentagem tinha ficado nos 64% na gama iPhone 16.

Uma questão de dúvida

Embora o inquérito discuta a gama iPhone 17 em relação ao iPhone 16, há um facto que vai marcas este lançamento da Apple: não há qualquer referência ao iPhone Air. Apesar de ser lógico que os modelos Pro continuem a vender bem, a análise sobre o iPhone 17 não Pro deve ser considerada com mais atenção.

O JPM afirmou no relatório que a preferência pelo iPhone 17 base é superior à do iPhone 16 base, sobretudo na China. Isto não faz muito sentido tendo em conta a discussão sobre os Pro, até se considerar que o iPhone 16 foi acompanhado pelo iPhone 16 Plus, enquanto o modelo “Plus” do iPhone 17 foi substituído pelo totalmente novo iPhone Air.

Utilizadores que atualizam e quem muda de plataforma

Quando se trata de atualizações de utilizadores já com iPhone, aproximadamente 82%identificaram-se como interessados em comprar um novo iPhone em 2025. Este valor é ligeiramente superior aos 79% registados em 2024.

Este sentimento cresceu mais nos Estados Unidos, passando de 73% para 78%. Na China, o sentimento foi descrito como “relativamente modesto”, mas apenas porque partia de um já muito elevado 97% em 2024 para 98% em 2025.

Os que atualizam também tendem a escolher modelos Pro, com o Pro Max a representar 36% do total, o Pro 20% e o iPhone 17 standard outros 20%. No total, 73% dos atuais donos de iPhone que vão atualizar pretendem adquirir um modelo Pro, contra 67% na série iPhone 16.

No caso dos que mudam de plataforma, há um interesse ligeiramente menor em migrar para o iOS face a 2024. Entre utilizadores Android, 57% consideram comprar um novo iPhone em 2025, enquanto essa percentagem era de 61% em 2024.

Tal como os que já tinham iPhone, também os "novos utilizadores" mostram preferência pelos modelos Pro: 29% querem o Pro Max, 26% o Pro e 21% o iPhone 17. No total, 69% dos que mudaram vindos do Android querem modelos Pro da geração iPhone 17, contra 62% na série iPhone 16.

E o Apple Watch?

O inquérito abordou ainda a intenção de compra do Apple Watch, que recebeu grandes melhorias em toda a linha.

Aproximadamente 56% dos inquiridos afirmaram querer comprar um novo smartwatch em 2025, contra 54% no inquérito de 2024. O Apple Watch continua a ser a escolha mais popular, ainda que ligeiramente abaixo: 87% contra 91% no ano anterior.

Quanto a qual Apple Watch escolher, a preferência tende para os modelos de “entrada de gama”, segundo o JPM, embora não tenha havido grandes mudanças. A popularidade do Apple Watch Series 11 é de 53%, contra 54% do Series 10 em 2024, enquanto o Apple Watch Ultra 3 atinge 26% de quota contra 25% do Ultra 2 em 2024.

Fonte: Pplware.

iPhone 17: há novo bug irritante que está a afetar cada vez mais utilizadores

 Lançado há algumas semanas, o iPhone 17 não tem estado isento de problemas. Estes são bem conhecidos e deixam os utilizadores preocupados, em especial no que toca à imagem deste equipamento. Agora, um novo bug irritante foi descoberto e afeta cada vez mais utilizadores da Apple.

iPhone 17 bug Apple som

Novo bug irritante no iPhone 17

Quando parecia que o Scratchgate começava a desaparecer, um novo problema afeta o iPhone 17. Especificamente, os modelos Pro e Pro Max. E, ao contrário do que se acreditava quando o primeiro relatório foi publicado, parece estar a tornar-se cada vez mais comum. O relato de um utilizador revela uma falha que tinha encontrado nos altifalantes do seu iPhone 17 Pro Max.

Não demorou muito para que o tópico se enchesse de utilizadores a queixarem-se do mesmo problema com os seus equipamentos (iPhone 17 Pro/Pro Max). Aparentemente, quando se liga o dispositivo ao carregador, começa a tocar qualquer coisa e baixa o volume ao mínimo, os altifalantes emitem um ruído estranho. Parece interferência ou um ligeiro zumbido.

Há um problema com som ao carregar

Nem todos os modelos do iPhone 17 Pro/Pro Max parecem ser afetados, embora cada vez mais utilizadores confirmem que os seus telemóveis também apresentam este bug. A solução ainda não existe, embora a Apple já esteja ciente do problema. Um utilizador partilhou a sua experiência com a Apple sobre o problema com, e as suas respostas e atualizações deixam claro que a empresa trabalha já no problema.

Na sua primeira comunicação, a Apple solicitou dados e provas abrangentes do utilizador, sugerindo que não conheciam o problema. A empresa confirmou depois o zumbido ouvido nos vídeos fornecidos do iPhone 17 Pro, e os engenheiros reconheceram o problema. Estão a trabalhar numa correção, embora não tenham dado qualquer pista se está relacionada com o hardware ou software do iPhone 17 Pro/Pro Max. 

A Apple já está a avaliar o problema

Além disso, confirma-se que a atualização do iOS 26.0.1 não corrige o bug. A Apple está a oferecer a substituição para os utilizadores que têm o Apple Care+, embora, como é um problema cada vez mais comum, alguns já tenham indicado que não querem passar pela aquisição de outro iPhone 17 Pro afetado. Para já, resta esperar, pois não se trata de uma falha catastrófica nem que impeça a utilização do dispositivo. 

Na verdade, nem sequer é percetível quando se ouve música. Não deveria estar lá, claro, mas parece insignificante para justificar uma declaração da Apple. Se for uma falha de software, a solução é simples com um simples patch do iOS 26. No entanto, se estiver relacionado com o hardware, a Apple poderá enfrentar um recall de milhares de iPhone 17 Pro em todo o mundo ou uma avalanche de reparações gratuitas.

Fonte: Pplware.