A Apple no ano passado desenhou uma estratégia impressionante. Além de lançar um vasto leque de dispositivos, conseguiu com o iPhone 12 recuperar números perdidos outrora para os seus concorrentes Samsung e Huawei. Aliás, desde 2016, a gigante americana não tem sido a principal fabricante de smartphones ao nível mundial. Ao que tudo indica, a Apple voltou a recuperar o apogeu.
Com a Huawei fora do caminho como resultado da proibição dos EUA, a Apple fica apenas com a Samsung para lutar no pódio. De acordo com um recente relatório da Gartner, a empresa de Cupertino é atualmente o maior fornecedor mundial de smartphones, pelo menos a partir do quarto trimestre de 2020.
Apple: iPhone 12 soma e segue
De acordo com o relatório, as vendas de iPhone no 4.º trimestre de 2020 atingiram 80 milhões de unidades. Os fãs fiéis da Apple esperaram pacientemente pelos primeiros telefones 5G da marca, apesar de terem ficado pelo menos um ano atrás da concorrência.
O Diretor responsável pela análise de mercado da Gartner, Anshul Gupta, disse…
Mesmo enquanto os consumidores se mantiveram cautelosos nos seus gastos e retiveram algumas compras discricionárias, os smartphones 5G e as funcionalidades pró-câmara encorajaram alguns utilizadores finais a comprar novos smartphones ou a atualizar os seus atuais smartphones no trimestre.
Dados comerciais mostram que a quota de mercado do iPhone subiu cerca de 15% em relação ao ano anterior. No ano passado, vendeu cerca de 70 milhões de iPhones no quarto trimestre de 2020. Isto é, menos 10 milhões de unidades do que o seu desempenho atual.
Quanto à Samsung, a sua quota de mercado baixou 11,8%. No 4.º trimestre de 2019, a Samsung vendeu mais 8 milhões de dispositivos do que vendeu no último trimestre do ano que passou.
Consumidores apertaram o cinto e compraram menos smartphones
O ano 2020, apelidado comummente como ano pandémico, ficou também marcado por uma queda no consumo de smartphones. As marcas em geral venderam menos. Ou melhor, só a Xiaomi e Apple registaram um aumento nas suas vendas globais entre as cinco principais marcas.
Segundo os relatórios, apesar das fracas vendas do iPhone 12 mini, este poderá ter ajudado a Apple a ultrapassar a Samsung. Isto porque muitos compradores foram cuidadosos com os gastos durante a pandemia. Os utilizadores queriam telefones 5G mais baratos em vez dos modelos caros de 1400 euros. No entanto, a adoção global e generalizada de 5G é o fator principal.
Portanto, a Apple este ano de 2021 terá um objetivo alto deixado pela sua estratégia de 2020. Além dos números, a lista de produtos a lançar será mesmo um desafio.
Fonte: Pplware.