31 de out. de 2023

iOS 17.1 aumenta a duração da bateria na maioria dos iPhones mais antigos

 A Apple lançou há 5 dias o iOS 17.1 que promete uma série de melhorias e correções. Contudo, esta nova versão melhorou a autonomia da bateria também na maioria dos iPhone mais antigos. Os dados mostram algumas curiosidades.

Ilustração de iPhones com iOS 17.1 que viram uma melhoria na bateria

A mais recente atualização do iOS aumenta a duração da bateria de vários modelos de iPhone mais antigos, de acordo com testes efetuados numa série de dispositivos. E é um salto para quase todos os modelos testados em relação à primeira versão do iOS 17. No entanto, ainda há espaço para melhorias.

O iOS 17.1 geralmente consome menos bateria

Os testes mostram que a primeira versão do iOS 17 reduziu a duração da bateria de uma série de modelos mais antigos. E as três primeiras rondas de correções de erros não melhoraram de forma consistente - o iPhone 13 melhorou, mas o iPhone 12 piorou ligeiramente, por exemplo.

Mais uma vez, o iOS 17.1, a primeira grande atualização, trouxe boas e más notícias quando foi lançado na quarta-feira.

Testes de benchmark feitos pelo canal do YouTube iAppleBytes numa variedade de modelos mais antigos do iPhone descobriram que o iPhone 13, o iPhone 12 e o iPhone SE 2020 viram aumentos na vida útil da bateria com a instalação da nova versão. O iPhone 13 subiu 15% para a maior melhoria.

No entanto, os dados também mostram que o iOS 17.1 trouxe uma queda na vida útil da bateria do iPhone 11 e do iPhone XR. Aliás, caiu mesmo abaixo do valor anterior quando estavam a executar o iOS 17.

Embora tenha havido progresso, a maioria dos utilizadores do iPhone concordaria que não foi suficientemente longe. A duração da bateria do iPhone 13 e do iPhone 12 continua a ser inferior à do iOS 16.6.1, que muitos utilizadores do iPhone ainda utilizam.

Possivelmente, tal como aconteceu no iOS anterior, a Apple, paulatinamente, corrige os problemas, melhora o desempenho e equilibra o consumo de energia dos seus smartphones. Esta versão já está a ser trabalhada numa nova beta para o iOS 17.2.

Fonte: Pplware.

30 de out. de 2023

Scary Fest: como assistir e o que esperar do evento da Apple


 A Apple realiza nesta segunda-feira (30) o evento Scary Fest, às 21h (horário de Brasília). O nome é um trocadilho com a palavra fast (que é "rápido" em inglês) com "festival do arrepio" (que seria "scary fest" no idioma original).

Apesar de a Apple não ter liberado nenhuma informação oficial sobre o que será mostrado na conferência, boa parte da lista de possíveis novidades já vazou ou tem fortes evidências de que vai aparecer.

Como assistir ao evento da Apple?

O Scary Fast será transmitido globalmente por dois canais: o site oficial da Apple e o canal da empresa no YouTube.

Em ambos os casos, a transmissão começa um pouco antes das 21 horas e, no horário marcado, o CEO Tim Cook normalmente já inicia e as apresentações.

O que esperar do novo evento da Apple

A conferência de Halloween da Apple marca possivelmente a estreia dos processadores M3, feitos pela própria companhia.

Por enquanto, não há muitos detalhes técnicos sobre o poder do chip. Assim como a família atual, eles devem ser compostos de três variantes com diferentes velocidades de processamento: M3, M3 Pro e M3 Max.

Um MacBook Air da atual geração.Um MacBook Air da atual geração.Fonte:  Apple 

A Apple deve também apresentar uma atualização de duas populares famílias de dispositivos: os laptops da família MacBook e tablets iPad.

Os MacBooks de 13 e 15 polegadas não devem ter uma grande mudança em design ou especificações técnicas em relação aos modelos atuais, exceto o processador M3.

Os tablets também dificilmente serão muito diferentes do catálogo atual, mas todos devem ser já compatíveis com o novo Apple Pencil USB-C.

Por fora, correm também rumores de que a companhia vai apresentar um iMac de 24 polegadas e um MacBook Pro, ambos também atualizados com os novos chips. O notebook chegou a aparecer em uma suposta imagem da caixa, já com um novo papel de parede.

Fonte: Tecmundo.

27 de out. de 2023

iOS 18: quais os iPhones que irão receber esta atualização?

 Sim, sabemos que o sistema operativo do iPhone ainda vai no iOS 17.1, que acabou de chegar ao público em geral. Contudo, a Apple estará já a trabalhar naquele que dizem ser um "sopro de juventude" no software que rege o mais lucrativo dispositivo da empresa de Cupertino. As novidades falam em Inteligência Artificial no iOS 18 e, como tal, mais exigência de hardware. Então, quais os iPhones que irão receber esta atualização?

