Depois de muitos rumores e expectativas, a Apple anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento de um novo smartphone. Trata-se do iPhone 16e, mais novo integrante da linha de celulares da marca e até então conhecido como iPhone SE 4.
O aparelho é a alternativa da família tradicional de dispositivos móveis da marca, com um preço levemente mais acessível em troca de algumas especificações técnicas menos potentes. O último modelo desse segmento foi o iPhone SE 3, lançado em 2022.
A ideia da companhia é fornecer uma possibilidade de compra para quem deseja adquirir um novo iPhone, mas prefere o design de gerações anteriores do aparelho e concorda em sacrificar certos recursos por um valor menor na compra. Ainda assim, essa geração — que abandonou o "SE", que signifiava Special Edition, para virar parte da linha numerada atual — não chega a ser um produto tão inferior em componentes, recursos e desempenho.
O que há de novo (e de antigo) no iPhone 16e
Confirmando especulações e vazamentos, o iPhone 16e tem o visual baseado não na atual linha de celulares da Maçã: a inspiração do design vem do iPhone 14, a geração de celulares lançada pela marca em 2022 que traz bordas arredondadas que se ajustam ao design curvo do aparelho. Com certificação IP68 de impermeabilidade e proteção contra poeira, o aparelho tem estrutura de alumínio, um vidro traseiro de alta durabilidade e o Ceramic Shield na parte dianteira.
Outra adição no corpo do dispositivo é o botão de Ação, um atalho que pode servir para uma série de recursos que inclui a fotografia. Ele traz ainda o USB-C como conector, além do Face ID para desbloqueio com reconhecimento de rosto e apesar do suporte a recarga sem fio, não tem suporte MagSafe para acessórios. O dispositivo não vem com adaptador de energia, o que deve gerar reclamações de novos clientes da marca.
Além disso, o iPhone 16e traz uma tela OLED Super Retina XDR de 6,1 polegadas com suporte HDR e uma bateria que tem a maior duração entre os smartphones da empresa com esse tamanho de display. Na prática, segundo a marca, isso significa até 26 horas de reprodução de vídeo sem parar.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: iOS 18
- Tela: OLED de 6,1 polegadas
- Processador: Apple A18
- Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
- Câmera traseira: 48 MP
- Câmera frontal: 12 MP
- Medidas: 14,6 x 7,15 x 0,78 cm
- Peso: 167 gramas
O processador dele é o A18, chip com design interno e presente nos modelos mais recentes da fabricante, acompanhado de um motor de redes neurais com 16 núcleos para rodar modelos de aprendizado de máquina. Já o modem de telefonia celular é o inédito Apple C1, primeiro modem que é feito pela própria companhia.
Os componentes fazem com que o smartphone seja capaz de rodar o pacote de ferramentas Apple Intelligence, o conjunto de chatbots e recursos de inteligência artificial (IA) da Maçã que começou a ser liberado apenas recentemente e chega em abril de 2025 na versão em português do Brasil. A Siri, assistente pessoal da Maçã, também está confirmada neste modelo.
Em termos de fotografia, a companhia optou por um único sensor traseiro de 48 MP de resolução padrão “2 em 1” — capaz de agir como um sensor wide comum e uma teleobjetiva de curto alcance. A câmera traz funções de IA e melhorias a nível de software para otimizar os retratos, incluindo zoom óptico de 2x, zoom digital de 10x e suporte a modos como o Noturno e Retrato. Já o sensor para selfies é o mesmo TrueDepth de 12 MP já usado em outros modelos de iPhone.
Disponibilidade
O iPhone 16e está disponível nas cores preta e branca com acabamento matte e será vendido no Brasil a partir de R$ 5.799 — um aumento considerável de preço em comparação com o antigo iPhone SE de 3ª Geração, que custava cerca de R$ 1,5 mil a menos na versão mais barata. A pré-venda no país começa a partir de 28/2 e já pode ser feita pelo site oficial da empresa.
Continue ligado no TecMundo para saber mais detalhes do novo iPhone 16e e futuros lançamentos da Apple no mercado brasileiro.
Fonte: Tecmundo.