A atualização para o iOS 18 ainda está longe, mas já se fala dos iPhones que poderão ou não ser atualizados após o "corte" do iOS 17. Ainda estamos na fase de atualização do iOS 17.1, bem como as versões equivalentes dos outros sistemas operativos da Apple. Contudo, o interesse pela próxima grande versão do sistema, o iOS 18, está a aumentar à medida que o tempo passa. E tanto mais que os rumores indicam que as suas novas funcionalidades se centrarão na IA.

À medida que este cenário se começa a desenrolar, muitos perguntam: que modelos de iPhone serão compatíveis com o iOS 18?

A Apple ainda não confirmou, nem o fará durante algum tempo, mas podemos ter uma ideia de quais os iPhones que serão ou não suportados.

Modelos de iPhone (supostamente) compatíveis com o iOS 18

Com o iOS 17, a Apple deixou para trás o iPhone X que agora só pode atualizar para o iOS 16.

chegada da IA generativa no iOS 18 pode exigir mais poder, então poderíamos ver mais cortes na lista de modelos suportados. Isso coloca o iPhone XR e XS na mira, que podem ser deixados de fora e correr apenas o iOS 17.

  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone SE (2.ª geração)
  • iPhone 12
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13 mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone SE (3.ª geração)
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Plus
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone 15
  • iPhone 15 Plus
  • iPhone 15 Pro
  • iPhone 15 Pro Max / Ultra

Obviamente, o iPhone 16 também deve ser adicionado a esta lista, embora ainda seja um rumor demasiado distante para poder falar sobre os modelos que esta gama trará. Mas a sua compatibilidade com o iOS 18 estará assegurada.

Modelos de iPhone NÃO compatíveis com o iOS 18

Se formos pela lista de suposta compatibilidade, os iPhones que não seriam compatíveis com o iOS 18 seriam:

  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone X
  • iPhone SE (1.ª geração)
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • Todos os modelos e gerações anteriores

Data de lançamento do iOS 18

Se o cronograma da Apple não mudar, devemos ver as primeiras informações oficiais sobre o iOS 18 em junho de 2024, mês em que a empresa costuma realizar a sua conferência anual de programadores.

Nesse momento, teríamos um verão de 2024 com versões beta do sistema e uma versão final e estável para todos no final de setembro de 2024.

Fonte: Pplware.

26 de out. de 2023

Apple lança iOS 17.1 com novos recursos e corrige a radiação do iPhone 12


 A Apple lançou o iOS 17.1 nesta quarta-feira (25), atualização que traz a capacidade de continuar transferências do AirDrop pelos dados móveis e distribui a solução contra o excesso de radiação na França para o iPhone 12.

Por se tratar de uma atualização majoritária, ela carrega novidades interessantes para o público. Entre os recursos mais importantes, estão a capacidade de continuar transferências do AirDrop à distância, mesmo se os dois celulares não estiverem mais conectados à mesma rede Wi-Fi.

iOS 17.1 corrige o excesso de radiação do iPhone 12 na França.iOS 17.1 corrige o excesso de radiação do iPhone 12 na França.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outro recurso interessante da compilação é o "Favoritos" do Apple Music. A função permite adicionar músicas, álbuns, playlists e artistas para a biblioteca e ajudar o algoritmo a identificar melhor seu gosto musical.

Além disso, o modo Em Espera do iOS 17.1 teve a página de configurações repaginada para tornar o controle sobre o modo mais preciso.

Confira outras novidades adicionais:

  • O indicador de lanterna agora está disponível no iPhone 14 Pro e iPhone 15;
  • Foi adicionado uma nova opção de playlist para covers no Apple Music;
  • O iOS 17.1 combinado ao watchOS 10.1 enfim permitem transferir contatos via NameDrop usando o Apple Watch.

Correção para a radiação do iPhone 12

O iOS 17.1 libera também a correção do excesso de emissão de radiação do iPhone 12 na França. A solução foi aprovada em setembropela Agence Française Nationale des Fréquences (ANFR), órgão responsável por apontar as possíveis irregularidades.

iOS 17.1Já é possível instalar o iOS 17.1 a partir de hoje.

caso começou no mesmo dia em que o iPhone 15 foi lançado. A ANFR solicitou o fim das vendas do iPhone 12 no país e ameaçou demandar um recall após detectar níveis de ondas eletromagnéticas acima do estabelecido por lei na região.

Prontamente, a Apple informou que lançaria uma atualização para corrigir o problema, mas ressaltou que o celular é seguro para usar. Após a polêmica, órgãos fiscalizadores de outros países também começaram a investigar o dispositivo, incluindo a Anatel.

O iOS 17.1 já está disponível para instalação. Você pode baixar o update indo em Configurações > Geral > Atualização de Software.

Fonte: Tecmundo.

23 de out. de 2023

Apple prepara novidades nos seus computadores que revelará até ao final do mês

 As notícias sobre novidades da Apple têm estado a acumular-se, ainda que mostrem informação contraditória. Há quem avance que há novos equipamentos a serem preparados e há quem garanta que não. Uma nova informação, vinda de uma fonte muito fidedigna, garante que a Apple pode estar a preparar novidades para os seus computadores até ao final do mês.

Apple iMac MacBook Pro novidades

Depois de ter apresentado o iPhone 15 em setembro, esperava-se que a Apple ainda revelasse novidades até ao final do ano. Este é um processo que normalmente acontece e que traz novidades bem grandes para a sua linha de produtos.

Com a apresentação esta semana de um novo Apple Pencil, que chegou de forma muito discreta, muitos colocavam já de lado a possibilidade de haver mais novidades próximas. Afinal isso pode mesmo acontecer e não deverá demorar muitos dias.

Quem avança esta informação é o conhecido Mark Gurman, da Bloomberg, relatou que a Apple está a preparar-se para anunciar novos Macs no final deste mês, algo que deverá acontecer mesmo nos dias 30 ou 31 de outubro. Este anúncio deve incluir uma atualização para o iMac de 24 polegadas e, possivelmente, vários novos modelos do MacBook Pro também.

Apple iMac MacBook Pro novidades

O iMac de 24 polegadas foi lançado na primavera de 2021, apresentando um design atualizado e o chip M1. Essa máquina já precisa de uma atualização, embora não esteja claro se a Apple está pronta para lançar a nova geração M3 ou se o novo iMac simplesmente apresentará o chip M2, o que ainda assim representaria uma atualização para a linha iMac.

Este lançamento seria quase cirúrgico, pois permitiria à Apple ter novas ofertas num momento importante para a marca todos os anos. Os novos modelos de Mac chegariam a tempo do natal, com o seu anúncio a chegar também pouco antes dos resultados trimestrais da Apple a 2 de novembro.

Caso se confirme esta previsão, a Apple voltará a renovar parte da sua lista de equipamentos. Os iMac já necessitam de uma atualização do seu hardware, bem como os MacBook Pro, para renovar estas propostas e o que oferecem aos utilizadores.

Fonte: Pplware.

21 de out. de 2023

iOS 18 será o início de uma nova era na Apple com um rival do ChatGPT

 A Apple estará a preparar uma resposta à nova era da inteligência artificial e o iOS 18 será, segundo um novo relatório, o ponto de partida. De facto, em comparação com a Google ou a Microsoft, a Apple tem estado mais discreta no que toca ao desenvolvimento dos seus sistemas relacionado com IA. O que, normalmente, quer dizer que está no ato de criação.

Ilustração do ChatGPT da Apple

ChatGPT retirou a Apple da sombra da bananeira

A Apple tem sempre uma política de "pagar para ver" no que toca a certas tecnologias que acabam de aterrar no mercado. Pode não as usar e desenvolver em primeira mão, mas investe tudo para fazer melhor. E tem conseguido.

Atualmente, ChatGPT mostrou que o caminho para uma nova era das tecnologias terá com base a inteligência artificial. Como tal, iremos perceber que de geração em geração a IA será uma companhia, com cada vez mais influência na vida das pessoas. A Apple sabe disso e estará pronta para abraçar a tecnologia com o estilo que lhe é característico.

Segundo refere o analista da Haitong International Securities, Jeff Pu, a Apple prepara-se para adotar a IA generativa a partir do próximo ano. E não só com a introdução do iOS 18, mas também com a preparação de uma infraestrutura maciça para que esta IA funcione sem problemas ao redor do planeta.

É melhor chegar atrasado e ter razão: teremos um "AppleGPT" dentro de um ano ou dois.

Disse Jeff Pu.

Até ao momento, sabia-se que a Apple estaria já a trabalhar com um motor de inteligência artificial, chamado Ajax, que representa a base do que poderemos ver no próximo ano após o lançamento do iOS 18. Há muito poucos detalhes, mas conclui-se que poderemos ver grandes avanços quando se trata de automatizar tarefas ou dar ordens aos nossos dispositivos para fazerem tarefas de várias etapas ou tarefas que dependem de muitas variáveis.

A isto, Pu acrescenta num relatório que a Apple já está a construir "centenas" de servidores para processar o motor de IA, aumentando ainda mais este ritmo de fabrico até 2024. Estes servidores serão responsáveis pela parte cloud da IA da Apple, embora exista outra parte do motor que funcionará diretamente nos dispositivos soa utilizadores por razões de privacidade.

É este aspeto, a privacidade, que faz com que a Apple avance lenta, mas seguramente no domínio da IA generativa. A empresa quer continuar a garantir que os dados dos seus utilizadores não circulam para além dos seus dispositivos e das suas redes fechadas com toda a informação encriptada. É por isso que o analista também diz que não ficaria surpreso em ver a iniciativa de IA da Apple ir até 2025. Quer se trate de uma nova ferramenta ou de uma extensão da Siri.

Por agora temos de esperar, mas se o calendário não correr mal poderemos ver um iOS 18 e um iPhone 16 com importantes desenvolvimentos relacionados com a IA. Este poderá ser, para além do Vision Pro, um dos momentos mais importantes da empresa nos últimos anos. Ainda mais quando vemos que já há empresas que se propuseram a criar "o iPhone da IA", procurando suplantar o iPhone.

Fonte: Pplware.